terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

FARROUPILHA ESTÁ NO CORAÇÃO DA SERRA GAUCHA

PÓRTICO MONUMENTO NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO
Foto: Neimar de Cesero
Farroupilha é caracterizada por ser o berço da colonização italiana no Rio Grande do Sul e da imigração italiana em Santa Catarina. As primeiras famílias de imigrantes se estabeleceram na localidade que posteriormente passaria a chamar-se Nova Milano em maio de 1875, vindas da região de Milão, ao norte da Itália.

A estrutura do município de Farroupilha começou a tomar forma quase que imediatamente à instalação das primeiras famílias de imigrantes em Nova Milano. Segundo dados históricos, entre 1885 e 1886, na Colônia Sertorina, que ficava em parte dentro do atual território farroupilhense, entre Montenegro, Linha Palmério (Bento Gonçalves) e a 1ª e 2ª Léguas (Caxias do Sul), Luiz Antônio Feijó Júnior, dono das terras, instalou uma comunidade habitada por imigrantes italianos, principalmente trentinos e trevisanos.

A padroeira de Farroupilha ganhou um monumento na RST/ RSC 453, pela primeira vez em março de 2008. Sua localização é estratégica para marcar o acesso ao Santuário, na localidade de Caravaggio, primeiro distrito, a seis quilômetros do Centro.  Uma nova imagem foi instalada em 2016. Foi confeccionada pelo do artista Gilmar Pocai, com recursos do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio e doações de fiéis. A estátua pesa pouco mais de 25 toneladas e mede 6 metros de altura.
Foto: Leandro Rodrigues
MONUMENTO 130 ANOS DA IMIGRAÇÃO ITALIANA NO RS
Localização: Avenida Pedro Grendene, entrada leste da cidade, acesso pela RS-122A obra foi inaugurada em dezembro de 2005. Por Farroupilha ser Berço da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, o monumento estiliza a proa de um navio a vapor, fazendo referência ao meio de transporte utilizado na chegada dos primeiros imigrantes da Itália ao Brasil, instaladas em Farroupilha em 1875.
Representa o progresso e a pujança por meio da modernidade na arquitetura e pelo uso de materiais contemporâneos. O aspecto leve conferido pelo vidro azul faz menção à cor do mar e as grandes tempestades que por vezes assolavam as embarcações.
O arco e a guarita estão edificados em concreto, simbolizando a segurança e a solidez que os imigrantes esperavam encontrar na América. Tem acabamento apenas com verniz poliuretano para não comprometer a beleza da plasticidade do concreto. Tem iluminação frontal e lateral nas cores amarelo (simbolizando riqueza), azul (simbolizando o mar) e, no sentido contrário, iluminação na cor rosa, numa referência ao cultivo da uva.
O mastro e cabos fazem menção àqueles dos navios, sendo, porém, em aço com zincagem a fogo, garantindo durabilidade e mantendo a unidade estética da obra. Estão fixados letreiros em aço inox polido indicando o nome da cidade na face voltada para a RS-122 e com a frase “Volte sempre, amigo” na face posterior. Também possui iluminação especial. O projeto é da arquiteta Marciaelisa Busetti.
PARQUE SANTA RITA
Numa área de 80 hectares, com lago artificial, ilha, restaurante, churrasqueiras ao ar livre, quiosques e parque infantil, pedalinhos o visitante encontra uma área verde que proporciona belos passeios. Está localizado a três quilômetros do Centro, com acesso asfaltado. Administração do Parque Santa Rita: (54) 3261 1111 e (54) 3261 6436.

PARQUE DOS PINHEIROS
No Centro da cidade é possível desfrutar de um passeio em área circundada por mata nativa, com fácil acesso pelas ruas Independência e Barão do Rio Branco. Espaço ideal para lazer e práticas esportivas.
Com 22 hectares, o Parque dos Pinheiros possui um lago artificial, piscina pública, pista para caminhadas, parque infantil, pista para skate, quadra de futebol e vôlei de areia. Abriga um restaurante com atendimento diário, além de local para festas.
Melhorias na infraestrutura do Parque  garantiram que a comunidade farroupilhense usufruísse deste recanto com maior segurança.
SALTO VENTOSO
Queda d’água em plena mata nativa. A cascata tem 52 metros de altura caindo em forma de cortina de água sobre uma gruta com 200 metros de comprimento por 25 metros de altura. Foi cenário para o filme O Quatrilho, obra de José Clemente Pozenato, e da minissérie da Rede Globo “Quinto dos Infernos”.

Localiza-se a  11 quilômetros do Centro
Foto: Edmilson de Arruda

PRAÇA DA IMIGRAÇÃO ITALIANA
Esta praça está situada na localidade que recebeu as três primeiras famílias de imigrantes italianos instalados no Rio Grande do Sul, em 1875. Nela há a réplica dos passaportes destes imigrantes, da Igreja Santa Helena da Cruz, parque infantil, a gôndola veneziana. A praça abriga  o Encontro das Tradições Italianas (Entrai), a cada dois anos.

GÔNDOLA VENEZIANA
Nova Milano, quarto distrito de Farroupilha, abriga o presente do governo italiano dado ao município nas festividades do Centenário da imigração italiana, em 1975. Em abrigo especial, está na Praça da Imigração Italiana, em redoma de vidro. Pesa cerca de mil quilos e tem 11 metros de comprimento. Da mesma forma como o recebimento da gôndola representou uma homenagem a Farroupilha, sua colocação na Praça é uma distinção aos descendentes italianos.
Foto: Éder Tondello
IGREJA MATRIZ SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Construída em 1932, em estilo gótico, ostenta duas torres de 49 metros de altura. O piso é feito de lajotas decoradas e detalhes em mármore. O altar foi projetado por Alexandre Bartelle. Há ainda belos vitrais.
A Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus começou a ser construída em 1929 e foi inaugurada em 1935, com projeto do arquiteto Victorino Zani, conhecido pela projeção de igrejas no Rio Grande do Sul. O pároco da época, monsenhor Thiago Bombardelli, decidiu que o prédio seria construído em estilo românico, sem muitos ornamentos, e que resistisse ao frio.
A história da Matriz está ligada ao desenvolvimento de Farroupilha. Com a inauguração da estrada de ferro entre Montenegro e Caxias do Sul, em 1910, muitos moradores foram atraídos pelas oportunidades que surgiam. Os habitantes de Nova Vicenza – primeiro nome de Farroupilha – migraram para a zona da estação férrea, onde, 25 anos mais tarde, seria construída a Igreja Matriz. A inauguração da igreja aconteceu poucos meses após a emancipação da cidade que, até 1934, fazia parte de Caxias do Sul.
A Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus é obra tombada pelo Conselho de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do município. De 2003 a 2008 passou por processo de restauração e revitalização.
MUSEU MUNICIPAL CASA DE PEDRA
Localizada em Nova Vicenza, sede do núcleo inicial da Colônia Sertorina, que obteve um rápido crescimento econômico em fins do século XIX, onde hoje se encontra o Bairro Nova Vicenza, o imóvel onde está situado o atual Museu Municipal Casa de Pedra foi construído entre 1890 e 1896 pelo Sr. Domenico Finn. Em alvenaria de pedras regulares aparentes e situada em esquina com declive acentuado, possui porão, primeiro pavimento e sótão.
O andar térreo originalmente servia como casa de negócios, de fato a primeira casa comercial da cidade, e o sótão como habitação da família do proprietário. Houve uma reforma na década de 40, em que a estrutura do telhado foi modificada, as tabuinhas de madeira (scándole) foram substituídas por telhas francesas, a camarinha foi suprimida e as janelas mudadas, entre outras alterações.
A casa de pedra é representativa da arquitetura típica da imigração italiana no Rio Grande do Sul, sendo que o museu Municipal apresenta um acervo de utensílios e móveis que retratam a vida dos imigrantes italianos.
O Museu foi criado pela Lei Municipal 1.321/83 de 27 de setembro de 1983. Foi tombado pelo Patrimônio Histórico no dia 28 de dezembro de 1988, passando a integrar o Patrimônio Histórico e Artístico do Estado nos termos do parecer nº 670/85 da Câmara de Patrimônio Histórico do Conselho Estadual de Cultura e da Portaria nº 05/85 da Secretaria de Cultura do Estado, publicada no Diário Oficial em 09/09/1985. Contato(54) 3261 6914 
MUSEU CASAL MOSCHETTI
O Museu Casal Moschetti, inaugurado em 19 de fevereiro de 1972, localiza-se na casa que pertenceu ao Monsenhor Thiago Bombardelli, situado na rua Rui Barbosa, 49 no centro de Farroupilha.
Lydia Giannoni Moschetti, italiana naturalizada Brasileira, doou o seu acervo para a cidade de Farroupilha em homenagem à colonização italiana. Farroupilha foi presenteada com riquíssimas peças, que fizeram parte da decoração de sua residência.
No Museu encontramos uma bela coleção de pratarias, porcelanas, objetos em mármore, móveis esculturados a mão, cristais, uma pinacoteca de diversos artistas, inclusive quadros pintados por Lydia, e uma vasta biblioteca, vários espelhos e uma boneca chamada Lenci que Lydia ganhou como prêmio num concurso de canto em um navio, durante uma viagem à Itália.
Lydia nasceu na cidade de Fuccheiro na província de Toscana na Itália, descendente de família nobre. Devido a problemas familiares veio para o Brasil. Aqui Lydia conheceu o Italiano Luiz Moschetti, engenheiro da FIAT e industrialista, casaram-se em 1921 e fixaram residência em Porto Alegre.
Lydia dedicou-se a obras de caridade, vendeu joias e bens pessoais para ajudar os mais necessitados. Construiu casas assistenciais, realizou diversas obras filantrópicas nos diversos campos. Foi agraciada com 56 títulos honorários e inúmeras comendas. Entre muitas obras merece destaque a criação do Instituto Santa Luzia, escola profissional para cegos e a Fundação do Banco de Olhos. Recebeu o título de Mãe dos Cegos do Rio Grande do Sul.
Lydia Moschetti é uma das mais brilhantes personalidades do mundo assistencial. Além disso fundou e integrou a Academia Literária Feminina. Autora de vários romances: A Sobrinha do Cardeal, Um baile e uma vida, No Altar da Caridade, Morte das Ilusões, Poesias Esparças e A Vida é um Ponto de ?, a Autobiografia, História das Minhas fundações e outros.
Lydia nasceu em 14 de setembro de 1888 e faleceu em 5 de agosto de 1988, com 94 anos em Porto Alegre. Contato: (54) 3261 6997, De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. 

Foto: Júlio Dal Monte
SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO
O maior santuário religioso do sul do país recebe milhares de fiéis no dia 26 de maio, data de Nossa Senhora de Caravaggio. Padroeira de Farroupilha e da região colonial italiana, o dia é feriado municipal. O Santuário está localizado a seis quilômetros do Centro, em acesso asfaltado. Conforme a história, a aparição de Nossa Senhora de Caravaggio aconteceu no dia 26 de maio de 1432, às 17 horas, a uma camponesa chamada Joaneta, num lugarejo chamado Caravaggio, no norte da Itália.
A devoção foi trazida para o Brasil pelos colonos italianos que se instalaram em Farroupilha. Nossa Senhora de Caravaggio foi instituída padroeira do município em 1956 pelo então prefeito Giacomo Valentim Luchese. O evento reúne, na data e no final de semana, cerca de 150 mil peregrinos.
Diariamente e especialmente nos finais de semana, o local recebe milhares de visitantes. Conta com infraestrutura de bares, restaurante e venda de objetos religiosos. É ligado à cidade através de linha de ônibus urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF