quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

IGREJA DO PASSO E CASA DO CARNAVAL SÃO NOVOS ATRATIVOS DE SALVADOR

Crédito: Déborah Gouthier/ Iphan
Por Geraldo Gurgel - O Centro Histórico de Salvador, patrimônio Cultural da Unesco, ganhou novos atrativos com a reabertura da Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo e a inauguração da Casa do Carnaval. Localizada no Alto do Carmo, a Igreja do Passo foi construída em 1736 e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938, bem antes do reconhecimento do Pelourinho pela Unesco como patrimônio da humanidade, em 1985. A partir de agora, a região histórica também passa a abrigar a Casa do Carnaval, um novo espaço cultural dedicado à folia baiana durante todo o ano.

A Igreja do Passo ficou mundialmente conhecida pelas cenas do filme O Pagador de Promessas, baseado na obra de Dias Gomes, único filme brasileiro vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes, na França, em 1962. O templo foi totalmente restaurado pelo Iphan. A obra durou três anos, mas as portas da igreja estavam fechadas há mais de 20 anos. É que a instabilidade do monumento oferecia risco de acidente para os fiéis e visitantes. Além disso, foram restaurados os bens integrados à igreja e imagens sacras. A restauração possibilitou a devolução de um atrativo de Salvador de grande valor histórico e cultural.
O trabalho de restauração minucioso realizado na parte interna da igreja também foi estendido para a escadaria monumental de 55 degraus que conecta a Rua do Passo e a Ladeira do Carmo. A escadaria é um espaço onde ocorrem eventos tradicionais e culturais de Salvador. O monumento ganhou acessibilidade universal com a implantação de elevador, rampas e plataforma para cadeirantes.


Crédito: Déborah Gouthier/ Iphan
CASA DO CARNAVAL – Salvador também ganhou, no Centro Histórico, um espaço cultural dedicado à história do Carnaval na Bahia. Trata-se de um moderno espaço com acervo interativo dedicado a principal festa de Salvador e uma das mais celebradas em todo o país. O novo equipamento cultural e atrativo turístico para quem visita Salvador funciona no antigo prédio de um Batalhão da Polícia Militar da Bahia, totalmente restaurado pelo Iphan.

O prédio foi adaptado para receber um acervo fixo de exposições dedicadas à história e à riqueza da festa. O local oferece aos visitantes e ao público em geral acesso a um acervo digital audiovisual interativo, seguindo a tendência dos museus contemporâneos de outros países.

Ela servirá como espaço de referência, memória, produção e divulgação da festa, apresentando de forma permanente tudo o que a festa representa para a Bahia. Além dos ambientes de exposição, a Casa do Carnaval conta com um café, áreas de convivência e a vista panorâmica da Baía de Todos os Santos. O novo espaço cultural fica localizado atrás da Catedral Basílica de Salvador, um dos monumentos mais significativos e visitados da região tombada. O local também pode ser acessado pelo Plano Inclinado, um importante equipamento de mobilidade urbana de Salvador., que permite a apreciação da cidade baixa e demais atrativos da Baía de Todos os Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF