Agendas fortalecem o turismo regional no Pará |
Uma agenda com planejamento, estratégias, articulações, pesquisas,
parcerias, qualificação de pessoal e ações de marketing da Secretaria de Estado
de Turismo (Setur) fortaleceu a atividade turística com a consolidação de
programas e avanços em novas iniciativas. Ações que convergem na direção de
“negócios” e que apresentaram resultados animadores para um segmento, que
apesar de ter sido afetado pela crise econômica a partir de 2015, começa a
mostrar uma tímida reação no Brasil, segundo projeções do Ministério do Turismo
(Mtur).
Na retomada do setor, em 2016 o Pará fez um dos deveres de casa
colaborando dentro do cenário nacional do turismo. Ano em que foi registrado um
crescimento de passageiros nos voos internacionais, operados no Aeroporto
Internacional de Val-de-Cans, segundo a Infraero, de cerca de 30% no movimento
do número de passageiros internacionais, comparado a 2015.
Ainda em 2015, uma pesquisa feita em parceria pela Setur e
Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicos (Dieese-PA),
registrou que cerca de um milhão de turistas visitaram o estado e injetaram na
economia local R$ 700 milhões, números semelhantes ao registrado no ano
anterior, 2014. Ou seja, não apresentaram uma redução tão significativa do
cenário no receptivo.
Rotas
– A
“Rota Turística Belém-Bragança” é um desses exemplos, iniciativa acolhida pela
população de 13 municípios do nordeste paraense inseridos no trajeto, onde o
visitante pode conhecer a história, cultura, gastronomia e economia dessas
localidades.
Completam esse programa as negociações das futuras rotas
turísticas, a “do Cacau”, no sudoeste do estado, na geografia dos municípios de
Altamira, Vitória do Xingu, Medicilândia e Brasil Novo; e a do “Queijo do
Marajó, esta com o traçado ainda em discussão com os atores locais e final de
elaboração técnica.
Passaporte - Nas articulações para ampliar negócios e
divulgar o turismo para outros estados, programas já estabelecidos estão em
desenvolvimento. Além disso, outros estão em fase de consolidação
e alinhamento com empresários do setor, através da importante participação
do Banco do Estado do Pará (Banpará).
Outro exemplo dessa parceria com o Banpará é o “Passaporte
Pará”, programa que concede facilidades de crédito aos servidores que quiserem
conhecer as atrações turísticas do interior do estado. O Passaporte oferece
produtos e serviços aos turistas que desejarem comprar pacotes a preços
acessíveis e parcelados, em até 10 vezes sem juros ou até 60 vezes, com
financiamento e juros negociados.
A marca do Banco também está na divulgação do turismo local por
meio do Prêmio de Jornalismo “Comandador Marques dos Reis”, único no segmento
no País, com expressiva participação de jornalistas de outros estados e até
exterior.
Prodetur
- Em
fase final de viabilização, o Programa de Desenvolvimento do Turismo,
(Prodetur), tem um valor total de investimento de US$ 44 milhões e é um
programa a ser tocado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento
(BID), da ordem de US$ 26,4 milhões. Do governo do Estado do Pará serão mais de
US$ 17,6 milhões.
O Prodetur vai se estender às regiões de Belém, Tapajós, oeste e
Arquipélago do Marajó e sua verba será aplicada nas áreas de Produto Turístico,
Comercialização, Fortalecimento Institucional, Infraestrutura e Serviços
Básicos e Gestão Ambiental.
PEQTur - Outro programa
estadual em desenvolvimento é o de “Qualificação do Turismo”, (PEQTur), que tem
capacitado profissionais, empresários e gestores para o desenvolvimento do
setor, e ofertou em 2016 mais de 30 cursos, atingindo a marca de mais de 3 mil
pessoas qualificadas nos seis polos turísticos paraenses, uma marca festejada
pelo segmento e técnicos da Setur.
Gastronomia
– Nesse
item, onde o Pará é referência internacional pela originalidade de sua cozinha
foram também desenvolvidas ações pontuais e estratégicas de valorização e
destaque dessa “originalidade e autenticidade”. No segmento, destacam-se a
realização com o apoio institucional da Setur do “Festival do Ver-o-Peso da
Cozinha Paraense”, “Comidinha de Praia” e “Paladar Brasil”.
“O objetivo do governo estadual com essa agenda, sinergia e
parcerias entre o público e privado, e muita articulação, é na direção de
aumentar o fluxo e circulação de pessoas, turistas, e a consequente geração de
receita para o Estado com emprego e renda, e em consequência melhor qualidade
de vida também”, afirma o titular da Setur, Adenauer Góes.
Da Agência Pará - http://www.agenciapara.com.br/Noticia/142724/ampla-agenda-com-entidades-consolida-turismo-no-para
Por Douglas Dinelly - 29/01/2017
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