terça-feira, 22 de setembro de 2015

Como prejudicar o turismo em sua cidade

Publico este artigo por considerar que, enquanto não prestarmos atenção ao que contribui e ao que prejudica, podemos estar incorrendo em erros que afugentam o turista da cidade. Essa realidade é visível em função dos diversos fatores. Mas, a minha preocupação é que as vezes nos comportamos de forma inconsequente em relação ao tema. Esse é um setor muito sensível à realidade dos fatos que mancham o nome de uma cidade.

Felizmente já passou, mas não faz muito tempo chamávamos a nossa querida cidade de "Marabala", em alusão aos fatos violentos que, inconsequentemente associávamos infantilmente e de forma muito negativa. Quem vai desejar visitar um lugar que se glorifica do uso da violência? E mais, àquela figura que muitos usavam nos carros, um adesivo que todos vão lembrar de: "Filhos de Marabá", que juntava na mesma imagem dois revólveres. Foi preciso uma medida policial para coibir o uso deste adesivo, ou seja, a consciência das pessoas não lhes davam o discernimento do grande erro.

Se hoje não chamamos de "Marabala" e não fazemos o uso do adesivo "Filhos de Marabá" com as armas sobrepostas, ainda assim a nossa consciência não se abriu para identificar como somos falhos ao tratar o nome desta cidade. Os jornais não se cansam de falar de violência, de estampar nas capas imagens extremamente horríveis, expõem o que há de pior e isso, eu acredito, afasta nossos visitantes e mesmo investimentos. Alguns repórteres fazem uso desse expediente com pretensões políticas. Outros acreditam que desta forma estarão cobrando por mais policiais nas ruas e diminuição da onda de insegurança. Eu sei que há medidas mais diretas e mais eficazes de cobrança.



Fatores negativos ao Turismo

Olhando que a cidade do Rio de Janeiro trava uma luta sem fim contra a violência, bala versus bala, ataques e contra-ataques cada vez mais violentos. Imagens de confronto da polícia com meliantes às proximidades da região turística é mostrada para o mundo como se fosse uma guerra civil. Os arrastões nas praias, vítimas de balas, pessoas que tem seus pertences roubados, pessoas que passaram por situações de violências, tais fatos ficam gravados, quem ver essas imagens, com certeza deixará em pânico um pretendente de visitar esta cidade. Agora mesmo acontece o Rock-in Rio 2015 e a violência está assustando muitos que lá estão ou que pretendiam comparecer. 


Agora segue uma lista de alguns fatos que afastam os visitantes:

1. Violência explorada comercialmente, na imagem ao lado um arrastão em praia do Rio de Janeiro;
2. Falta d´água, seja para consumo ou para uso;
3. Lixo não coletado com regularidade;
4. Praias sujas e sem infraestrutura;
5. Ruas tomadas por excesso de lixo;
6. Poluição;
7. Falta de manutenção na infraestrutura;
8. Ruas sem placas e sem sinalização de trânsito;
9. Falta de acessibilidade;
10. Falha na mobilidade urbana;
11. Falta de atratividades turísticas;
12. Preços excessivos;
13. Rodovias e vias de acesso mal cuidadas;
14. Aeroportos desconfortáveis e etc.


O turismo é uma atividade importante


Apenas os municípios que trabalham com a questão turística sabem realmente o quanto este setor é importante. O recolhimento de impostos, a geração de empregos e de renda é muito significativo. Quem faz uso do turismo e fatura com o movimento intenso de visitantes sabe que a melhor perspectiva é incentivar o turismo, mas, para quem ainda não pensou neste tema, tudo parece sem importância e as receitas só tendem a diminuir. O bom gestou pensa em aumentar o fluxo de visitantes e explorar ao máximo o que a cidade possui. O turismo é uma atividade que agrega 52 setores diferentes, praticamente movimenta uma cidade e não olhar para essa realidade é no mínimo uma infantilidade.

Em 2012, cerca de 5,7 milhões de turistas estrangeiros visitaram o Brasil e cerca de 60 milhões de brasileiros viajaram pelo país. A meta da Embratur é ampliar para 10 milhões, até 2020, o número de turistas vindos de outros países. 

Especialistas concordam, no entanto, que o nosso potencial é maior, principalmente se o turismo regional ganhar competitividade. Hoje, capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador estão entre os principais destinos visitados por brasileiros. Entre os estrangeiros, as capitais também lideram o ranking dos destinos de quem vem a passeio ou a trabalho no Brasil.

Enfim, devemos cuidar de pontos que afetam a atração de turistas em Marabá. Avaliar se o que estamos fazendo dignifica e valoriza o nome da cidade. Colocar o medo e a violência em nossas matérias jornalísticas é algo muito prejudicial e precisa ser filtrado. 

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF