sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Turismo de Negócios: Captação de Eventos

Que a Bahia é bonita por natureza todos sabem e o Estado é o terceiro destino preferido para visitantes, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Mas, não para por aí. Pelo menos, 20 congresso entre outros eventos do setor de turismo de negócios, devem ser realizados em Salvador até 2017. O número é comemorado pela Salvador Destination, agência privada de captação de eventos, que completa oficialmente um ano, em novembro. No próximo dia 30, a instituição lança um portal e um filme de promoção da cidade.

Nesta segunda-feira, 21, o presidente da instituição e ex-secretário de Turismo Paulo Gaudenzi adiantou que outros 25 eventos também já estariam "quase fechados, dependendo apenas de pequenos detalhes", para serem realizados na cidade.
Caso sejam confirmados, o total de 45 eventos previstos implica em um fluxo de mais de 73 mil pessoas, com incremento na economia local, nos próximos três anos, de US$ 64 milhões, conforme estimativas da instituição.

Gaudenzi explicou que o desempenho da Salvador Destination pode ser ainda melhor, caso o governo estadual conclua, no prazo previsto (até abril), as obras de reforma do Centro de Convenções, no bairro de Armação. Sobre as críticas à defasagem e infraestrutura do equipamento, ele rebate: "O equipamento era muito bom, mas ficou dez anos sem manutenção".


Maceió investirá no setor de negócios para movimentar economia
Assim como Salvador, Bahia, o turismo de lazer está sendo referência nacional e é a nova aposta da prefeitura de Maceió, para movimentar a economia na capital alagoana que anunciou na manhã desta segunda-feira (21) uma parceria com o Maceió Convention & Visitors Bureau, para atrair eventos de porte nacional e internacional, principalmente na baixa temporada.
Segundo gestores municipais e empresários, o setor turístico apresentou um acréscimo de 20% no último mês, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Diante da parceria, a expectativa é de que mais 500 turistas, principalmente do continente sulamericano.
De acordo com o secretário municipal de promoção ao turismo, Jair Galvão, o município tem superado a crise financeira que se instalou no país. “A principal expectativa é aumentar o turismo de negócios na capital. Temos melhorias na drenagem da orla, o centro pesqueira que será construído, os projetos praia viva e praia digital, que oferecerá pontos de wifi grátis. Então, tudo isso ajuda nesse crescimento. Acredito que Maceió caminha na contramão da crise”, afirmou.
O prefeito de Maceió, Rui Palmeira destacou que todos os setores envolvidos no turismo tendem a ganhar com essa parceria. “Maceió tem crescido de forma substancial no turismo de lazer, com as nossas belezas naturais e eventos de vários setores, inclusivo esportivo, no caso do Challenge. Agora, com essa possibilidade de negócios, a ideia é ampliar esse alcance, movimentar a economia e consequentemente gerar empregos diretos e indiretos”, disse.
A parceria da prefeitura, será com o Maceió Convention & Visitors Bureau, que é uma fundação sem fins lucrativos, que trabalha em conjunto com o poder público e a iniciativa privada para incentivar a realização de eventos no Estado.
O presidente do Maceió Convention, Glênio Cedrim apontou a necessidades de grandes eventos para a capital alagoana, para consolidar o polo turístico. “O turismo de lazer já está consolidado em Maceió. A cada ano que passo, só cresce. Mas, temos um leque de possibilidades, para trazer grandes eventos na área de negócios, principalmente na baixa temporada. Esse público é específico e consome mais durante a estadia em um local de evento”, concluiu.

Fontes: 
http://www.abeoc.org.br/2015/09/turismo-de-negocios-trara-20-congressos-a-salvador-ate-2017/

http://www.abeoc.org.br/2015/09/com-turismo-de-lazer-consolidado-maceio-investira-no-setor-de-negocios-para-movimentar-economia/

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