segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Viagens de graça pelo Brasil para jovens de baixa renda

E se quiser saber pra onde eu vou, pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou
Viajar de graça é um direito, faz parte da política de dar cidadania aos jovens, pelo menos nas viagens interestaduais em ônibus, ou entre outros meios que não sejam aéreos. Além dos jovens, nas empresas aéreas, não terão esses direitos os portadores de necessidades especiais e idosos. Só não vale para viagens pelos ares. Mas, essa medida beneficia jovens de 15 a 29 anos, com renda de até dois salários-mínimos, basta que façam o cadastro por meio do aplicativo ID Jovem. Com isto, pode preparar as malas e viajar para onde tenha sol.

O benefício também se estende a meia entrada em shows, espetáculos e eventos esportivos. Além do aplicativo para cadastro, é possível fazê-lo por meio do site: www.idjovem.caixa.gov.br/idjovem/#/jovem. A chave para acessar o site e o aplicativo contém 11 dígitos, é o Número de Identificação Social (NIS). A bondade do governo aos jovens nas viagens de ônibus, é algo muito bem elaborado, basta apresentar a imagem do cartão na tela do celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso, acompanhada de documentação oficial com foto. Tal benefício caminha na direção da meia-entrada artística-cultural e esportiva, semelhante ao da Carteira de Identificação Estudantil. É muito fácil de se utilizar, bastar apresentar a ID Jovem no momento da aquisição do ingresso e na portaria ou entrada do evento com documento oficial com foto.

A bondade não se estende às companhias aéreas nacionais ou internacionais que fazem percursos interestaduais pelo país. Por que nas aéreas os jovens não são cidadãos? Os jovens de baixa renda que não estudam também poderão pagar meia entrada em diversos eventos e o não atendimento se caracteriza como um descumprimento legal, devendo as queixas serem encaminhadas ao Procon de sua cidade. 

A reserva de vagas em ônibus interestaduais deverá se feita, no mínimo, três horas antes da viagem. O beneficiário deve apresentar a ID Jovem e a carteira de identidade no momento em que solicitar o bilhete. Serão reservadas duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros e duas vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas.
Caso a empresa se recuse a fornecê-lo, as denúncias devem ser feitas pelo telefone 166 da ANTT.

http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2017/01/jovens-de-baixa-renda-podem-viajar-de-graca-pelo-brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF