sexta-feira, 30 de outubro de 2015

PPA 2014/2017 - Turismo - Roteiro e Compromisso de governo

Em cumprimento da Lei Orgânica foi instituído o Plano Plurianual da Prefeitura de Marabá para o quadriênio 2014/2017, Lei 17.621-A de 24 de dezembro de 2013 contendo as diretrizes a serem seguidas pela gestão pública, são metas para serem alcançadas em quatro anos na execução de programas, ações e projetos com base na Lei Orçamentária Anual de cada ano, com detalhamento da aplicação dos recursos financeiros, em consonância com o disposto no art. 165, § 1º da Constituição Federal de 1988. Contempla os avanços que o governo propõe para a população de aproximadamente 233 mil habitantes do município de Marabá, visando promover o desenvolvimento humano, desenvolvimento socioeconômico, desenvolvimento urbano e rural, saúde e qualidade de vida, e segurança municipal, com inovação, sustentabilidade ambiental e foco em quem mais necessita dos serviços públicos, de modo a garantir mais qualidade de vida para todos.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Desafios para o Turismo em Marabá. Por onde começar?

Aspecto do Centro Comercial (domingo) Foto de Arnilson Assis
Se a saída da crise em Marabá é por meio do turismo, afirmação quase inconteste, ameaças também existem, como a falta de convergência das políticas estadual e municipal, como a falta de produtos turísticos de toda a natureza e a reorganização institucional do governo municipal como a reativação da Secretaria de Turismo, do Conselho e do Fundo Municipal, e o reavivamento das políticas públicas municipais.
O Centro de Convenções surge como grande oportunidade para o município, com possibilidade de aliar o turismo de negócios à nossa paisagem natural formada por belos rios, ainda que, devemos considerar todos os fatores levantados por Dauro Remor, de preparar a cidade com eventos culturais, de folclore, de lazer e de entretenimento, da música, da gastronomia, de melhorar a iluminação, segurança pública e etc.

domingo, 25 de outubro de 2015

Desafios para o Turismo em Marabá. Ainda nem começamos

Círio de Marabá atraiu 220 mil peregrinos, sem aproveitamento turístico
Trazer a realidade para os fatos, olhar com sinceridade a situação que se depara, o nosso futuro econômico e social é necessário. Na nossa região juntamos os dois principais municípios e eles não desponta como antes, com a mesma capacidade de gerar empregos. No Estado quem mais desempregou foi Belém, Ananindeua, Parauapebas e Marabá. Esses dois últimos demitiram juntos 34 mil trabalhadores, conforme matéria do Pebinha de Açúcar*. 

O cenário sempre animador da implantação dos grandes projetos demonstra uma frustração, todos eles incertos para os próximos 10 anos, clara sinalização que precisaremos nos reinventar ou reformular nossa atuação, desenvolver outras alternativas.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

I Fórum de Desenvolvimento da Região Carajás em Canaã dos Carajás

Foto da Prefeitura de Canaã dos Carajás
Pelo segundo ano consecutivo, Canaã dos Carajás vai atrair empresários, empreendedores e a sociedade em geral para três dias de palestras, cursos e ações para fomentar o desenvolvimento econômico do município. Trata-se da 2ª Feira do Empreendedor e Festival Gastronômico do município, nos dias 6, 7 e 8 de novembro.

O evento, que será realizado ao lado do Bosque Gonzaguinha, terá ainda os shows de Zé de Souza e Roniel, no primeiro dia (sexta-feira), Zé Geraldo (no sábado) e Eduardo Allan (no domingo) e apresentações culturais de bandas e artistas locais.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Jurandir José dos Santos, a Feira tem tomado “grandes proporções na região”, o que “aumenta a responsabilidade da equipe, mas motiva ainda mais para trabalhar”.

domingo, 18 de outubro de 2015

Círio de Nazaré, uma festa de esperança e muita fé

Chegada da Berlinda ao Santuário. Foto Arnilson de Assis
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Marabá é mais um dos grandes acontecimentos religiosos do Pará. O evento segue uma programa de atividades com duração de 45 dias, culminando em grande estilo com uma grande romaria na manha deste domingo (18/10). Foi grandioso, expressivo e grande participação popular, de esperança e de muita fé. Acompanhar a peregrinação é envolver-se ou ser envolvido nesta grande comoção de fé, emocionar-se com a presença da Imagem de Nazaré, a mãe do Salvador. A programação do final de semana teve início no sábado (17/10) com missa às 8 horas na Paróquia de São Francisco de Assis saindo às 9 horas, passando por algumas Folhas na Nova Marabá e celebração de missa na Igreja Santuário da Folha 16 e transladação em romaria fluvial saindo do Porto das Mangueiras e chegada na Catedral Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Velha Marabá.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Encontro de Inovação e Tecnologia, se perder vai se arrepender. Então vá!

O Encontro Estadual de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade 2015 - EEITS vai acontecer em Marabá. Serão dois dias, 21 e 22 de outubro no Senai da Nova Marabá com programação voltada para pessoas físicas e jurídicas. Será um grande evento voltado para Micro e Pequenos Empresários, Micro Empreendedores Individuais, Produtores Rurais e para pessoas que desejam iniciar-se no empreendedorismo. O evento é um achado e merece ser divulgado, merece a sua participação.

O EEITS é uma realização do Sebrae e conta com a correalização do Senai e com os parceiros: Parque de Ciências e Tecnologia do Guamá, Associação Comercial do Pará, Conjove/Pa, Governo do Estado do Pará, Secretaria de Estado Ciência e Tecnologia, Secretaria Municipal da Indústria, Comércio, Mineração, Ciência e Tecnologia, Embrapa, Associação Comercial e Industrial de Marabá, Conjove/Marabá, Sindicato do Comércio de Marabá, Associação Comercial de Santarém, Conjove/Santarém e Associação Empresarial de Barcarena.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Turismo é o maior gerador de impostos no mundo

O turismo é uma atividade que envolve o deslocamento de pessoas de um lugar para o outro. É uma mistura complexa de elementos materiais, que são os transportes, os alojamentos, as atrações e as diversões disponíveis, e dos fatores psicológicos, que seriam desde uma simples fuga, passando pela concretização de um sonho ou fantasia, até simplesmente a recreação, o descanso e incluindo ainda inúmeros interesses sociais, históricos, culturais e econômicos. Devido a esses elementos, cada vez mais pessoas em todo o mundo encontram nas viagens a melhor alternativa para preencher seu tempo livre. Daí as boas perspectivas para o turismo. 

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Feira Pará Negócios será em novembro

Foto Pará Negócios 2014
Será realizada no período de 5 a 8 de novembro em Belém, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia a 4 Feira Multissetorial da Pará Negócios com o objetivo de proporcionar o intercâmbio de negócios e tendências de mercados em níveis nacional e internacional, com apoio da Associação Comercial do Pará (ACP) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae/Pará.


Estão sendo esperados os micros, pequenos e grandes empresários e empreendedores em geral, oportunidade em que conhecerão novos produtos e serviços, ideias e inovações, cujo lema do evento é: "Tudo em um só lugar".  Um grupo de empresários marabaenses estarão presentes, orientados pelo Sebrae Marabá para participarem especificamente da Pará Fashion Week, a Feira da Moda e Tendências.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Turismo em Marabá nas férias, por que não?


Estamos em meados do mês de outubro, continua o fluxo de pessoas a procurarem as praias locais, notadamente vemos essa movimentação na praia do Tucunaré, principalmente por pessoas que amam esse tipo de lazer, gente dessa e de outras cidades se apaixonam e voltam sempre que podem. A mãe de um servidor público federal trouxe a mãe que reside no sul do país, conheceu e foi amor à primeira vista. Disse que deseja voltar outras vezes. Também uma pessoa que conheci recentemente e mora em Belém, veio pela primeira vez e conheceu a praia do Tucunaré, uma de nossas praias fluviais. Desde então, retornou por duas vezes e em todas elas não perdeu a oportunidade de passar pelo menos um dia se divertindo.

domingo, 11 de outubro de 2015

Círio de Nazaré a Festa da Fé e da Esperança do povo paraense

O Círio de Nazaré de número 223 aconteceu neste 11 de outubro cumprindo tradicional procissão de fiéis católicos. A maior concentração religiosa do Brasil juntou 2 milhões de pessoas em Belém, Capital do Pará. A romaria seguiu a berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré em percurso de 3,6 quilômetros, com a participação do arcebispo metropolitano Dom Alberto Taveira. Assistir o Círio de Nazaré, participar da caminhada ou ouvir pelo rádio é algo extremamente emocionante. Ao ouvir alguns depoimentos de devotos as lágrimas deslizam de um coração que sente no próximo uma prova de cura. 

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

2016, Ano do Turismo em Marabá, eu acredito

Museu Histórico em obras. Foto Arnilson Assis
A cidade de Marabá está na categoria B do turismo brasileiro, juntamente com Altamira, Parauapebas, Salinópolis e Santarém. A cidade vem se desenvolvendo continuamente e oferece variedades em atrativos locais. Sendo capital do Carajás e acolhe de braços abertos todos que aqui chegam. Essa classificação aponta o caminho e define novas políticas aos municípios, como crescer e receber investimentos federais. Mas, o turismo na cidade ainda é um ser ainda adormecido de políticas públicas e fortalecido por investimentos da iniciativa privada. Basta olhar quantos hotéis e restaurantes foram criados e outros tantos ampliados, quantas grandes locadoras se estabeleceram na espera do turista. Com o fracasso, até o presente momento dos grandes projetos federais como o da Hidrelétrica de Marabá, da Hidrovia Araguaia-Tocantins (desde que seja feita a derrocagem de pedras no leito do rio), dos Parques de Ciência e Tecnologia com as universidades, com o fim da Alpa e etc., tudo isso impactou no comércio local negativamente.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Turismo de Negócios e Eventos chega à Marabá

Profª.Jeânia, Arnilson, Kátia Esteves (Sebrae), Laura e Dena Freitas.
O II Encontro Empresarial realizado na manhã de hoje (07/10), no Auditório do Sebrae  teve como objetivo dar retorno do I Encontro realizado em junho do corrente ano, ocasião em que sondou-se a potencialidade de negócios da cidade. Foram identificadas algumas atividades: internet e conectividade, morar bem, saúde e beleza, agronegócios e turismo de negócios e eventos. Essas propostas foram sondadas junto à classe empresarial na forma de entrevistas. Estiveram nos trabalhos do dia o Gestor do Projeto Marabá de Turismo e Negócios o Sr. Airton que já demonstrou competência e dedicação, as Senhoras Gina e Kátia Esteves.

A atividade econômica que retornou como maior oportunidade para o município no I Encontro Empresarial, quanto nas entrevistas qualitativas, apontando diversos motores propulsores para uma variada gama de segmentos econômicos diretos e indiretos foi o turismo de negócios e eventos. Ação essa que vai exigir esforço concentrado do governo estadual e municipal, aproveitando duas vantagens competitivas da cidade: 

  • A convergência de projetos estruturadores no que diz respeito a infraestrutura de transportes multimodal (rodoviária, fluvial e ferroviário) e energia, tudo isso impactando em movimentos e deslocamentos motivados por oportunidades inusitadas de promoção e geração de novos negócios;
  • Fase adiantada da construção, pelo governo do Estado do Centro de Convenções de Marabá, que já sinaliza a necessidade de ser promovido com urgência um plano estratégico de turismo de negócios e eventos.
O Centro de Convenções oferece uma grande vantagem, a capacidade de minimizar os efeitos da sazonalidade e por ocorrer independentemente da existência de atrativos naturais e culturais exuberantes. E, mais concretamente tivemos a oportunidade de conferir o bom andamento de sua construção que se encontra quase que pronto.
Gina e Airton (Sebrae) e Kátia Esteves (Consultora)
Em continuidade a proposta, para ser estruturado necessitará de pesquisa específica junto ao público demandante destes serviços, além do que precisam ser formatados os produtos turísticos a serem oferecidos no segmento de negócios e eventos e as responsabilidades por isto, além de um diagnóstico atualizado sobre os equipamentos, qualidade e nível de atendimento da oferta de todo o trade.
Metodologia de Trabalho

  • A oferta turística será prospectada sobre a existência de equipamentos turísticos, atrativos naturais e culturais, serviços de apoio e economia associada que compõe a atual oferta turística na sede do município como foco ao segmento de turismo de negócios e eventos.
  • Percepção qualitativa dos empresários sobre a atual dinâmica turística (fatores críticos e oportunidades) e projeções futuras. 
  • A pesquisa terá como público alvo os consumidores de Marabá moradores da Zona Urbana com idade superior a 15 anos de idade.
Resultados Esperados
Elaboração documental do Inventário Sintetizado e Qualitativo da oferta turística de Marabá - segmento de negócios e eventos. Elaboração documental sobre a percepção da Atual e Prospectiva Demanda Turística de Marabá.



Dever de Casa
Todo esse trabalho maravilhoso junto ao Sebrae reflete o forte desejo da sociedade e da classe empresarial em trabalhar uma nova vocação econômica, viável e ao nosso alcance, algo que vai depender mais da gente do que do Governo Federal, pelo menos nesta etapa inicial. Vamos precisar muito do esforço inteligente do Sebrae, da expertise do Governo do Estado que já domina esse setor com o Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém. Mas, o governo município vai ter que fazer a sua parte recompondo a Secretaria de Turismo, nomeando um Secretário Municipal e trabalhar o que colocou de forma tão bela no Plano Plurianual da cidade.
Enfim, chegamos a uma vocação em que os maiores beneficiados são os moradores da Cidade, sendo uma atividade limpa, um benefício permanente. Que venham os grandes e permanentes eventos para Marabá e Região.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

O Círio de Marabá pode se tornar um destino de Turismo Religioso

Foto de Zeca Moreno
A realização do 34º Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Marabá que acontecerá neste domingo (19), visa homenagear a padroeira dos paraenses no município. Com organização da Igreja Católica o evento vem ampliando a cada ano o número de devotos. Espera-se 220 mil fiéis em 2015, 20 mil a mais que no ano passado. Na organização é grande a quantidade de pessoas envolvidas na segurança, primeiros socorros, segurança no trânsito e mesmo na distribuição de água. Mesmo sem o uso do evento dentro de uma atividade turística, a importância e o prestígio ao cortejo religioso enche os olhos dos que participam e dos que vão apenas para ver a Nossa Senhora de Nazaré passar. Os participantes da romaria são pessoas locais e de municípios vizinhos.
A caminhada tem início às 7h da Catedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e segue até o santuário Nossa Senhora de Nazaré, onde deve chegar por volta de meio dia, num percurso de oito quilômetros pelas principais ruas do centro de Marabá. Ainda não dá para dizer a quantidade de pessoas que são atraídas, não se afere a taxa de ocupação nos hotéis. É um grande encontro dos paraenses movidas pelas fé e reverência à Senhora de Nazaré.
Daria tranquilamente para capitalizar o Círio de Marabá como turismo religioso e oferecer serviços diversos aos participantes e atrair a vinda de mais visitantes. Basta ver que em Belém o evento é muito bem organizado e é oferecida vasta programação que inclui desde o rico cardápio de comidas típicas, Exposição de Joias, Parque de Diversões com mais de 20 atrações, Concursos Literários, Apresentações de Carimbó e etc. O Círio de Belém é uma das maiores festas religiosas do mundo e reúne aproximadamente dois milhões de pessoas e ocorre anualmente no segundo domingo de outubro para celebrar o dia de Nossa Senhora de Nazaré. A Capital é visitada e vista por milhões de pessoas. O evento sempre se destaca pela organização impecável e o apoio de milhares de voluntários.
Turismo Religioso
Esse tipo de turismo já é uma realidade no Brasil e movimenta aproximadamente 18 milhões de brasileiros por ano. Além do Círio de Nazaré destaca-se a Romaria ao Padre Cícero em Juazeiro do Norte (CE), a Romaria de Nova Trento (SC) ao Santuário da Madre Paulina, considerada a primeira santa brasileira. Alguns municípios impulsionam essa atividade econômica e buscam tornar-se como destino turístico religioso. Sem esquecer de Aparecida, em São Paulo, cidade que vive do comércio movimentado pela visita de pessoas de todas as partes do país, que se dirigem à cidade para agradecer ou pedir graças à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
A Sede do Santuário Nacional, possui vários prédios antigos, Seminários, outras igrejas e pontos turísticos, e ainda conta com infraestrutura adequada para atender os romeiros de todos os lugares.
Os principais centros de turismo religioso do Brasil são procurados pelos católicos. Alguns exemplos de lugares são: Aparecida (SP), Juazeiro do Norte (CE), Nova Jerusalém (PE), Belém (PA), Porto Alegre (RS) e Paranaguá (PR). No candomblé, o destino mais visitado pelos seus praticantes é Salvador (BA). As outras religiões não possuem um local representativo no Brasil para realizar médias ou grandes peregrinações.
Potencializar o Círio de Marabá é uma tarefa que exige preparativos profissionais. Não basta realizar o tradicional evento na cidade e se dar por satisfeito. É preciso oferecer atrativos, seja para os peregrinos de cidades próximas e mesmo de outros Estados, começando com uma programação oficial e de outras atividades coligadas e de apoio. O visitante vai querer tirar fotos de sua participação na romaria ou próximo a alguma imagem ou monumento da cidade, vai querer levar uma camiseta ou artesanato que possa lembrar a sua vinda ao Círio de Marabá. Os visitantes vão querer conhecer a Praia do Tucunaré, a Orla do Rio Tocantins, assistir a algum espetáculo cultural, levar as crianças a um parque de diversões. É o momento adequado para dar visibilidade a culinária paraense e local como o pato no tucupi, a maniçoba, o tacacá e etc. Tudo está ai para ser construído e potencializado para atrair a atenção dos turistas religiosos.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Embratur e Tap, acordo vai divulgar Natal (RN) na Europa

A Tap, empresa áerea de Portugal), através de seu diretor para a América do Sul, Sr. Mário Carvalho, assinou durante a Abav Expo, evento da Associação Brasileira de Agências de Viagens, em São Paulo, na semana passada, acordo de cooperação, junto a Empresa Brasileira de Turismo - Embratur, rumo à promoção e divulgação dos destinos brasileiros na Europa.

Natal deverá ser uma das primeiras beneficiadas, até o final do ano, com um presstrip com seis jornalistas de grandes veículos de Lisboa e do Porto, entre jornais, revistas e portais. O momento, afinal, é ideal para trazer europeus. E a capital potiguar já começa a traçar ações de divulgação na Europa.

Mais fotos:





Por Antonio Roberto Rocha
http://blog.tribunadonorte.com.br/eturismo/82005

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

João Pessoa (PB) poderá receber charter chileno, que atenderia RN e PE

João Pessoa poderá ser porta de entrada de turistas chilenos a partir da próxima temporada de verão. As operadoras Viagens Clube Turismo e Vip Mar Turismo, de Santa Catarina, vão promover no próximo dia 2 o Workshop Epicentro Nordeste, em Santiago.
O evento deverá ser o primeiro passo para a formatação de parceria com as principais operadoras de turismo do Chile, que poderão implantar um fretamento compartilhado para Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, chegando por João Pessoa.
Miguel Ignácio Fajardo, diretor da Viagens Clube, comenta que a intenção é fechar o primeiro voo ainda em dezembro deste ano, e outros 10 fretamentos no próximo ano.
Ele disse que só após o evento no Chile será discutido o modelo de negociação e qual a companhia aérea que poderá operar o charter. A Gol Linhas Inteligentes seria uma das opções, conforme lembrou o operador.
Ainda de acordo com Fajardo, a Viagens Clube já fez um trabalho na Paraíba, durante a Copa do Mundo, quando levou um grupo de torcedores do México para João Pessoa.
A comitiva da Paraíba no workshop será integrada por 25 empresários do setor hoteleiro e de receptivo. A informação é da presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino.
O Workshop Epicentro Nordeste também terá a presença de dirigentes e empresários de Pernambuco e do Rio Grande do Norte. Segundo os organizadores, o evento reunirá cerca de cem agentes de viagem chilenos.
Matéria do site:
http://blog.tribunadonorte.com.br/eturismo/81990
29 de setembro de 2015 por antonioroberto
Foto de: 
http://www.maispb.com.br/127513/quem-e-quem-em-joao-pessoa-a-pergunta-de-heron-cid-na-sua-nova-coluna.html

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF