quarta-feira, 9 de agosto de 2017

O sucesso do amendoim verde cozido

O amendoim verde cozido
Amendoim de Itabaiana (SE) vendido no Centro de Aracaju (SE) (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Quando se fala de amendoim, por conta da minha infância, difícil não se lembrar do Superpateta, nas revistas em quadrinhos, que prazeroso vê-lo tirar do chapéu e num segundo se transformar num super herói. Deixando de lado essas memórias, vamos conhecer uma novidade que vem agradando em cheio os turistas. O amendoim é uma planta originária da América do Sul (Brasil e países fronteiriços: Paraguai, Bolívia  norte da Argentina)  com provável centro de origem na região do Chaco, os vales do Rio Paraná e Paraguai. A difusão do amendoim iniciou-se dos indígenas para as diversas regiões da América Latina, America Central e México. No século XVIII foi introduzido na Europa. No século XIX difundiu-se do Brasil para a África e do Peru para as Filipinas, China, Japão e Índia. 


E o amendoim se espalhou pelo país e no nordeste é um produto muito consumido nas praias alagoanas e sergipanas, mas, de um modo especial, ao que parece, há uma pequena disputa entre esses dois estados vizinhos, ao certo, ambos devotam atenção na produção e comercialização, em especial ofertam essa iguaria simples aos turistas com uma grande novidade no preparo, cozido. A coisa cresceu, cresceu em aceitação que a comercialização está em todos os cantos.

Patrimônio imaterial de Sergipe
Agora é Lei! O amendoim cozido, alimento típico do nosso Estado, passou a ser reconhecido oficialmente como patrimônio imaterial de Sergipe, por meio da Lei 7.682/2013, publicada no Diário Oficial do Estado. A nova Lei contempla tanto a preservação de um bem cultural típico e exclusivo do nosso Estado, como também reforça a importância do produto para o comércio local. Atualmente, Sergipe possui mais de 5 mil vendedores autônomos de amendoim verde cozido, que diariamente produzem e comercializam cerca de 84 toneladas do alimento. Isso faz com que Sergipe seja exportador do produto para outros Estados, como Bahia e São Paulo.
 “Ao dar visibilidade a um alimento que é único da cultura sergipana, a Lei ajuda a manter viva nossa memória e nossa cultura. É importante a população conhecer e descobrir a origem deste alimento, tão consumido no Estado, pois, ao conhecer as singularidades da sua cultura, o sergipano se reconhece e valoriza seu patrimônio imaterial”, afirma a autora da Lei, deputada estadual Ana Lúcia".

O amendoim verde cozido não é apenas um alimento típico do nosso estado. A forma que ele é produzido e consumido em Sergipe é única em todo o mundo: cozido em água, sal e limão. O amendoim já era produzido em Sergipe, cozido em salmoura e mantido no próprio caldo. Um dia, um produtor decidiu adicionar limões no momento do cozimento, com o intuito de conservar o alimento. Ao verificar que o resultado não era o esperado e acreditando que teria prejuízos decorrentes do “erro”, o produtor deixou-o escorrendo numa peneira. Ao prová-lo, depois de seco, ele percebeu que havia descoberto uma nova forma de cozinhar o amendoim. 

No Mercado Municipal de Aracaju (SE) o amendoim pode ser encontrado em fartura nas bancas que se espalham pelo local. Molhadinha ou mais seca, a semente verde cozida, protegida por uma casca, é um dos produtos mais procurados por sergipanos e muitos turistas.
E por falar em turistas, são eles quem movimentam a venda da semente da família das oleaginosas, consumida o ano inteiro nas praias e bares da capital e interior do estado. “Este tipo de amendoim só é vendido aqui. Tem muita gente que leva para São Paulo, Brasília, Recife e outras partes do Brasil”, conta Edvaldo de Oliveira, que vende no local há mais de 20 anos.

Meios de consumo e produção
O consumo mais popular do amendoim se dá das seguintes formas: como manteiga de amendoim (em sanduíches, doces ou consumido puro), torrados, cozidos ou crus. A principal utilização da manteiga de amendoim é em casa, mas grandes quantidades são também utilizadas na produção comercial de sanduíches, doces e produtos de panificação. Também é largamente utilizado como recheio ou componente de chocolates e bombons. No Brasil, vários produtos alimentícios têm como base o amendoim: paçoca de amendoim, pé-de-moleque, doce de amendoim,  entre outros. Também é consumido como principal ingrediente de bolos gelados e sorvetes. 

Da amêndoa se extrai o óleo muito utilizado na culinária,  O fruto também é utilizado para a alimentação de aves de jardim. E utilizado na fabricação de tintas, vernizes, óleos lubrificantes, roupas de couro, mobiliário polonês, inseticidas e nitroglicerina são feitos de óleo de amendoim. O sabão é feito de óleo de saponificada, cosméticos e muitos contêm óleo de amendoim e seus derivados. A porção de proteínas do óleo é usado na fabricação de algumas fibras têxteis.
As cascas de amendoim são aproveitados na fabricação de plástico, gesso, abrasivos, e combustível. Eles também são usados para fazer celulose (rayon e utilizado em papel) e mucilagem (cola). A parte aérea da planta de amendoim é utilizada para fazer feno. O bolo de proteína (farelo de bagaços), resíduo do processamento do óleo, é usado na alimentação animal e como fertilizante do solo. Também pode ser usado, como outros legumes e grãos, para fazer um leite sem lactose, como bebida, o leite de amendoim.
O amendoim pode ser usado para suprir as necessidades diárias de proteína que o nosso organismo necessita, porém é necessário combiná-lo com outros alimentos tais como: cereais integrais (supre a deficiência de metionina), legumes (supre a deficiência de lisina e treonina) ou com levedura de cerveja (supre a deficiência de metionina e treonina) (Pamplona, p. 235). O amendoim é pobre em metionina, lisina e treonina, por isso esse cuidado (ibid.)

Turismo combina com criatividade, com inovação e exotismo. Agora fiquei curioso em querer provar o amendoim verde cozido. Será que dá para se fazer algo com nossa imensa variedade de produtos naturais?

https://pt.wikipedia.org/wiki/Amendoim

https://al-se.jusbrasil.com.br/noticias/100656309/sancionada-lei-de-ana-lucia-que-torna-amendoim-cozido-patrimonio-sergipano
http://bbnetup.com.br/amendoim-verde-cozido-e-patrimonio-imaterial-de-sergipe/
http://www.cozinhaafetiva.com.br/index.php/2011/04/07/amendoim-cozido/
http://bbnetup.com.br/amendoim-verde-cozido-e-patrimonio-imaterial-de-sergipe/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF