sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Balanço do Turismo de Marabá em 2016

Gerente do Hotel Del Príncipe patrocinadora da Revista Marabá
Foram inúmeras reuniões realizadas pelo Conselho Municipal do Turismo (COMTUR), muitos debates e ideias e projetos muito interessantes, soluções para uma gestão municipal desacreditada, que sucumbiu a Secretaria de Turismo ao funcionamento durante apenas 03 meses do ano, enfim, produziu um grande veraneio e estruturou uma pequena condição de trabalho. Foi através das ações do Comtur que isto ocorreu, do contrário, o assunto não estaria em pauta. Tornar o ano de 2016 como o Ano do Turismo era uma meta, graças a ação de um grupo de empresários conseguimos fazer um ano diferente e bem ativo.


O ano ainda não terminou e já podemos contabilizar nossos êxitos. Inicialmente podemos comemorar a união e o compromisso que o grupo assumiu, foram descobertas felizes, pois o que foi realizado é uma construção coletiva. O dia 02 de fevereiro coroou uma grande vitória, a reunião de 17 entidades do Conselho Municipal de Turismo e serviu para eleição de uma Diretoria provisória.

Gerente do Hotel São Bento patrocinador da Revista de Turismo
Depois da eleição da mesa diretora veio a necessidade de buscar o antigo Regimento Interno do Comtur, sabíamos que existia, mas, não fora homologado pelo poder público, ou seja, se existiu não foi reconhecido oficialmente. Esse é um trabalho grandioso. Nossas discussões após a eleição, realizar um evento de provocação à classe empresarial e ao setor público. Os conselheiros decidiram pela realização do Seminário de Turismo.

A preparação do Seminário de Turismo tomou muito tempo da equipe. Esse trabalho culminou com a participação de cerca de 200 pessoas no evento que foi realizado em 28 de abril com a participação de empresários e autoridades e seis palestrantes importantes, como o Dr. Adenauer Góes Secretário de Estado de Turismo, Joy Colares da Federação do Comércio do Pará, Virgílio Carvalho da Confederação Nacional do Turismo, Erivaldo Júnior Especialista em Designer contratado pelo Sebrae, Silvia Santos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade e do Sr. Noé von Atzingen da Fundação Casa da Cultura de Marabá. Foi um acontecimento, tivemos a presença do vice prefeito Luís Carlos Pies representante do prefeito, presença de deputados estaduais, vereadores, além da sociedade em geral.

Secretária da Unimed nossa Patrocinadora
Por ocasião da realização do Seminário foi lançado do Mapa Turístico de Marabá e de um vídeo apresentando as potencialidades da cidade. O mapa é um instrumento muito utilizado pelos empresários locais e há muito tempo que não se produzia. Essa ação do vídeo e também do mapa ocorreram simultaneamente a realização do seminário que contou com forte apoio da Associação Comercial e Industrial de Marabá, Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes, juntamente com empresários conselheiros do Comtur.

Em ano político e em meio a crise econômica que assola o país encontramos dificuldades e as superamos. Foi necessário buscar apoio da Prefeitura e conseguimos para o Seminário. No calor do evento conseguimos que fosse assinado o Termo de Adesão ao Programa de Regionalização do Turismo pelo prefeito João Salame, importante documento para o Município, Estado e União quando se trata de políticas públicas. Sem esse documento nenhuma parceria ou convênio é possível com o Ministério do Turismo.


Entrega de Revista ao Gerente da Dacar - Patrocinador
Em maio marcamos presença, como convidado do Sr. Adenauer Góes (Setur) de um café da manhã em Belém, com a participação do Sr. Toni Sando Presidente São Paulo Convention & Visitors Bureau que, diante da entrega do Centro de Convenções de Marabá alertou para a formação de entidade similar para captar eventos. 

O sucesso do Seminário serviu para que o prefeito municipal, mesmo com caixa em baixo reativasse a Secretaria Municipal de Turismo em 02 de maio. Desde o ano passado a secretaria não possuía um comandante e, sem perder tempo a Jeania já organizou o local, equipe de trabalho e em junho anunciou a programação de Veraneio. Em julho os eventos foram realizados com grande público nas praias do Tucunaré e Geladinho.  A secretaria de turismo foi desativada no final de julho (juntamente com outras), como medida de contenção de gastos públicos.

Secretário de Cultura recebe o Mapa Turístico de Marabá
No mês de setembro discutimos a reformulação do Regimento Interno do Conselho de Turismo. foi um trabalho coletivo onde houve a contribuição muito significativa da Associação Comercial, Sindicato do Comércio Varejista e dos conselheiros. Este é um documento muito importante que está em processo de homologação junto ao executivo municipal e servirá para a eleição do Novo Conselho Municipal de Turismo com mandato oficial de 2 anos.

Veio os meses da campanha eleitoral, momento difícil de se produzir, muita gente envolvida e os palanques e discursos inflamados. Nosso partido é o turismo e tivemos que dar passagem para as campanhas. Mas, o Conselho Municipal de Turismo aceitou o convite da Secretaria de Turismo do Estado, para participar do Hiper Feirão de Viagens Flytour em Santos, nova correria, muita vontade de enviar uma comitiva. Muita gente se esforçando nesta empreitada e, concomitantemente o trabalho de produção da Revista Marabá, Obra-prima do Pará, para apresentar a cidade no evento nacional. Enfim, conseguimos participar com o Conselheiro Francisco Arnilson e com o Vereador Pedro Correa Lima. O resultado já foi postado neste blogger com grande satisfação

Gerente do Senac recebe o Mapa Turístico
Comemoramos a abertura no mês de julho do Zoobotânico para visitação pública. o nosso zoo abria apenas para visitas programadas de estudantes no decorrer da semana e fechava nos finais de semana. desde então, abre de quarta até domingo das 8 até as 16 horas. mediante uma colaboração no valor de 4 reais para adultos e 2 reais para crianças. o resultado positivo das visitações fez ficar pequeno o estacionamento de carros. mas, não se preocupe. o local está recebendo investimentos, o espaço para carros está sendo ampliado e em breve se tornará em Zoológico. parabéns ao Doutor Jorge Bichara.

Enfim, tínhamos tudo para termos um ano parado, como fora o anterior. O ano de 2016 deve ser comemorado pelo que foi realizado e o trabalho agora é de preparação, de planejá-lo para 2017. Fácil? 

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF