segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Receptividade turística em Marabá

Receber bem os visitantes e turistas é uma ação que melhora a imagem da cidade. Crédito: Arnilson Assis

Dizemos que o Brasil é um país hospitaleiro e acolhedor. Hospitalidade está relacionada ao ato de hospedar, é a qualidade de quem é hospitaleiro. No Turismo ser hospitaleiro é receber bem os turistas, termo que muitas vezes é confundido com hotelaria. Os turistas que chegam em uma cidade podem ter um acolhimento preparado, improvisado ou até mesmo não ter. Receber bem está ligado a uma preparação.


Uma cidade é vista pelo atendimento que ela presta certo ou pelo modo errado. Tenho visto o tratamento de alguns profissionais, muitos deles demonstram sua chateação quando nos referimos ao turismo, consideraram que a cidade não está preparada ou tenha algo para oferecer. 

A consciência de bem receber é de todos. Devemos dar a maior atenção aos turistas. Crédito: Arnilson Assis














Problemas com a má receptividade em Marabá

A falta de uma boa sinalização turística já é o primeiro sinal. Outro ponto são as entradas da cidade que ainda não foram pensadas em dar boas vindas aos visitantes. Mas, vamos a alguns casos, problemas.

Senti uma sensação ruim, o primeiro caso foi com motoristas de táxis da cidade. Procurei saber, como se fosse um turista o que a cidade tinha para apresentar no veraneio de julho. As respostas foram nada recomendáveis, disseram que não há nada para o turismo.  Se não bastasse, no embarque na praia do Tucunaré vi uns quatro barqueiros discutindo sobre a vez, bem no momento em que chegavam vários familiares, ali poderia ter ocorrido agressões físicas, intervi com poucas palavras e com muita responsabilidade adverti-os que esse comportamento é inadequado e que mancha o nome da categoria e da cidade.

Outra cena não muito interessante, um grupo de turistas falavam com o barqueiro em outro idioma. Qual foi a reação do barqueiro? Não entendeu nada e resolveu fazer sinais com os dedos. Em determinado momento ele fez três com uma das mãos e o gringo fez o pagamento e recebeu o troco. O barqueiro não entendeu nada. Falta preparação para eles, foi uma situação de muito constrangimento, inclusive para o visitante.

A receptividade é um diferencial e está ligada a satisfação. O bem atender é um encantamento.  Isto se concebe através de planejamento e investimento em capacitação dos profissionais envolvidos com as atividades turísticas, questão esta que interfere, de forma decisiva no sucesso do setor turístico. Os profissionais que trabalham na área precisam estar devidamente capacitados de forma a atender, satisfatoriamente, aos desejos dos turistas.

A Receptividade é pouco preparada no Brasil
No turismo usamos uma expressão mais adequada, receptividade, nele, no ranking mundial estamos na 43ª posição, ou seja, distante de termos isso como um cartão de visita. Neste quesito, ainda, podemos melhorar muito. Para as cidades grandes é mais difícil, para as pequenas mais fáceis, no entanto, não importa, o interessante é começar a fazer e como não é prioridade, a coisa fica como ataques epiléticos.

Que o brasileiro é reconhecido como um povo hospitaleiro todo mundo já sabia. A novidade é que, em alguns destinos, a simpatia e o acolhimento foram unanimidade na avaliação dos visitantes. Foi o caso de Paraty, litoral sul do Rio de Janeiro. Lá, o quesito hospitalidade recebeu nota máxima de 100% dos turistas estrangeiros que estiveram na cidade em 2016, segundo pesquisa do Ministério do Turismo.

É a quarta vez, desde 2004, que a cidade fluminense, tombada como Patrimônio Histórico Nacional, tem a hospitalidade aprovada pela totalidade dos visitantes internacionais. Trata-se de um feito único entre os destinos brasileiros avaliados no mesmo período. Paraty, 10º destino brasileiro mais visitado a lazer em 2016, atrai com seu casario colonial repleto de histórias dos ciclos da cana de açúcar e do ouro. Hoje, faz fama também com a Festa Literária Internacional (Flip), evento que atrai turistas de vários países.

http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/8048-hospitalidade-de-paraty-%C3%A9-unanimidade-entre-estrangeiros.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF