segunda-feira, 9 de julho de 2018

VERÃO 2018: PREFEITURA OFERECE ESTRUTURA NA ÁREA DA SAÚDE, SEGURANÇA, LIMPEZA E ESPORTE NA PRAIA

Imagens: ASCOM/PMM
As belezas naturais dos rios Tocantins e Itacaiúnas atraem uma multidão para Marabá durante o verão, principalmente no mês de julho, mês das férias escolares. Na Praia do Tucunaré, os cinco quilômetros de areia ficam completamente ocupados por veranistas. E para dar suporte a esse público, neste domingo (08), a Prefeitura abriu oficialmente o veraneio, oferecendo uma grande estrutura de serviços públicos para atender os banhistas nas áreas de segurança, saúde, limpeza e esporte.

Na área de segurança, a Guarda Municipal (GMM) está trabalhando no apoio aos demais órgãos presentes no balneário. De acordo com o Guarda Soares, a missão é trabalhar na prevenção. “Estamos trabalhando de forma integrada com a PM, Bombeiros, Agentes Patrimoniais na segurança preventiva dos veranistas na Praia e na Orla”, informou Soares.


Na saúde, ao menos três serviços estão sendo disponibilizados. O Centro de Testagem e Aconselhamento, (CTA) oferece os testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e Sífilis. “Também fazemos orientações, panfletagens e distribuição de preservativos. Os resultados dos testes saem em 20 minutos”, esclarece a coordenadora Katiane Chaves.

Já a Vigilância Sanitária está acompanhando o manuseio e o preparo dos alimentos comercializados pelos ambulantes e barraqueiros. “Todos eles passaram pelo curso de manipuladores e agora chegou a hora de colocar as orientações em prática”, comenta Josiane Araújo, técnica da DIVISA.

A equipe Extramuro, apoia os Bombeiros nos atendimentos emergenciais, de primeiro socorros, com medicamentos, atendimento médico e de enfermagem.

Outro serviço essencial é a limpeza da praia. Nesta missão, duas turmas fazem a diferença. A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) conta com o apoio de Ongs para ajudar na Educação Ambiental aos fins de semana. Além de orientação, os ambientalistas distribuem sacolas plásticas para o acondicionamento do lixo.

Por outro lado, a turma do Serviço de Saneamento Ambiental, todos os dias começam o trabalho logo cedo. O recolhimento do lixo é feito às 8h da manhã e no final da tarde, armazenado em sacos de fibras e levados de barco até o outro lado do rio para destinação final no aterro sanitário.

O fiscal da Companhia de Serviço Ambiental orienta para que a população tenha a conscientização de ajudar a manter o local bem cuidado. “Os veranistas podem ajudar colocando o lixo em sacos para facilitar nosso trabalho. Não deixando o lixo espalhado”, destaca Maxlei Silva, fiscal da SSAM.

A Servidora pública Carlene Gonçalves escolheu o domingo para se divertir com os filhos e aproveitar as férias. “Tem muito policiamento, recolhem o lixo, entregam sacola para colocarmos o nosso lixo também, está muito bom! Essa é a melhor opção de Marabá”, conta.

Jogos de verão
Na tarde do domingo (08) foi realizada a primeira fase do Open de Beach Soccer. Confira os resultados:

Atlético MBA 02 x 03 AABB
Cadillac 04 x 00 FC Cidade Nova
São Félix 03 x 02 Geladinho
Bangu 0 x 01 The Cats
Flaponte 04 x 01 Panela Furada



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF