domingo, 7 de fevereiro de 2016

Calendário Cultural de Marabá 2016

Foto: Secretaria de Cultura - Marabá
Recebi o Calendário Cultural de Marabá e estou postando para conhecimento de todos. Nele constam eventos oficiais e de entidades religiosas e privadas. As informações foram repassadas pelo Secretário Municipal de Cultura - SECULT Sr. Genival Crescêncio. Fiquem informados e prestigiem a programação apresentada a seguir.


FEVEREIRO
CARNAVAL DE MARABÀ – DIAS 06 A 09
Carnaval de Marabá de ocorre de forma descentraliza no núcleos da Marabá Pioneira, Núcleo Cidade Nova, Núcleo São Félix e em Morada Nova com palcos e programações variadas. Os blocos carnavalesco realizam arrastões pelas ruas da cidades, com destaques para o Bloco Carro de Mão no domingo nas ruas Marabá Pioneira, Bloco Vai Quem Quer na segunda-feira no Núcleo da Nova Marabá, Bloco Gaiola das Loucas terça-feira pelas ruas do Núcleo da Cidade Nova e também na terça-feira o Bloco Jegue Elétrico realiza seu arrastão pelas ruas do Km 07.



MARÇO
30ª VIA SACRA – DIA 26
via-crúcis (do latim via crucis,"caminho da cruz") é o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, que vai do Pretório de Pilatos até o Calvário, e consiste na encenação em que os atores encenam as estações da paixão de cristo. O evento chegou à sua 29ª edição, inicia com uma missa e logo em seguida com apresentação teatral na quinta-feira, véspera da sexta-feira santa. A caminhada da via sacra tem início na sexta-feira da paixão a partir das 15h em frente à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, na Folha 28, com encenação e logo após uma procissão, seguindo até as margens da rodovia PA-150, com encenação das estações, encerando próximo a ponte rodoferroviária sobre o rio Tocantins. Nesta última versão contou com uma novidade, que foi o uso da tecnologia para abrilhantar a apresentação, os atores encenaram com microfones de lapela, sistema de som integrado e, no final da apresentação, com sistema de jogos de luz para dar os efeitos durante o momento da representação da ressurreição de Jesus.


ABRIL
ANIVERSÁRIO DA CIDADE – DIA 5
Esperado sempre com muita expectativa pela comunidade local e pelos milhares de visitantes que chegam a Marabá, o Aniversário de Emancipação Política e Administrativa do município é a festa mais importante do calendário cultural marabaense.  A cada ano a cidade consegue aglomerar aproximadamente 40 mil pessoas nos 3 dias de comemoração.


MOSTRA CULTURAL INDIGENA
A Mostra Cultural Indígena de Marabá acontece anualmente durante o mês de abril na sede da FCCM com a participação de um público bastante significativo que prestigia o evento. Na programação o público pode observar exposições fotográficas, com informações sobre as etnias da região, grafismo de pinturas corporais realizadas pelos indígenas, apresentação de danças, de cantos, corridas de tora, seções de vídeo, etc. Sempre conta com a visitação da comunidade em geral, mas com concentração de alunos e professores das escolas públicas e particulares do município, estudantes universitários e pesquisadores. Os Parkatêjê, os dois grupos da etnia Kyikatêjê e os Xikrin do Kateté, têm participação garantida sempre que podem vir. Deixando evidente a manutenção da tradição com suas danças, exibição de arcos e flechas, burdunas, cocás, maracás, suas pinturas, vocabulário e principalmente orgulho de sua cultura.



JUNHO
FESTEJO JUNINO DE MARABÁ
PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO ESTADO DO PARÁ (LEI 7.556 DE 2011)

Com uma qualidade cultural que não deixa a desejar a nenhuma cidade do nordeste, Marabá desponta com um Festival Junino com muitas cores, ritmos e alegria. Um cenário privilegiado, a Orla do Rio Tocantins e mais de 40 Quadrilhas Juninas, este município se orgulha de ter o maior festejo junino do interior do Estado do Pará. Mais de 50 mil pessoas prestigiaram o evento nos 10 dias de festejo. Além do concurso municipal, acontece o intermunicipal que reúne quadrilhas juninas do sul e sudeste do Pará.



EXPOMUR - EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA DE MURUMURÚ
A EXPOMUR – o evento é uma realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Murumurú e da Prefeitura Municipal de Marabá, a festa vêm se realizando todos os anos, com atrações musicais, barracas com produtos da culinária paraense, estantes com vendas de artigos e acessórios diversos, além da Cavalgada que percorre um trecho de 10 km aproximadamente.



JULHO
EXPOAMA - EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA DE MARABÁ
Vitrine do agronegócio a Exposição Agropecuária de Marabá é o maior evento do gênero em todo Estado do Pará. Marabá integra o circuito nacional de rodeio. O evento protagoniza uma rica e diversificada programação cultural para todos os gostos, indo desde a cultura caipira a shows nacionais sofisticados, atendendo um gigantesco público a cada edição.



JULHO E AGOSTO
VERÃO MARABAENSE
Famosa por suas visitadíssimas praias e seus belos balneários locais, Marabá recebe turistas e banhistas locais a cada veraneio. As praias mais visitadas são a do Tucunaré e a praia do Geladinho. Locais de grande concentração de pessoas é palco de grandes atrações culturais locais e convidadas de todos os cantos do país.



SETEMBRO
FECAM - FESTIVAL DA CANÇÃO EM MARABÁ
Considerado um dos maiores festivais da música do norte e nordeste do Brasil, o FECAM em Marabá assume um importante papel na descoberta de talentos no campo da música popular brasileira. O município de Marabá se transforma em ponto de encontro para músicos e compositores de todos os cantos do país. A cada edição a marca registrada é o crescente público de todos os cantos deste enorme Pará continental e de todas as federações do Brasil. Música é a grande paixão do povo marabaense.



OUTUBRO
EXPOFÉ - FEIRA AGROPECUÁRIA DA VILA SANTA FÉ
A Feira Agropecuária da Vila Santa Fé – EXPOFÉ – teve sua primeira edição em julho de 2009, o evento reúne praticamente todas as Secretarias Municipais de Marabá em uma grande ação social em favor da vila e regiões circunvizinhas, oferecendo esporte, lazer, saúde, documentação e outros serviços de cidadania. 

CÍRIO DE MARABÁ - – 3° DOMINGO DE OUTUBRO
PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO ESTADO DO PARÁ - LEI 7.569 DE 2011
O Círio de Nazaré, em Marabá, no sudeste do Pará, constitui uma tradição cultural e religiosa que acontece desde a década de 80. A festividade surge para fortalecer a maior expressão religiosa do Estado, além de levar aos marabaenses, um pouco da cultura desse povo, fortalecendo o patrimônio religioso paraense. Durante o período da festa os municípios adjacentes vêm a Marabá participar de toda a programação que envolve as romarias e os shows que ocorrem durante a noite. Hoje reúne cerca de 200 mil peregrinos. Além da procissão de domingo, o círio marabaense agrega várias outras manifestações características como: a irrestrita devoção dos fieis, a trasladação, a romaria fluvial e a grande missa campal com o Arcebispo de Marabá e convidados de grande relevo na cultura a e religiosidade local.



DEZEMBRO
NATAL ENCANTADO
Dezembro é mês de grande nostalgia e espírito de confraternização em nossa comunidade. Pensando nisso a Igreja Católica de São Francisco de Assis com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura organiza uma intensa programação cultural na Praça São Francisco na Cidade Nova, que envolve diversos grupos culturais locais, além da participação de músicos da cidade.

REVÉLLION - 31 DE DEZEMBRO
A festa marcada por animação e pensamentos reflexivos, nela o povo marabaense faz planos para o ano que se aproxima e desejam deixar todos os problemas para trás. A festa é marcada por uma programação cultural em com ampla adesão popular.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF