domingo, 13 de agosto de 2017

Conheça a Rota turística Belém-Bragança

Rota Turística Belém-Bragança


Chama-se rota turística o caminho ou percurso que se destaca pelos seus atrativos para o desenvolvimento do turismo. Estas rotas podem destacar-se pelas suas características naturais ou por permitir o acesso a um patrimônio cultural ou histórico de importância. Pode ser uma estrada ou um caminho, um percurso ou um itinerário. Turístico, por sua vez, é aquilo que está relacionado com o turismo (a atividade que consiste em realizar uma viagem e pernoitar num lugar diferente do habitual, geralmente por lazer ou prazer).

Costuma-se dar o nome de rota turística, deste modo, à via que sobressai por estar rodeada de lugares considerados, por alguma razão, valiosos. Assim, espera-se que os viajantes percorram a rota turística para conhecer lugares de importância natural, religiosa, cultural, etc. É habitual que inclua sinalização e placas orientativas, que vão para além dos tradicionais sinais de trânsito. A sinalização específica permite destacar os pontos de interesse que se encontrarem na zona, facilitando a atividade turística.

É igualmente frequente que a rota turística seja promovida de maneira particular como via de acesso aos diversos pontos de interesse. Na Patagónia, por exemplo, existe um caminho conhecido como Caminho dos Sete Lagos que, tal como o seu nome indica, permite visitar diferentes lagos. Ao promover esta rota turística, por conseguinte, estão a ser promovidos todos os lagos, sem ser necessário divulgar cada um de forma independente.

Há rotas turísticas, por outro lado, que se formam com vários caminhos. É possível falar de uma rota turística vitivinícola, só para citar um caso, para designar diferentes estradas que permitem visitar caves e vinhedos.


Roteiro Turístico
Existem vários conceitos a respeito do roteiro turístico. Muitos deles são encontrados em dicionários da língua portuguesa e dicionários técnicos que apresentam as seguintes definições: 
  • concernente ou relativo a caminhos; descrição de viagem, roteiro; caminho que se vai percorrer, ou se percorreu; caminho, trajeto, percurso; 
  • documento que contém a descrição detalhada de um caminho a percorrer em viagem, podendo conter informações diversas de interesse turístico; 
  • itinerários, rotas, pacotes, excursões, circuitos turísticos, programas, etc.; 
  • conjunto de informações que orientam os turistas e o guia durante a viagem. Contém as atividades que serão desenvolvidas pela empresa de turismo durante a viagem. Seguindo esse raciocínio, podemos concluir que os roteiros são itinerários de visitação organizados nos quais se encontram as informações detalhadas de uma programação de atividades turísticas, mediante um planejamento prévio.



A natureza está presente em todo o roteiro com lindos cenários
Rota Turística Belém-Bragança
A mais nova Rota Turística Belém-Bragança oferece mais de 220 quilômetros de belas paisagens que fazem desta a primeira Rota Turística da Região Amazônica-Atlântica, um forte atrativo para quem busca por destinos como Salinópolis, por exemplo, um dos balneários mais procurados nas férias de julho.
Nesta rota é possível conhecer a história da antiga estrada de ferro, nove comunidades e mais de 10 balneários de água doce. A estrada tem uma bela paisagem composta de rios, igarapés, florestas, fazendas e diversos pontos com vendas de frutas, além da Ponte de Ferro do Rio Livramento, que foi preservada.
História - A Estrada de Ferro Belém-Bragança (EFB) existiu por 82 anos (1883–1965) e às margens dela estruturaram-se colônias agrícolas que destinavam sua produção ao mercado ou porto de Belém. A ferrovia foi desativada há aproximadamente 50 anos, mas até 1965 foi fundamental para o escoamento da produção da região nordeste do estado do Pará.
Com o passar dos anos as colônias agrícolas evoluíram para categoria de municípios, com exceção de Belém, Capanema e Bragança, que já possuíam esse status (existem 13 municípios na rota entre Belém e Bragança conectados por meio da extinta malha ferroviária).
A desativação da EFB, em 1965, não somente impactou na mobilidade entre Belém e Bragança, mas também desarticulou toda uma logística de escoamento da produção que se estabelecia ao longo da ferrovia. Acabou por se transformar em um corredor de desenvolvimento, pela troca de informações, conhecimento, mercadorias e interação de pessoas. A estrada ligava a antiga estação de São Brás, em Belém, até a cidade de Bragança.
Entenda a Rota - Saindo de Belém pela BR-316 até Castanhal, dobre à esquerda em direção à Avenida Barão do Rio Branco, para entrar na rotatória e seguir pela PA-320 (estrada que vai para São Francisco do Pará). Deste ponto, o condutor segue direto, passando por Nova Timboteua, e dois quilômetros depois chegará ao trevo da PA-242 com a PA-324, seguindo por esta última para Salinas. Já para quem tem destino o município de Bragança, basta seguir caminho pela PA-308 com direção à Capanema.


Leia mais: 
http://conceito.de/rota-turistica
http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_hosp_lazer/061112_rot_tur.pdf  
http://agenciapara.com.br/Noticia/103300/nova-rota-garante-economia-de-tempo-na-viagem-para-salinopolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF