domingo, 4 de junho de 2017

Flores nos jardins e praças municipais

Praça da Bíblia na Cidade Nova. Foto: Arnilson de Assis
A cidade de Santos possui um jardim com uma grande extensão, uma rica fonte de recursos biológicos e espécies de flores e pássaros. São 5,335 metros de comprimento, largura de 45 a 50 metros e 218.800 metros de área. Ficou impressionado? O Livro dos Recordes, o Guinness Book registrou essa magnífica obra como o "maior jardim frontal de praia em extensão do mundo". Ações deste tipo nos faz pensar em quando começar um embelezamento natural, como que pode ser feito. Se começar a fazer, um dia vai estar digno de grandes elogios, vamos ter melhores ambientes públicos e maior satisfação de moradores e turistas.

Ações deste tipo contam com apoio do Ministério do Turismo, com repasse de recursos e apoio a projetos de infraestrutura turística, para tornar os municípios mais floridos e bonitos. Nas cidades de Holambra e Cunha no Estado de São Paulo e Campo Novo do Parecis no Mato Grosso foram investidos R$ 3,5 milhões para revitalização de praças, reforma de pontos turísticos, pavimentação de ruas e construção de terminais rodoviários.


O Grande Amigo das Praças e Jardins

Praça São Francisco - Cidade Nova. Foto: Arnilson de Assis
Ainda falta reconhecer o Amigo das Praças e Jardins, um apaixonado cuidador de praças, de jardins, de avenidas verdes e floridas. Praças mal cuidadas, esse é um problema de muitos logradouros públicos que, não possuem uma identidade cultural, arborização, áreas de sombras e desprovidas de belezas naturais. Os moradores são os que mais ganham quando encontram o conforto de uma sombra e um visual atrativo. Aliás, uma praça pública pode ser considerada como uma ilha verde, rica em natureza e de vida a encher os olhos e serenar os ânimos dos sobreviventes de tantas decepções dos dias atuais.

O título de Grande Amigo das Praças e Jardins é uma sugestão que faço para a Associação dos Amigos das Praças, poderia começar esta campanha como forma de incentivar a ação voluntária nos espaços que muitas vezes encontram-se sem a devida atenção das autoridades municipais e, pode-se incentivar maior participação popular nestas ações que serão valorizadas e reconhecidas.

Os Amigos das Praças poderá, a título de sugestão, criar um ranking das praças mais verdes e floridas, bem cuidadas, como também, levantar todas as praças e jardins e ordená-las desde as mais bem zeladas até as menos e as totalmente esquecidas.

Enfim, uma cidade florida reflete melhores condições de vivência, sejam por suas belezas naturais e artificiais e espaços de lazer e seus atrativos turísticos. A cidade de Marabá pertence a região Amazônica, coração verde e pulmão do mundo mas, que, precisa ampliar suas ações de arborização, jardinagem. Enfim, podemos ser uma cidade verde e bela.

Texto: Francisco Arnilson de Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF