sábado, 24 de junho de 2017

Confusões sobre Crescimento e Desenvolvimento

Vamos nos situar a partir do ano de 2008 e anos seguintes, sobre economia, sobre crescimento e desenvolvimento, partindo do princípio que estes termos são utilizados por muitos sem a devida compreensão. A partir 2008 tivemos o início do fechamento de muitas siderúrgicas produtoras de gusa, matéria prima para a produção de ferro e aço. As dores causadas pelos anúncios do encerramento destas empresas parece que não foram bem sentidas, aceitamos de braços cruzados. A decadência teve seu ato final em 2015 com o fechamento da última, a cidade e região se desfez, quer dizer perdeu 40 mil empregos entre diretos e indiretos. Na época foi servido um elixir da felicidade para superar todas as angústias, o Projeto Aços Laminados do Pará - ALPA, um  complexo que envolvia a produção de chapas de laminadas para todos os usos, um ramal ferroviário e um porto público.

A Alpa era empolgante ao prometer empregos para todos e projetava a população de 200 mil habitantes em 2008 para 800 mil até 2014, atraindo pessoas de outros estados com a instalação de muitas indústrias na cidade. A cidade entrou em ebulição, ferveu e se inflacionou, muitos negócios de venda e compra, fomos chamados de "Tigre da Amazônia " pela revista Veja. Mesmo empobrecidos de empregos a fama enganou a muitos trabalhadores e investidores. 

Além do desemprego a cidade teve outra grande crise, das invasões urbanas, foram quase 30 a pautar a gestão pública num único tema. E poucos perceberam a eficiência neste quesito da gestão municipal, obtida graças a uma boa articulação do gestor municipal com o governo federal e as soluções que vieram, surgiram novos bairros residenciais como o Filadélfia, da Paz, São Miguel da Conquista, Carajás I e II entre outros.

Presidente da República no Lançamento da Alpa
Com a presença do presidente da Republica, presidente da Vale Roger Agneli e do Governo Estadual em 21 de junho de 2010 deram o pontapé inicial das obras de terraplanagem da área a ser instalada, não passou de atos políticos e sobrou para o presidente da Vale que foi demitido, perdeu seu emprego. Os empregos prometidos não se concretizaram, a obra não foi iniciada, nem ramal ferroviário e nem obras do Porto  Público de Maraba começaram, a cidade ficou inchada de pessoas e muitos chamavam de isso de desenvolvimento. Trocamos as guseiras pela ilusão da Alpa e perdemos feio. Com muitas pessoas enganadas vindas de outros estados vieram as invasões, brigas, mortes e violência crescente tornando nosso município como o segundo mais violento do país, segundo o Mapa da Violência de 2009 e não mais saiu deste ranking horrendo.

O desenvolvimento não chegou para dar um fim na violência, nas enchentes anuais, para melhorar a saúde e a educação da população em geral. O crescimento foi o ônus do Projeto Alpa, o bônus ainda não foi visto.


O que é crescimento?

Crescimento são números, é o aumento do Produto Interno Bruto - PIB, da população. É realmente o crescimento da base da piramide social onde há mais pessoas a procura de melhores condições de sobrevivência. Se o crescimento não se traduz em maior produtividade e maior geração de empregos isso se chama inchaço. Fecharam-se as guseiras e a Aços Laminados do Pará não foi concretizada, gerando um problema social grande, enorme, causando a proliferação das invasões urbanas e aumento da violência e a presença da cidade no Mapa da Violência de Marabá e não saiu mais.


O que é desenvolvimento?

Desenvolvimento está ligado a qualidade de vida, das alterações positivas na realidade, fruto de políticas públicas na saúde, na educação, na segurança, reflete-se no aumento do Índice de Desenvolvimento Humano - IDH e isto não aconteceu. O  desenvolvimento melhora os indicadores de bem estar econômico e social em relação ao estado de pobreza, desempregos, de alimentação, transporte, educação, saneamento básico, coleta e tratamento de lixo, higiene, moradia e distribuição de renda.


Conclusão:

Enfim, foram solucionados os problemas das invasões urbanas, estancou-se a chegada de aventureiros e de mão de obra desqualificada. Ao fim de quase uma década vimos o crescimento da população sem os devidos serviços de apoio das políticas públicas. O nosso desenvolvimento foi confundido várias vezes por nossos políticos e representantes. Sempre que falavam de desenvolvimento, eles queriam falar de crescimento da população e nem um deles se atentou para se construir as condições para os muitos que viriam, vieram e virão, nenhum hospital público ou posto de saúde foi construído, ainda estamos reféns da mentira da Alpa pelo ônus que deixou em desestruturação geral e aumento da violência. Se fosse possível, todos os mentirosos deveriam ser punidos pois, estamos punidos até os dias atuais sem uma luz sincera no final do túnel. 

Enfim, o Brasil é um país subdesenvolvido e cheio de problemas estruturais a serem resolvidos. Um dia, com seriedade poderemos chegar a ser país de primeiro mundo. O dever de casa está a ser feito.  

Texto de: Arnilson de Assis


Fontes:
https://amigodahistoria.blogspot.com.br/2011/11/maraba-cidade-mais-violenta-do-brasil.html
http://www.carlosescossia.com/2009/09/o-que-e-crescimento-e-desenvolvimento.html
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgOzwAB/crescimento-economico-x-distribuicao-equitativa-renda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF