sábado, 9 de janeiro de 2016

Artesanato em Marabá - Ainda faltam incentivos

Turista adquirindo artesanato no Coreto da Praça Duque de Caxias
O artesanato é uma manifestação da criatividade e também da cultura de uma cidade, de uma região, trata-se de atividades manuais ou não, que dão forma ou características a determinados produtos e podem ser desenvolvidas por núcleos familiares, por indivíduos ou por cooperativas de produção e mesmo de comercialização. Vários são os materiais empregados na sua produção constituindo-se como uma atividade econômica geradora de emprego e renda. A atividade vem ganhando importância no Brasil e, já existe a política de fomento ao artesanato a partir de 1977, quando o Governo Federal, através do Ministério do Trabalho, instituiu o Programa Nacional de Desenvolvimento do Artesanato.

Barraca na Feirinha da Praça Duque de Caxias
A região Nordeste é a que mais se destaca no país na produção de artesanatos, inclusive, por cidades com forte vocação turística e receber incentivos de políticas públicas do Governo Federal ao fomento e ao desenvolvimento da produção de artesanatos. Onde há mais turistas é bem mais fácil a comercialização da produção. As vendas são expressivas e atendem aos desejos dos visitantes por souvenires. O incentivo a produção se baseia em uma forma alternativa de incentivo às economias de base local, com a preservação da cultura e com o fim de gerar empregos para muitas famílias, é a garantia para muitos de uma condição de sobrevivência e para outros a manutenção do bem estar de seus familiares. 

Artesanatos diversificados em produtos e materiais
O artesanato nordestino, como exemplo o cearense, baseia-se na produção a partir de materiais diversificados, como a areia colorida, alimentos e bebidas, cereais, massa, gesso e parafina, chifre, osso, dente e casco, conchas e escamas de peixe, argila, fios e tecidos, fibra vegetal, material sintético, metal, pedras, sementes, cascas, raízes, flores e folhas secas, couro e papel, xilogravura.

O artesanato anda de mãos dadas com o turismo. É uma atividade que vai contribuir com a realização de eventos voltados aos eventos que atraiam grande número de visitantes. É uma maneira de apresentar um pouco a nossa identidade e a nossa criatividade. A diversidade de materiais e a diversidade de elementos da cultura paraense e regional serão motivos de nossa produção. 

Apesar de não haver divulgação a Feirinha recebe compradores
Em nossa cidade temos a comercialização de produtos artesanais locais e de outras regiões paraenses, diariamente nos seguintes pontos, diariamente no Aeroporto, na Rodoviária da Folha 33, no Coreto da Praça Duque de Caxias e aos domingos na Feirinha da Praça Duque de Caxias. Aos que ainda não foram, saibam, há música ao vivo e mesmo pratos típicos e lanches rápidos. Vale a pena!



Muita beleza em nossa produção artesanal
Ao ver a atual realidade de um turismo ainda não potencializado, tendo em vista ao incentivo turístico com a inauguração do Centro de Convenções de Marabá, uma verdadeira locomotiva a impulsionar toda a economia local, vamos precisar ampliar o processo produtivo, encontrar meios de apoiar essa cadeia produtiva, seja através da capacitação, de estudo de identidade cultural e histórica da nossa região, é perfeitamente aceitável que a produção sem incentivos não dará conta de fazer frente a demanda que surgirá. 

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF