Dr. Adenauer Góes - Setur Pará ao centro |
Em resposta ao pedido realizado há cerca
de vinte dias pelos governos estaduais da região amazônica, através das
secretarias de turismo e de comunicação dos Estados, o Ministério do Turismo
(MTur) confirmou que será realizada uma ampla campanha de promoção do turismo
para a região, inclusive com investimento da ordem de R$ 20 milhões para a ação
de divulgação no mercado nacional e internacional. Toda a campanha será
desenvolvida nos mesmos moldes do que foi realizado recentemente pelo
Ministério com a campanha “Verão Nordeste”.
A confirmação ocorreu durante audiência
no Ministério do Turismo, em Brasília, nesta quarta-feira (22), com a presença
dos secretários de Turismo e de Comunicação da Amazônia. No encontro, a
secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra, disse
ainda que o ministro do Turismo, Marx Beltrão, determinou que a campanha seja
concebida e finalizada até maio, para que seja apresentada durante o 14º
Encontro de Governadores da Amazônia Legal, já programado para ser realizado em
Rondônia.
“A intenção do ministro é apresentar e
então iniciar a divulgação já em junho e julho, aproveitando o período do verão
amazônico, como foi sugerido. Importante destacar que dentro do planejamento do
Ministério do Turismo entendemos a importância de promover as potencialidades
da Amazônia e essa proposta do Fórum vem ao encontro com nossos anseios.
Acredito que juntos faremos um excelente trabalho”, comentou a secretária
Teté Bezerra.
O assessor especial do Ministério,
Maurício Rasi, destacou que toda a equipe está entusiasmada com o trabalho
conjunto e que a promoção das diferentes regiões estava sendo pensado pelo
Ministério. “Temos que fazer escolhas dentro de uma programação e acreditamos
que essa união ajuda a superar as dificuldades, deixando claro para todos que o
momento da Amazônia chegou”, disse Rasi.
Para a secretária nacional, o esforço
conjunto das secretarias de turismo e de comunicação é fundamental. “Vai ser
importantíssimo para nós construirmos um bom programa de promoção e de
divulgação da região da Amazônia, essa integração faz com que todos nós
tenhamos a mesma linguagem, a mesma visão, do que pode ser desenvolvido dentro
dos produtos turísticos que a Amazônia oferece. Nós temos consciência das
várias regiões que a Amazônia compreende, como também nós temos muitas delas
que nos unem proporcionando inclusive a construção de roteiros integrados para
que esse turista brasileiro e até o turista internacional possa conhecer a
Amazônia Legal”, declarou Teté Bezerra.
Integração - A campanha é uma das ações conjuntas que o Fórum das Secretarias
de Comunicação, formado pelos nove estados da Amazônia Legal, está
desenvolvendo. O grupo foi oficializado com intuito de unir esforços na
realização de ações e atividades na gestão pública voltada para a comunicação,
em virtude das afinidades que possuem e dos desafios, que são semelhantes.
Para o secretário de comunicação do
Pará, coordenador do Fórum das Secretarias de Comunicação, o resultado da
primeira ação foi positivo. “Já saímos daqui já com uma posição definida do ministério, que
entendeu muito bem que queremos divulgar a Amazônia como um todo, assim
como foi feito com a Região Nordeste, onde não se divulgou
especificamente um estado, se divulgou a região como um todo,
e o mesmo vai ser feito agora com a Amazônia. Isso mostra que
o ministério, o Governo Federal, o Brasil, está
olhando mais os ‘brasis’ que existem no nosso país, então é
muito gratificante para a gente da Amazônia perceber que emplacamos
essa reivindicação e que a Amazônia vai ser também contemplada com a mesma
verba, com o mesmo reforço, com o mesmo esforço do Governo Federal
para divulgar a nossa região”, analisou Nardin.
Já o secretário de Turismo do
Pará, Adenauer Góes, destacou que o turismo é uma atividade que
movimenta a economia dos estados e que, por isso, precisa ser encarada cada vez
mais como política de governo. “O turismo, para ser entendido como
atividade econômica, precisa de um processo de organização, de
ordenamento, de capacitação, de entendimento de mercado consumidor. Como também
precisa de marketing, que é fundamental. Vivenciamos aqui no ministério uma
reunião que considero extremamente importante e que pode ser uma reunião
divisora de águas, histórica mesmo. Porque entendemos que é um processo que
precisa ser trabalhado de forma integrada entre os nove estados da Amazônia
Legal, que vai ter a natureza como pano de fundo, mas também toda essa
mobilidade das pessoas que eu acabei de expressar, negócios, eventos, e toda
uma ambientação favorável a economia da transversalidade junto com o turismo e
o entrosamento com a área de comunicação dos Estados é absolutamente vital”,
explica.
Desdobramento - No dia 2 de fevereiro, o ministro do turismo, Marx Beltrão,
recebeu em audiência o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e os secretários de
Comunicação do Pará, Daniel Nardin, do Acre, Andréa Zílio, de Roraima, Gustavo
Abreu e do secretário de Assuntos Estratégicos do Mato Grosso, Jean Campos.
Na ocasião, o grupo fez a solicitação
de que fosse realizada uma campanha de divulgação da Amazônia, debatida
anteriormente no 13º Fórum de Governadores da Amazônia, realizado no final de
janeiro, em Macapá (AP). Já no encontro, o ministro destacou que iria pedir a
criação de um grupo de trabalho e que as novidades seriam debatidas em
conjunto, conforme ocorreu na reunião desta quarta-feira, um desdobramento do
primeiro encontro.
Por Governo do Estado do Pará
http://agenciapara.com.br/noticia/143406
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