domingo, 11 de fevereiro de 2018

ONDE AMARRAR O BODE DO TURISMO COMO SECRETARIA PARA 2017?

É melhor o Turismo estar com a Cultura, Lazer ou com o Esporte? Com Desenvolvimento Econômico ou ficar só? Que dilema, hein!!! Entenda prós e contras, e saiba como turbinar o Turismo da sua Cidade na próxima Prefeitura.

Acima de tudo, a conta não é com quem o Turismo irá ficar dentro da estrutura da Prefeitura, mas sim com quanto irá ficar! A questão-chave é o $$$ disponível à realização de ações que venham a melhorar o Turismo da sua Cidade.


Esta análise é vital!! Se não …você vai ouvir daqui a 3 anos: “Aqui tem potencial, mas não é explorado. Falta investimento, pois não tenho dinheiro.” Te lembras disso? Credo! Passei mau! Fuja desta mesmice. Propter Deum!

É natural pensar com a Cultura. Entretanto, tenha em mente que ela já conta com um sistema nacional (SNC), que tem uma agenda própria. Verá a atividade turística apenas como parte do seu programa, e não atenderá nem de perto, às demandas estruturais necessárias. Com pouca abertura ao que interessa, leve em conta que juntas terão não mais do que 1,5% do orçamento total. Novamente, recorre-se no mais do mesmo: recurso ridículo, “Aqui tem potencial…blábláblá…”

Com o Desenvolvimento Econômico o problema acumula, pois além da própria dificuldade de compreensão do próprio objetivo da pasta, no máximo poderá fazer ações pontuais. Ainda que boas, o problema é não serão suficientes para participará do centro de poder municipal. Ficará orbitando sem nunca aterrissar. Algo semelhante ao que acontece com o Esporte e Lazer. Pense nisso.

Secretaria Turbinada é Secretaria com recurso no bolso e principalmente voltada para a captação de recurso. É aquela que ajude a sua Cidade e o Prefeito, nesta ordem! O resto é conversa afiada. Ela deve contribuir para que um ambiente de investimentos seja criado com Obras Estruturais e Estruturantes, que possam melhorar o bem estar da população, ao mesmo tempo que viabilize o aporte da iniciativa privada em melhores e novos equipamentos turísticos.

Trata-se de uma estratégia política-operacional. Quanto mais perto do centro decisório da Prefeitura, mais fácil será fazer com que o Turismo seja percebido pela sociedade e como conseguencia, pelo 1o escalão do Governo local. Como resultado, o Turismo poderá ter realmente a chance se mostrar a que veio, como um dos maiores motores de geração de emprego e renda local. Quer reconhecimento? Este é o caminho. Então, faça por merecer. #chegadepedirpenico. Pense nisso.

Lembre-se: PANEM ET CIRCENSES como FOLDER E FESTA não dão voto, muito menos prestígio. Esta fórmula já era. Converse com o trade e as entidades, à respeito.

O que fará a diferença entre uma Secretaria Meia-Sola ou Secretaria Turbinada, será a habilidade técnico-política do Secretário de movimentar-se entre os Ministérios de interesse, da criação de oportunidades locais para novos negócios + bem estar e promover o conceito de Cooperar para Competir.

Dúvidas, esclarecimentos? Pergunte.

Abraços. Mielke, Dr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF