quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Feira Coberta da Laranjeiras pode se tornar um atrativo turístico



A Feira Coberta da Laranjeiras se tornou um Grande Centro 
de Compras com mais de 400 empreendedores
Não sou da administração pública, portanto não ocupo cargo no executivo municipal. O título desta postagem pode ser entendida como uma ação a ser realizada, mas, o pretexto é simplesmente para chamar a atenção do potencial da Feira Coberta da Laranjeiras, Feira Dionor Maranhão ou comumente chamada de Feirinha da Laranjeiras, local onde trabalham 400 feirantes que, pela riqueza e diversidade regional ali comercializados tem tudo para se tornar um atrativo turístico. Trata-se, portanto, de um local que, se for urbanizado, organizado, servirá para visitação, mas, do jeito que está não aconselho. 

Frutas tradicionais e regionais como a Castanha-do-Pará (no ouriço)
No preparo do pato pelos paraenses, precisa do Tucupi
Encontra também a Castanha-do-Pará ou Castanha do Brasil 
Situada no Núcleo Urbano da Cidade Nova, na Avenida Boa Esperança no Bairro da Laranjeiras, a Feira Coberta Dionor Maranhão, abriga cerca de 400 empreendedores. Muito da nossa cultura está ali presente, desde a nossa preocupação com a saúde, com produtos naturais, garrafas de andiroba, copaíba, sementes medicinais diversas, gengibre e tantas outras opções, como da alimentação com a comercialização de carne bovina, de peixes dos nossos rios, de comida típica ou tradicional, além de frutos regionais e produtos do vestuário. O espaço visitado hoje requer a atenção da gestão pública em muitos aspectos, mas, vamos tentar mostrar o que constatei como muito interessante.

Cuscuz e tapioquinha no cardápio do café da manhã
Aqui você pode tomar um Açaí ou uma vitamina de Bacaba
A Feirinha oferece ao visitante lanchonetes que oferecem desde a tapioquinha à sorvetes regionais, produtos hortifrutigranjeiros, o jambu e o tucupi utilizados no preparo do pato no tucupi, castanha do Pará (Bertholletia excelsa) ainda no ouriço ou mesmo sem ele,o pequi (Caryocar brasiliense) da tradicional culinária goiâna, farinha de tapioca para consumo junto com o açaí, amendoim, farinha de puba (farinha muito apreciada pelos paraenses).

Sementes regionais como a de Sucupira para inflamação da garganta
Ervas medicinais como> uxi, quebra pedra, picão, ipê-roxo e etc
Além de óleos, extratos, mel, própolis
Lojas de vestuários
E de restaurantes populares

O local muito visitado para compras, principalmente nos finais de semana, oferece uma grande variedade de produtos populares e preços mais acessíveis. Artigos para celulares, roupas para todos os gostos, utensílios domésticos, trabalhos manuais como tapetes, centro de mesa, bolsas, mochilas, bonés e uma grande praça de alimentação com características populares. Aqui não é a Feira de Caruaru, o Mercado São Sebastião (Fortaleza-CE), nem a do Ver-o-Peso, mais, há opções para quase todas as necessidades do conforto, desde a vestimenta, do preparo ou mesmo do consumo de produtos. O que mais tem a Feirinha? Um dia quando ela estiver melhor cuidada você terá a opção de visitá-la porque, além de tudo, é um lugar muito agradável e movimentado, é a cultura do marabaense neste grande centro de compras, potencial atrativo turístico. Eu aposto que sim!

O que fazer para tornar a Feirinha um atrativo turístico? Muita coisa, principalmente na ordenação e na limpeza.



Matérias relacionadas: 
http://maraba.pa.gov.br/sdu-e-postura-iniciam-cadastro-de-feirantes-da-laranjeiras/
http://maraba.pa.gov.br/prefeitura-realiza-drenagem-e-recuperacao-do-entorno-da-feira-das-laranjeiras/ 

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF