segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

O Natal de Luz e o Show da Virada em Parauapebas

Uma multidão de 40 mil pessoas no Show da Virada
A crise que uns dizem não existir e que outros não esquecem de mencionar não faz distinção entre quem se preparou e, quem não se preparou para conduzir o seu município. A gestão pública é uma coisa muito séria e complexa e, segundo alguns economistas se resume em saber o que se tem em recursos e nunca gastar acima disso. O grande gestor é o que consegue economizar e destinar os recursos conforme as políticas públicas. Quem sabe economizar e tem bala na agulha sempre está investindo em eventos sociais e culturais pois, sabe que isto volta através de impostos. Investir em atividades de entretenimento e de lazer é trabalhar para promover o município.
São ações como essas que fazem o povo se alegrar, que fazem pessoas se deslocarem para o evento, é acreditar que todo o investimento retornará ao município. Esse é o exemplo do município de Parauapebas no Sudeste do Pará que ficou em evidência na região por ter promovido o Ação Natal Luz e o Show da Virada.



Não são apenas as crianças que ficam felizes, os pais também,
Natal de Luz
Pelo menos 7 mil crianças receberam brinquedos no Ação Natal Luz realizado no dia 19 de dezembro, realizado pela Prefeitura e pela Secretaria de Assistência Social com programação festiva na entrega dos brinquedos, distribuição de pipocas, pirulitos, pintura de rosto. Aparentemente isto não é nada demais para uma prefeitura mas, é para muitos pais que não dispõem de condições para presentear seus filhos. É uma data em que todas as crianças recebem presentes e, a alegria é deste ato de ganhar. Ser lembrado no Natal não tem preço. Olhando agora o site da prefeitura: www.parauapebas.pa.gov.br, vejo o exemplo de uma senhora que afirma que não teria condições de comprar presentes para seus filhos e afilhados, agradece em seguida pela ação de solidariedade do gestor municipal. Eu gostei da palavra "solidariedade", é isso que o prefeito acabou por realizar, ser solidário com muitos pais e crianças. A crise até agora deixou muita gente desempregada, estes certamente ficariam mais tristes se não houvesse o ato simbólico de um simples presente.

Um evento de Natal é algo marcante para quem recebe e para quem presenteia. Mas, este é um gesto de um coração solidário. Aproveito para lembrar que em outubro participei, colaborei com o Projeto Criança Mais Feliz, evento organizado e realizado por um grupo de voluntários tendo a frente a empresária Flávia Moreira da Revista Elegance. Na ocasião mais de 2 mil crianças estamparam a felicidade nos rostinhos por ganhar um presente no dia das crianças. Também, não me esqueço que encontrei uma senhorinha de 23 anos a conduzir seus 6 filhos menores para ser atendido com serviços e com presentes. A satisfação era demonstrada através do sorriso sincero que não conseguia esconder. Para ela e muitas pessoas. Ali havia muita gente carente e esquecida que fora lembrada neste dia de muita alegria. Eu guardo essa lembrança e parabenizo os organizadores e realizadores como vários médicos e empresários da cidade.

Em Parauapebas o Prefeito Valmir Mariano pode aparecer em público juntamente com o secretário de Assistência Social Alex Fontenele e voluntários na entrega dos presentes e deixar mensagem natalina e desejando: "Muita saúde, paz, amor e uma mesa farta todos os dias. Feliz Natal". A avaliação dos organizadores foi que a ação superou as expectativas ao ver a satisfação e a alegria no rosto de cada criança presenteada e a satisfação que este ato deixa no âmbito de cada morador naquele momento em que ver os seus filhos felizes a brincar.


Muita alegria no Show da Virada em Parauapebas
Show da Virada
Eu penso que há uma certeza quando se promove o Natal e o Show da Virada, o prefeito e os seus organizadores devem acreditar que, serão lembrados por terem trazidos a alegria para muitas pessoas. Serão lembrados por oferecerem festas maravilhosas e lá estavam todos os filhos e amigos da rua. Isto vai servir, inclusive, de comparação em relação a outro político que deixou de realizar algo semelhante. A festa que muitos desejaram em Marabá aconteceu em Parauapebas e foi prestigiada por mais de 40 mil pessoas que compareceram e esqueceram pelo menos por um momento de seus muitos problemas e foram felizes. Muitas fotos de marabaenses mostram que foi uma grande festa e será lembrada por muitos e por muito tempo.

O Show da Virada levou para Parauapebas muita gente de Marabá e de outras cidades. É uma festa para todas as classes sociais e aconteceu com muita organização. Quem comemorou bastante o resultado foi Prefeito Valmir Mariano, a festa da virada fechou um ano de muito trabalho e frisou: "Nossa população merece o melhor, e é isso que temos buscado, em todas as obras, serviços e ações que este governo realiza, assim também foi na realização dessa grande festa de final de ano".


Se é turismo o Comércio também ganha
A tradicional queima de fogos encanta crianças e adultos, serve para aquecer a economia local com a venda de alimentos, bebidas, barracas são montadas para atender da melhor forma possível. Milhares de sanduíches e refrigerantes e outras bebidas fizeram a alegria de ambulantes e empresários legalizados. Se os presentes distribuídos foram comprados no comércio local, tudo legal, mais palmas e parabéns para o Prefeito.

Outra coisa legal é o deslocamento de pessoas. Muitas vieram de cidades vizinhas se hospedaram em hotéis e pousadas, se alimentaram em restaurantes da cidade. Certamente é um evento cultural que se traduz em alegria e geração de riquezas que a cidade deve reter em sua economia graças ao aumento de impostos que serão transformados em políticas públicas. E, servirá para o pagamento aos fornecedores e salários dos funcionários do comércio local. Mais uma vez parabéns.

Em Parauapebas o Show da Virada é uma tradição e acontece todos os anos. Não precisa de muita coisa para esse evento. Os fogos tiveram a duração de 12 minutos, claro que não foi igual ao de Copacabana no Rio de Janeiro, nem o Show da Virada como o de Salvador. Nem precisa ser assim. A Festa foi realizada com a apresentação do cantor Gabriel Gava e de bandas locais que animou a grande multidão. O povo gosta de ser lembrado, gosta de cantar, de dançar e ver o show pirotécnico. Parabéns Prefeito Valmir Mariano o comércio e a cidade agradecem pela bela festa. Muitas palmas e Parabéns.

Agora a frase do Rei Roberto Carlos: "Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi.

Fontes: 
http://noticiasdeparauapebas.com/mais-de-40-mil-pessoas-prestigiaram-o-show-da-virada-em-parauapebas/
http://www.parauapebas.pa.gov.br/index.php/noticias/item/352-mais-de-40-mil-pessoas-prestigiaram-o-show-da-virada-em-parauapebas

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF