domingo, 31 de janeiro de 2016

Turismo Sexual e da Vergonha, como denunciar

Imagem da internet
O turismo sexual é do tipo que todos devem ter vergonha e é pouco divulgada. Está associada a práticas ilícitas e acontece quando pessoas ou grupos buscam aventuras eróticas. O Brasil é conhecido pela liberdade e exposição do corpo de mulheres, principalmente no período folia do Carnaval brasileiro, um dos mais quentes e conhecidos. No turismo sexual está a exploração de meninos e meninas adolescentes e jovens por visitantes, em geral, procedentes de países desenvolvidos ou por pessoas do mesmo país.
Nesta prática está a cumplicidade e omissão de agências de viagens e guias turísticos, de motoristas de taxis, hotéis, restaurantes e outros. A visão que estes tem do Brasil é que aqui, no Carnaval, as mulheres se apresentam-se seminuas e provocantes.

Esta prática é conhecida das autoridades que ainda não descobriram um meio eficaz de combater o comércio do sexo e suas rotas. Durante a realização da Copa do Mundo o repórter Roberto Cabrini, do SBT, fez uma denúncia deste turismo na cidade de Fortaleza, Estado do Ceará com vários pontos deste comércio do sexo e a posição das autoridades locais. O repórter conseguiu fazer um Raio-X do problema chegando inclusive a casa das adolescentes e, em alguns casos havia o consentimento dos familiares, desde que levassem dinheiro para casa.

O problema do turismo sexual é recorrente e é cada vez menos combatido. A mídia, a família, a igreja, a escola não estão sendo capazes de orientar e direcionar a vida de suas crianças, adolescentes e jovens, no sentido de alertá-las para os riscos destes tipos de atividades, deixando prevalecer propagandas consumistas que acabam atraindo e predominando no pensamento de pessoas, muitas das quais acabam trocando os seus corpos por uma roupa de marca, uma casa melhor, e outras até para pagar os estudos. O problema do turismo sexual no Brasil é muito grave, mas infelizmente muitas pessoas fingem que ele não existe.

Agora estamos próximos do Carnaval e vamos observar de que forma o turismo sexual será enfrentado. Vamos ver o que é feito pelos organizadores e mesmo pelas autoridades. Se não existe ação de enfrentamento as autoridades não se cansam de fazerem mais e mais leis aumentando a punição dos infratores. É o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069 de 1990) que determina multa e reclusão de quatro a dez anos para quem praticar o crime. Em algumas cidades existem Campanhas que estimulam a denuncia o DISQUE 100.

O Disque 100 serve para receber e acolher denúncias, e visam combater a situação de violação dos direitos humanos e fazem o encaminhamento para a rede de proteção e responsabilização. O serviço funciona das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. Entre os órgãos de competência no atendimento às vítimas estão os Conselhos Tutelares, que mantem em sigilo a identidade do denunciante.

A denúncia pode ser feita através de outros serviços:
Conselho Tutelar (94) 3324-3450 e 3321-9189.
Disque 100,
Disque Denúncia (94) 3312-3350
Delegacias de Polícias
Polícia Federal,
Polícia Militar,
Polícia Rodoviária Federal
190.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF