terça-feira, 5 de junho de 2018

POR QUE NÃO ATRAIMOS TANTOS TURISTAS

Praia em Algarves - Portugal

Em muitos estados da região amazônica o turismo é considerado sazonal, caracterizada pela instabilidade entre oferta e demanda em determinados períodos do ano, conhecemos como épocas de alta estação e baixa estação. "Os efeitos da sazonalidade no turismo são bastante complexos de lidar, tanto para as cidades quanto para os empreendedores. As cidades precisam estar preparadas para receber uma grande quantidade de pessoas em determinados períodos do ano, o que demanda infraestrutura. Para os empreendedores, o fluxo sazonal muitas vezes requer a abertura do negócio somente na alta temporada. Com isso, é preciso gerar todo o lucro em uma época do ano específica. 


A geração de empregos também é extremamente variável em locais com alta sazonalidade. Por esses e outros motivos, o combate à sazonalidade é benéfico para todos os envolvidos no setor." - Sebrae Inteligência Setorial

Nestas questões de sazonalidade, as soluções costumam vir de cima para baixo, como se aqui em baixo a coisa funcionasse a contento para disputar eventos nacionais e movimentar a roda do turismo. Mesmo com o funcionamento do Carajás Centro de Convenções, a movimentação turística não aconteceu nas atividades associadas, a não ser, o trabalho que o governo do Estado vem conseguindo efetivar. Os eventos que o município promove, o faz sem divulgação interna e externa, é como se não tivéssemos nada a mostrar, nada a oferecer a um turista de negócio, por exemplo. 

Promover avanços no turismo marabaense é sair das potencialidades para torná-los atrativos, por mais que aconteçam congressos e eventos localizados no Centro de Convenções, se a atividade turística de responsabilidade municipal não se mexer, não haverá mudanças na economia local. Essa ação municipal é de competência da Secretaria Municipal de Turismo que precisa articular sua ação em prol da divulgação de eventos e dos serviços ofertados. 

É precisar atar as pontas, governo municipal e os empresários, senão se mexerem, não se 
produzirá uma marolinha na geração de empregos e rendas, e ainda vamos esperar que a sazonalidade da praia, sem divulgação nenhuma, traga os turistas.

Imagens:
http://www.sulinformacao.pt
https://ag3digital.com.br/blog/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF