Os destinos turísticos brasileiros se tornaram mais
competitivos com a Copa do Mundo, especialmente pelos ganhos com infraestrutura
e qualificação profissional, que transformaram a forma de receber e atender o
viajante. Uma análise nos resultados do Índice de Competitividade do Turismo
Nacional 2015, divulgado esta semana pelo Ministério do Turismo, mostra que a
construção de ciclovias, a melhoria na sinalização turística e a mobilização de
entes públicos e privados em torno do evento contribuíram com o aumento das
notas dos municípios na pesquisa.
Rio de Janeiro - RJ
O trabalho iniciado com a preparação do Rio de Janeiro
como cidade-sede da Copa do Mundo ganha repercussão também na Olimpíada de
2016. Com financiamento do Ministério do Turismo a cidade dá continuidade ao
projeto de sinalização turística para pedestre (wayfinding) nos principais
bairros da cidade, obra que ajudou a elevar a nota do Rio de Janeiro na
dimensão Serviços e Equipamentos Turismo no Índice de Competitividade. Outro
ganho se dará com a revitalização da região portuária da cidade (operação Porto
Maravilha), com novos equipamentos culturais e mais integração entre meios de
transporte e pedestre.
Natal – RN
A construção de 22 km de ciclovias na orla litorânea de
Natal (RN), obra motivada pela realização de jogos da Copa, elevou a nota da
cidade no indicador Infraestrutura Geral, um dos 13 avaliados na pesquisa do
MTur. Natal avançou também em Políticas Públicas, na comparação com 2014, em
função da articulação que resultou em investimentos diretos dos governos
federal e estadual em projetos de infraestrutura turística.
Cuiabá – MT
Em Cuiabá não foi diferente. A renovação da sinalização
turística contribuiu para que a cidade ficasse acima da média nacional na mesma
dimensão do Rio de janeiro. Na entrevista de campo, realizada pela Fundação Getúlio
Vargas, os técnicos apuraram que o Mundial contribuiu também para aumentar a
visibilidade do destino, favorecido pela proximidade com importantes atrativos
do Mato Grosso como o Pantanal e a Chapada dos Guimarães.
Manaus – AM
A sinalização turística viária, dentro dos padrões
recomendados pelo Ministério do Turismo, com informações em inglês, e a
implantação de Centros de Atendimento ao Turista em locais de grande
movimentação também influenciaram no aumento da competitividade do destino
Manaus. A cidade ganhou mais pontos em relação ao ano passado na dimensão
Serviços e Equipamentos Turísticos e também em Marketing e Promoção do Destino,
neste caso por realizar campanhas e palestras em eventos nacionais e
internacionais.
Salvador – BA
Salvador alcançou nesta 7ª edição do Índice de
Competitividade sua maior nota (67,7) da série histórica nesta sétima edição em
Políticas Públicas. Contribui para esse resultado o processo de articulação
entre as secretarias especiais da Copa com as secretarias de Cultura e Turismo
e de Ação Social que promoveram treinamento e capacitação profissional para o
turismo e para a promoção do destino.
http://cntur.com.br/grandes-eventos-aumentam-a-competitividade-dos-destinos/
Fonte: Ministério do Turismo