terça-feira, 27 de junho de 2017

Como fazer Gestão de Turismo Municipal através do Comtur - Parte I

Por Eduardo Jorge Costa Mielke. Os textos desta Série são direcionados àqueles que já são conselheiros e dirigentes, ou que pretendem organizar um Conselho Municipal de Turismo em seu município. Muito mais do que uma questão de sensibilização, fazer gestão turística municipal através do COMTUR é uma questão estratégica e de competitividade. Todos ganham, desde os Empresários ao Secretário Municipal de Turismo. Mas, principalmente, ganha os cidadãos e a sua Cidade.
Em outras palavras, queremos deixar claro de ante mão, que não há hoje outro caminho, senão o de fazer Política Pública de Turismo Municipal pelo e através do COMTUR. Cidades que insistem em ter o Poder Público como o principal motor e protagonista vão seguir patinando e… reclamando…”Temos potencial, mas não vai pra frente…”
De forma introdutória, partimos de TRÊS PRINCÍPIOS:
Primeiro: Turismo é uma ATIVIDADE ECONÔMICA QUE OCORRE NO MUNICÍPIO e objetiva a GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA NO MUNICÍPIO. Isto significa, que todas as soluções dos problemas que afligem o desenvolvimento da atividade turística na sua Cidade, deverão ser encontrados na sua própria Cidade. Os Estados e a União podem no máximo mostrar boas práticas ou estabelecer condicionantes à captação de recursos. Mas a decisão de seguir é do Município, ou melhor dizendo dos seus Munícipes.
Segundo: Desenvolvimento turístico é COOPERAR PARA COMPETIR. Turismo se faz em Rede e nunca sozinho. Da Agência de Receptivo ao Hoteleiro, da Secretaria de Turismo, passando pelo Restaurante ao Atrativo Turístico. Todos agregam um determinado valor a Cadeia de Valor do Turismo Local. E neste caso, se não contarmos com estas pessoas, empresas e instituições locais, com quem mais iremos contar mesmo? 

E Terceiro, e vital. O Turismo só acontece se, e somente se: PODER PÚBLICO, TERCEIRO SETOR E EMPRESARIADO tem claro o SEU PAPEL DENTRO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO. Atropelos e confusões são mais danosos do que você pensa…
Onde estes entendimentos ganharam força, a instrumentalização das Políticas de Turismo Municipais através do COMTUR, transformaram-se no modus operandus essencial. E em mundo onde o Estado tem sua eficiência & eficácia cada vez mais questionada, nada mais inteligente do que desenvolver Destinos Inteligentes por vias mais democráticas, inclusivas e colaborativas. Certo? Pense nisso.
GESTÃO DE TURISMO MUNICIPAL ATRAVÉS DO COMTUR torna-se real se existe um ambiente Político & Institucional estruturado e organizado. Na mesma medida, em que há uma percepção por parte dos envolvidos com o turismo local, da função e necessidade do próprio COMTUR. Neste sentido, ajustes e decisões devem ser entendidas e tomadas, a fim de estas garantias também sejam reais. Assim, sustentabilidade política e aspectos legais; funções e limites, diálogo com o mercado e outras entidades, são temas que serão abordados de forma absolutamente prática, nos próximos três posts desta série. Na semana que vem, a temática é PARTE II: SUSTENTABILIDADE POLÍTICA E LEGAL do COMTUR.
Por Eduardo Jorge Costa Mielke, 27/04/2017 - 03/5/2017



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF