Foto colhida na página do Facebook da Prefeitura de Parauapebas |
No final de cada ano vamos sendo levados pelo pensamento da
comemoração do Natal, do Ano Novo e, é tempo de férias escolares e muita gente
deseja sair de sua rotina e conhecer novos lugares. Se o período natalino já é
uma grande festa, uma grande reunião familiar e de amigos, não é diferente no
Réveillon, na comemoração da mudança de ano, é justamente a festa que celebra o
encerramento de um ano, deixar para trás todas as complicações e acordar para
um recomeço. Essas datas são consideradas por muitas cidades e empresários como
muito interessantes para o turismo.
Passado o Natal agora é o momento do Ano Novo e a agitação
das agências de turismo é imensa, o mais badalado é o de Copacabana no Rio de Janeiro com mais de 2 milhões de pessoas, de São Paulo para até 2 milhões, o de Salvador onde espera-se um público entre 1,5 e 2 milhões. Mas, muitas cidades estão com programação de fim de ano. Nós também tivemos até o ano de 2014. Neste ano não teremos, pelo menos não foi divulgado pela Assessoria de Comunicação ou mesmo no site da Prefeitura.
Em Parauapebas e as cidades mais organizadas quem organiza a Festa da Virada é a Secretaria de Cultura. No município de Parauapebas a cidade ficou iluminada demais no Natal, houve reclamação de moradores, muita luz e muito brilho a cidade ficou linda demais nesta época do ano. Para a Virada ainda não foi divulgada a programação oficial e especula-se que terá como atração musical o cantor Gabriel Gava, Fabrícia e banda e outras atrações. Será o maior réveillon da Região.
Em Belém a queima de fogos acontece no Portal da Amazônia, uma festa popular e gratuita e espera-se 100 mil pessoas na comemoração e o legal é que se valoriza o artista da casa como o Grupo Cabanagem, Nelsinho Rodrigues, Tony Brasil, Banda Xeiro Verde, Grupo Pagode do Bilão, Banda da Guarda Municipal, Pinduca e Banda e Banda Fruto Quente.
Em Marabá, enfim, retornando para nossa realidade. Perdemos a oportunidade de realizar esse evento importante, um motivo para deixar para trás muitos problemas e renovar as esperanças para os próximos anos. A cidade se apequena quando deixa de passar uma Mensagem de Natal, de oferecer uma Comemoração da Virada de Ano para esse povo maravilhoso que gosta de festas, de dançar e se alegrar. E, seria a oportunidade de abrir espaço para os artistas da terra.