quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Turismo no Rio Tocantins em Marabá - Potencialidades (Fim)

O município aponta através do PPA 2014/2017 a direção que o município deve seguir para alcançar os objetivos do Plano Plurianual, como por exemplo, a formatação de convênios com os Ministérios da Cultura e do Turismo no desenvolvimento das atividades do calendário cultural do município, parceria com o Estado do Pará e a iniciativa privada (mineradoras, siderúrgicas, redes lojistas, concessionárias de veículos, etc) para fomentar e apoiar a cultura do município. Tudo pode começar a partir do setor público, juntando as secretarias que trabalham na promoção da cidadania, cultura, lazer e turismo para traçarem estratégias conjuntas.
Separadas cada um seu cantinho não vai conseguir realizar nada. O tempo passa e não espera por ninguém. 

Com o veraneio a cidade vivia uma alegria maior em função da agitação da praia. Já montaram estrutura para músicas ao vivo, já houve shows musicais de artistas nacionais como Lobão e Waleska Popozuda, para artistas locais. Um circo já foi montado lá, inclusive. Sem esquecer já foi promovido por vários anos o Torneio de Pesque e Solte. Mas, isso não é tudo. O potencial de um rio que oferece de presente uma praia não acaba aí, vai mais longe. Mesmo se tivéssemos apenas um rio, o Itacaiúnas por exemplo, ele serviria aos propósitos de muitos eventos turísticos. Mais, olhando para a frente podemos mudar o nosso futuro. Então, com o rio Tocantins, vamos ver o que mais pode ser feito para o turismo:


Teleférico da Praia do Itararé - São Vicente - SP
Passeios de barco para várias ilhas, (Barco Plínio Pinheiro)
Funcionamento pleno e ampliação das marinas;
Praça tendo peixes com motivos de decoração;
Local onde o visitante pode tirar uma foto com o simbolo da praia;
Torneios de Pesque e Solte;
Competições de nado e travessia do rio;
Em locais apropriados poderia haver pedalinhos;
Competições de moto náuticas (Jet Ski);
Áreas destinadas ao mergulho com equipamentos;
Competições de lanchas náuticas;
Construção de um aquário para visitação;
Tirolesa entre a orla e a praia;
Teleférico, etc.


Tirolesa na Praia de Punaú distante 65 km de Natal - RN
Enfim, eu não sou expert no assunto, é a minha vontade de despertar o nosso turismo a partir de potencialidades que nós temos. Assim como, vasta estrutura para o desenvolvimento do turismo fluvial ou náutico, temos várias casas comerciais que trabalham com artigos para camping e pesca e toda a estrutura para recepcionar os visitantes, inclusive um aeroporto novinho, reformado e ampliado. Temos dois rios e estamos perdendo de gerar empregos e renda, fazendo a cidade deixar de reter riquezas. Apenas lembrando a importância dos serviços de marinas e áreas náuticas geram, em média, três empregos por barco ancorado. Aproximadamente 90 por cento da população mundial de equipamentos para as atividades náuticas de recreio estão concentrados nos países que melhor desenvolveram esse segmento: Estados Unidos, França, Alemanha, Inglaterra e Itália.

Esses dois artigos foram produzidos com base em informações de vivência, de interesse em pautar o tema, no site da prefeitura e do portal da transparência. Confesso que não conheço, até penso que nunca foi formalizado o Plano Municipal de Turismo e mesmo o Plano Diretor. Há algumas informações no PPA 2014/2017 que, se fossem executadas pois, representa o que o gestor promete realizar na sua gestão, a cidade teria muito mais ações positivas. Como foi dito acima, o setor público sozinho não é capaz de impulsionar tudo, deve puxar o debate e juntar parceiros da iniciativa privada, realizar convênios com o Estado e o Governo Federal. Isto acontecendo em Marabá seria uma maravilha. A cidade seria muito visitada e as pessoas teriam muitos motivos para visitar-nos, levar lembranças, etc.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF