domingo, 18 de junho de 2017

Uma ponte em nós

O artigo de hoje vai abordar aspectos de turismo, numa análise sobre muros e pontes, A grande Muralha da China tinha por finalidade o controle de fronteiras sobretudo por direitos sobre mercadorias transportadas ao longo da Rota da Seda, do controle comercial e de defesa com fortificações e torres de vigia. Recentemente o Presidente Donald Trump quando em campanha prometeu a construção de um muro de 17 metros de altura entre os Estados Unidos e o México, com o objetivo  de impedir a entrada de imigrantes pela fronteira e para a segurança nacional americana.
Em 09 de novembro de 2014, recordando os 25 anos da queda do Muro de Berlim o Papa Francisco lançou um apelo no Angelus na Praça São Pedro, a fim de que caiam "todos os muros que ainda dividem o mundo" e, orou “Rezemos a fim de que, com a ajuda do Senhor e a colaboração de todos os homens de boa vontade, se difunda sempre mais uma cultura do encontro, capaz de derrubar todos os muros que ainda dividem o mundo, e não mais aconteça que pessoas inocentes sejam perseguida e até mesmo mortas por causa de seu credo e de sua religião. Onde há um muro, há fechamento de coração! Precisamos de pontes, não de muros!”

Por analogia vamos refletir que os muros e as pontes precisam de tijolos, onde um é usado para separar e o outro para interligar. Que os tijolos sirvam a construção de pontes. 

Para ligar o seu coração ao meu, diz a canção interpretada por Sandy & Júnior, A letra feita para o público infantil é de muita inspiração e afirma com muita inteligência: "nosso mundo é um brinquedo com pecinhas para unir. Vamos construir uma ponte em nós, vamos construir, pra ligar seu coração ao meu com o amor que existe em nós! Ele será todo seu, se você pensar assim".

Estou nesta caminhada pelo Turismo de Marabá, existe um coletivo que necessita de ação para sobreviver graças ao seu trabalho, não de ajudas assistencialistas, são pessoas simples. Mas, também há muita gente que investiu seus sonhos, suas economias para empreender, investiram na construção de hotéis, restaurantes, agências de viagens e muito mais, hoje são obrigados a pagarem impostos sem que se promovam atividades para movimentar seus negócios e, agora, precisam mais do que nunca de ação. 

Infelizmente há muitos muros e barreiras pelo caminho. Não são barreiras físicas como a Muralha da China ou o Muro da Fronteira com o México que se pretende construir. Há muito de obstáculos por parte da falta do encontro, do fechamento do coração, do se isolar. O turismo é a indústria da Felicidade, me disse uma amiga com muita sabedoria. Precisamos ser felizes com o que gostamos de fazer, sem muros, sem muralhas, sem barreiras e obstáculos. A boa opção é construir pontes. Inter relacionar-se, tornar-se parceiros cada um contribuindo segundo suas possibilidades. Mas, os muros são construídos para a separação entre os que podem muito sozinho dos que, sendo muitos podem fazer muito mais. Essa ponte tem a pretensão de estabelecer o diálogo entre os atores, abrir as possibilidades de investimentos, de atrair visitantes e da geração de muitos em empregos. Encher a cidade de turistas é bom demais.

Alguém disse certa vez que sozinho vai mais rápido, outro disse que em grupo vai mais longe e é assim, uma formiga se une com outras para realizar o seu trabalho diário, elas se comunicam o tempo todo e é preciso se inter-relacionar para mudar, para ligar seu coração ao meu e encher essa cidade de turistas. 

Enfim, parece que os muros são mais famosos que as pontes. Exemplos: Muralha da China (8.850 quilômetros de extensão), Muro de Berlim (155 quilômetros), e a polêmica construção do Muro de Israel (também chamado de Muro da Cisjordânia, extensão de 721 km, 8 metros de altura). Temos a ponte Rio-Niterói, a Rodoferroviária do Rio Tocantins, do Itacaiúnas e precisamos de uma outra, uma ponte em nós que possa ligar meu coração ao seu em uma cidade que precisa de nós.

Texto de: Arnilson de Assis

https://noticias.cancaonova.com/mundo/precisamos-de-pontes-nao-de-muros-diz-papa-francisco/
https://www.letras.mus.br/sandy-e-junior-musicas/142686/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF