terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Marabá no Mapa do Turismo Brasileiro, hora de começar

Continuam as Obras no Centro de Convenções de Marabá
Apesar de não sermos um destino turístico, não possuir uma Secretaria de Turismo, a cidade revela uma grande importância regional e mesmo para o Estado, aqui está sendo construído um grande Centro de Convenções, o segundo do Pará, ainda não descobriu sua grande potencialidade (http://marabaturismo.blogspot.com.br/2016/10/maraba-tem-tudo-que-o-turismo-precisa.html) como já mostrado (http://marabaturismo.blogspot.com.br/2016/11/turismo-para-gringo-ver.html) e, estamos à espera de um despertar desta vocação. 

Na categorização do Ministério do Turismo, adotada em 2015 o Pará possui 23 cidades no Mapa do Turismo, agrupadas em categorias de A até E, claro que apenas a Capital está na categoria A, por possuir maior fluxo turístico, número de empregos, estabelecimentos no setor de hospedagem entre outros. Os critérios passam por quatro variáveis de desempenho econômico: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais. Outros cinco municípios, Altamira, Marabá, Parauapebas, Salinópolis e Santarém estão na categoria B,
oito na categoria C (Barcarena, Bragança, Cametá, Conceição do Araguaia, Marapanim, Oriximiná, Paragominas e Tucuruí) e outras nove cidades na categoria D (Belterra, Curuça, Maracanã, Ponta de Pedras, Salvaterra, São Caetano de Odivelas, Soure, Tracuateua e Vigia). Enfim, o país tem 2.175 municípios em 291 regiões turísticas e a chance de se conseguir convênios e projetos com o Ministério do Turismo é muito grande e nome Amazônia é uma marca muito considerada, muitos querem conhecer esta região na qual o Estado do Pará está inserida.

A hospitalidade pode ser considerada um atrativo, os costumes, hábitos e o ato de receber vem chamando a atenção dos turistas. Mas, não se deve desconsiderar outros pontos de grande importância como uma infraestrutura adequada e serviços que orientem os visitantes, principalmente no que se refere aos atrativos. Assim, é necessário considerar a necessidade de um tratamento especial do atendimento aos turistas. No decorrer destes dois anos tenho visto críticas ao que a cidade oferece, desqualificam o que temos, como se outras cidades não tivessem certos problemas de infraestrutura que comprometem a hospitalidade do destino turístico. Como turista que sou percebo esses detalhes e procuro deixar por menos, há muito mais coisas certas do que erradas. E a cidade de Marabá, apesar de não ter essa preocupação apresenta uma estrutura muito favorável. 


Cidades Prioritárias do Pará

Um destino turístico precisa apresentar facilidades de ingresso e permanência, deslocamentos internos e saída dos turistas, boa infraestrutura das ruas e rodovias, transportes, capacitação de mão de obra, meios de hospedagem, rede gastronômica, diversão e entretenimento, agências de viagens e locadoras, sem contar a receptividade dos moradores com os visitantes. Isto representa desafios a serem enfrentados, o poder público e a iniciativa privada, precisa começar, dar os primeiros passos.

Considerada como prioridade das políticas da Secretaria de Estado de Turismo, juntamente com Altamira e Santarém, Marabá está prestes a inaugurar o Centro de Convenções, em fase de acabamento, (já deveria ter sido entregue pelo cronograma apresentado), no entanto, a cidade não despertou para sua participação em atender às necessidades de funcionamento deste grande equipamento, a Secretaria Municipal de Turismo foi desativada e está prestes a se tornar um departamento, o que é considerado um retrocesso em termos de estratégia de desenvolvimento econômico. A excelente novidade foi o surgimento desde meados de 2015 do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) que fez maravilhas voltadas para o trade (http://marabaturismo.blogspot.com.br/2016/09/seminario-de-turismo-resultados.html) com o envolvimento de autoridades municipais e estaduais (http://www.pa.abrasel.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=467:28042016-seminario-debate-desenvolvimento-sustentavel-turistico-de-maraba-&catid=7:noticias).


Ações do Conselho Municipal do Turismo

Encontro do COMTUR com Toni Bonna em Belém
Foi através do Comtur que a cidade participou de reunião com Toni Sando e representantes do Convention & Visitors Bureau de Belém e de de outras cidades, em Maio de 2016 e, do 2º Hiper Feirão de Viagens Flytour realizado em outubro em Santos, estado de São Paulo(http://marabaturismo.blogspot.com.br/2016/10/hiper-feirao-de-viagens-flytour-e-o.html), divulgando suas potencialidades e conhecendo os atores do turismo nacional

Em abril de 2016 o prefeito municipal assinou o termo de Adesão do Programa de Regionalização do Turismo, instrumento necessário, porta de entrada para a efetivação de políticas públicas e a realização de convênios. Com esta medida e com o funcionamento da Secretaria de Turismo, do Conselho, do Comitê do Fundo Municipal e o envolvimento de todo o trade turístico representam os mecanismo necessários em apoio na transformação de uma cidade, de realmente torná-la um destino turístico, sem esquecer, que o Secretário de Estado de Turismo e sua equipe, em especial a Dra. Conceição Silva esperam esse grande momento de ativar, acionar o botão "Start". Mas, vamos ter que esperar a nova gestão municipal e seu plano estratégico de desenvolvimento. Estamos juntos, vamos tornar esta cidade digna de receber milhares e milhares de turistas. Vamos começar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF