quarta-feira, 21 de março de 2018

ROTA DAS FALÉSIAS INTEGRA A COSTA DO SOL NASCENTE (CE) E A COSTA BRANCA (RN) E PODE SER EXPLORADO DE ÔNIBUS, CARRO, BUGGY E ATÉ DE BICICLETA

Crédito: Embratur

Por Geraldo Gurgel. A praia de Ponta do Mel, em Areia Branca (RN), é um dos atrativos no roteiro integrado da Rota das Falésias. Além dos paredões avermelhados, as Dunas do Rosado cobrem a região da Costa Branca até Porto do Mangue, na foz do rio Açu com suas pirâmides de sal. Ainda no Rio Grande do Norte, entre o rio Mossoró e a divisa com o Ceará estão as cidades de Grossos, Tibau e Mossoró com suas praias paradisíacas, morros de areais coloridas e salinas, além das águas termais características de Mossoró. A cidade polo do roteiro, do lado potiguar, ainda é rica em atrativos históricos e culturais, como os festejos juninos, além da cozinha típica sertaneja.

terça-feira, 20 de março de 2018

ARACAJU GANHA NOVO ATRATIVO NO ANIVERSÁRIO DA CIDADE


Com um cardápio gastronômico variado, além de atividades culturais e atrativos turísticos que surpreendem os visitantes, Aracaju comemora, neste sábado (17), 163 anos. Fundada entre o mar e as margens do rio Sergipe, em 1855, a cidade já nasceu capital, substituindo a antiga São Cristóvão, de 1590, que foi reconhecida pela Unesco como patrimônio histórico e cultural da humanidade.

De presente de aniversário, aracajuanos e turistas ganharão um novo espaço cultural, o Largo da Gente Sergipana. O atrativo, na orla do rio Sergipe, é destinado às manifestações culturais típicas de Aracaju e será o mais novo ponto turístico da capital. O Largo faz referência à rica cultura sergipana através de nove esculturas com 7 metros de altura. Elas representam o Lambe-Sujo e Caboclinhos, Bacamarteiros, Cacumbi, Parafusos, Reisado, Chegança, Taieira e São Gonçalo. O Barco de Fogo também faz parte da instalação. No local já funciona o moderno e interativo Museu da Gente Sergipana.

quinta-feira, 15 de março de 2018

NOVO CADASTRO NACIONAL DE PRESTADORES DE SERVIÇOS TURÍSTICOS É LANÇADO EM BELÉM DO PARÁ

Crédito: Ana Rosa Orrico/ MTur

Foi a vez de o Norte receber o lançamento da ferramenta que vai auxiliar na legalização do turismo no país. Nesta quinta-feira (15), Belém, capital do Pará, sediou o evento que mostrou o novo Cadastur para a região. Agora, a inscrição no Cadastur será inteiramente eletrônica, feita em uma interface amigável e interligada ao banco de dados da Receita Federal, trazendo menos burocracia e mais rapidez para quem deseja estar formalizado.

O chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Qualificação e Promoção do Ministério do Turismo, Hercy Filho, foi o responsável pela apresentação do novo site. Durante o evento, ele ressaltou a importância dos estados estarem alinhados com o MTur para que o Cadastur tenha eficiência. “A formalização é uma demanda também do setor turístico e esse trabalho tem sido apoiado pelas secretarias estaduais e municipais. Formalizando os empreendimentos na região Norte e no país, o ministério vai conseguir criar políticas públicas cada vez mais eficazes”, explicou.

quarta-feira, 14 de março de 2018

PUBLICOM 2018 COMEÇARÁ EM MARABÁ

Encontro de Comunicação do Pará
passará por quatro cidades paraenses

A agenda do Encontro de Comunicação do Pará – Publicom 2018 começa no dia 21 de março, no sul do Pará. A primeira edição deste ano será realizada no recém-inaugurado Centro de Convenções de Marabá, nos dias 21, 22 e 23 de março. A programação gratuita contará com oficinas, palestras e bate-papo abertos aos inscritos.

Na quarta e quinta, 21 e 22 de março, serão realizadas as oficinas de “Hipertexto” com o publicitário Mauro Lima no turno da manhã; na quarta (21), à tarde, será ofertada a oficina de “Cerimonial Básico” com o cerimonialista Reginaldo Telles, que também irá ministrar a oficina “A Arte de Falar em Público”, na quinta (22), à tarde. As oficinas serão realizadas nas salas multiuso do Centro de Convenções.

terça-feira, 13 de março de 2018

MAIOR CACHOEIRA DE GOIÁS TEM 187 M DE ALTURA E É O MAIS NOVO ATRATIVO DA CHAPADA DOS VEADEIROS

Crédito: Prefeitura São João da Aliança - GO

Os amantes do turismo de natureza e aventura acabam de ganhar mais um atrativo para explorar a Chapada dos Veadeiros, em Goiás. A Cachoeira do Label, em São João da Aliança, foi aberta para visitação turística no final de janeiro e já entrou para o roteiro de quem visita a região formada por cinco municípios goianos. A queda d`água despenca de uma altura de 187 metros no rio Extrema, na Serra do Paranã. O novo atrativo é formado pela cachoeira e um complexo de piscinas naturais.

segunda-feira, 12 de março de 2018

AEROPORTO DE MARABÁ PERDE 37.462 PASSAGEIROS EM UM ANO

Do ano de 2016 para 2017, o número de passageiros que passaram pelo Aeroporto Joao Correa da Rocha, em Marabá, caiu 37.462 em embarques e desembarques. Essa nova realidade é reflexo da diminuição do número de voos da Gol e TAM para o município, o que causou várias manifestações políticas, mas pouco resultado expressivo. Como consequência, o número de pousos e decolagens também despencou. Em 2016, o céu de Marabá viu subir e descer 8.291 aeronaves de janeiro a dezembro, enquanto no ano seguinte foram apenas 7.134 voos. Com isso, foram menos 1.157 pousos e decolagens no João Correa da Rocha. E a tendência é diminuir mais ainda em 2018.

quinta-feira, 8 de março de 2018

OLINDA TEM ANIMAÇÃO O ANO INTEIRO


Crédito: Alma Carioca
Lá no comecinho do Brasil, em 1535 surgia a cidade de Olinda, considerada como uma das mais antigas do Brasil, seu nome vem da exclamação de seu fundador o donatário Duarte Coelho. Ela foi a urbe mais rica do período Colonial entre o século XVI e as primeiras década do século XVIII, foi referida como uma “Lisboa pequena”, dada a opulência só comparável à da Corte portuguesa. Foi sede do Brasil entre 1624 e 1625 por ocasião das invasões neerlandesas: Matias de Albuquerque foi nomeado Governador Geral, administrando a colônia a partir de Olinda.

A vila manteve-se próspera até a invasão holandesa em 1630 à Capitania de Pernambuco, quando os neerlandeses, após retirar os materiais nobres das edificações para construir suas casas na capital da Nova Holanda (Recife) , incendiaram Olinda em 1631. Com o término da Insurreição Pernambucana, Olinda voltou a ser a sede da capitania, porém sem a influência de outrora, o que ocasionou conflitos como a Guerra dos Mascates. Em meados do século XIX, a cidade deixou de ser a capital de Pernambuco.

quarta-feira, 7 de março de 2018

VILA PARAENSE DE ALTER DO CHÃO ESBANJA CHARME COM UMA DAS PRAIAS MAIS BONITAS DO BRASIL


Crédito: Cristino Martins. Agência Pará
Acostumada a aparecer em rankings nacionais e estrangeiros como uma das praias mais bonitas do país e até do mundo, a Vila de Alter do Chão completa 260 anos nesta terça-feira (6). Distrito de Santarém (PA), a vila, conhecida como “Caribe da Amazônia”, é farta de atributos que a tornam um dos principais destinos turísticos do Pará: beleza cênica, atrativos históricos/culturais, gastronomia diferenciada e boa infraestrutura.  

Alter do Chão é uma mistura singular de praia de água doce, areias brancas e a farta vegetação amazônica que a torna um lugar ideal para curtir o “verão amazônico”, de agosto a dezembro. É o período no qual o volume das águas diminui, devido a vazante do rio Tapajós. A visão de quem chega ao local neste período é surpreendente: dá para apreciar do cais o banco de areia, com suas estruturas de praia (barracas cobertas de palha), cercado pelas águas azuis do Tapajós e do verde da mata.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF