Crédito: MTur |
Embora
seja a oitava colocada no ranking das cidades mais populosas do país, Curitiba
supera outras grandes metrópoles quando o assunto é turismo de negócios. A
capital do Paraná foi o terceiro destino mais procurado por estrangeiros que
vieram ao Brasil fazer negócios ou participar de eventos e convenções no ano
passado. Perdeu somente para São Paulo e Rio de Janeiro.
Pesquisa
do Ministério do Turismo confirma a forte vocação de Curitiba para o turismo de
negócios. Esse segmento foi a motivação de 32,5% dos visitantes internacionais
que lá estiveram em 2016. Mais que o dobro dos 15% que buscaram a cidade tendo
como interesse principal as atividades de lazer. Argentina (12,2%), Estados
Unidos (11,6%), Paraguai (10,9%) e Alemanha (7,2%) foram os principais países
emissores.
Curitiba
está também entre as 10 cidades brasileiras que mais realizaram eventos
internacionais, de acordo com a Associação Internacional de Congressos e
Convenções (ICCA, na sigla em inglês). “A disponibilidade de centros de eventos
e convenções de vários portes e a grande oferta de hospedagem são indicativos
deste posicionamento privilegiado da capital paranaense no ranking do turismo
internacional no país”, comenta a diretora substituta da Diretoria de Estudos
Econômicos e Pesquisas do MTur, Gilce Battistuz.
O
calendário de eventos da prefeitura, por exemplo, prevê a realização de 14
eventos no período de agosto a dezembro deste ano, 6 deles internacionais. Para
abrigar tais atividades estão disponíveis, segundo o portal da Prefeitura, 128
espaços com capacidades diversas, inclusive acima de mil pessoas. Dos centros
de eventos listados, 57 estão localizados em hotéis de diversas categorias.
No
ranking dos principais destinos de negócios no turismo internacional do país,
segundo a pesquisa de Demanda Internacional do Ministério do Turismo, aparecem,
depois de Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Campinas, Foz do Iguaçu,
Salvador, Brasília e Florianópolis, nessa ordem. São Paulo e Rio de Janeiro
concentram mais de 70% dos estrangeiros que estiveram no Brasil a negócios.
ABRACORP – Segundo a Associação Brasileira de Viagens
Corporativas (Abracorp), o turismo de negócios movimentou R$ 5,51 bilhões
no primeiro semestre deste ano. O volume equivale a um aumento de 9,13% nas
vendas, na comparação com o mesmo período de 2016. O levantamento trata de
informações dos segmentos de hotelaria, locação de veículos, companhias aéreas
e outros serviços de lazer e eventos.
Fonte: Agência de Notícias do Turismo
http://www.turismo.gov.br/component/content/article.html?id=8096
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