segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Turismo no Rio Tocantins em Marabá - Potencialidades (1)

O rio Tocantins e o Itacaiúnas dois grandes e belos rios, atravessam a cidade. Pelo menos o Tocantins já foi bastante explorado o seu potencial, principalmente no trecho onde se forma a Praia do Tucunaré, aproveitando a baixa do rio e a formação de uma ilha de areia branca, numa área de 5 quilômetros quadrados. Ali já foi promovido de tudo, além do banho, do pesque e solte, campeonatos de futebol, voleibol, shows culturais e até mesmo apresentações musicais. O bom do veraneio é a presença de maior número de pessoas. O Tocantins é apreciado por sua beleza e imensidão. Atividades ali promovidas é uma grande geração de renda e movimenta muitos segmentos da cadeia do turismo.
Por muitos anos era ali que acontecia o Maraluar, show noturno com várias atrações musicais, ano após ano foi realizado com mudanças que sempre agradavam. Para o funcionamento do Maraluar, assim como para outros eventos a praia era servida de energia elétrica e muita iluminação. É lá que muitos acampam em barracas confortáveis, curtindo todo o mês de férias com a família. No site da prefeitura, no link: http://maraba.pa.gov.br/pontos-turisticos/ temos a apresentação desta praia, são informações oficiais, vejam:



"Praia do Tucunaré: Uma das melhores opções durante o verão paraense, a Praia do Tucunaré é o ponto turístico mais visitado da cidade. Emergente da vazante do rio Tocantins, logo após o período das chuvas a praia ocupa uma extensão de aproximadamente 5 km², sendo que três quartos são de areia fina e um quarto de formação vegetal. Situada em frente ao núcleo da Marabá Pioneira, as areias da ilha começam a ser avistadas em meados de abril, mas é na alta estação do verão, em julho, que a procura é maior, tornando-a a atração principal. A praia proporciona aos veranistas, práticas de esportes náuticos e de areia, camping, pesca esportiva, além de diversas atrações promovidas pela Prefeitura Municipal. Ao longo da praia fica disposta uma grande quantidade de barracas que oferecem aos visitantes uma infinidade de bebidas e pratos, entre eles, a carne de sol e o Tucunaré frito".


Potencialidades do Rio Tocantins
O formoso rio Tocantins nasce no Estado de Goiás e passa pelos estados do Tocantins, Maranhão e Pará e desemboca no Golfo Amazônico, proximidades de Belém onde se localiza a ilha de Marajó. É o segundo maior rio totalmente brasileiro com 2.000 quilômetros de extensão, maior que ele apenas o rio São Francisco que possui 2.814 quilômetros. No período de veraneio quando há programação, há maior concentração de pessoas e turistas na cidade, abre-se um vasto leque de atividades que são impulsionadas através da geração de renda. Em anos passados em parte do percurso de acesso ao setor da orla havia uma recepção através de placas, os restaurantes ficavam abertos mais cedo e o colorido de pessoas e da rua era algo que compunha o cenário de diversão e de lazer. Então, vamos elencar algumas atividades que já foram desenvolvidas e impactadas:

1. No setor Urbano, antes da travessia:
Alguns locais cobravam estacionamento privativo;
Lavadores de carros;
Flanelinhas;
O setor de bares, restaurantes e lanchonetes abriam as portas mais cedo;
Comércio de ambulantes com a venda de óleos, bronzeadores, óculos e chapéus;
Comércio de produtos alimentícios como lanches e sucos;
Comércio de brinquedos e de boias infláveis;
Uma guarnição da Polícia Militar dava segurança aos veranistas;
Uma guarnição do Corpo de Bombeiros se fazia presente e acompanhava o uso de coletes salva vidas.

2. Na travessia Cidade -Praia:
Rabetas para travessia de poucas pessoas;
Barcos para atravessar maior número de pessoas;
Em cada rabeta havia um rabeteiro;
Em cada barco havia duas pessoas empregadas.

3. No Setor Praia:
Venda de comidas e bebidas;
Barracas empregavam de duas até oito pessoas;
Seguranças;
Salva Vidas;
Venda de óculos de sol, óleos, bronzeadores, chapéus;
Venda de bebidas alcoólicas, refrigerantes e lanches.

Continua na próxima postagem...

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF