domingo, 27 de setembro de 2015

Dia Mundial do Turismo

O Dia Mundial do Turismo comemorado neste 27 de setembro serve para relembrar uma atividade das mais importantes, uma tendência mundial inquestionável, cuja data foi estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT) em 1980. No Brasil comemora-se o dia 02 de março como o Dia Nacional do Turismo

Conceitua-se como o deslocamento de pessoas para lugares diferentes em um período inferior a um ano e que não esteja vinculado à realização de trabalho ou alguma atividade econômica, remunerada ou voluntária. Isso significa que o turismo corresponde à realização de viagens temporárias para fins religiosos, de negócios e, principalmente, lazer e descanso.


Os diferentes tipos de turismo (rural, ecoturismo, cultural, religioso, de aventura, de pesca etc.) são considerados a partir dos produtos oferecidos pelos territórios e também a partir dos tipos de consumidores (grupos religiosos, jovens, adolescentes, idosos, esportistas, empresários, estudantes, entre outros). Um local considerado como destino indutor para o turismo costuma oferecer uma gama variada de práticas, ou atividades específicas; tradições, espiritualidade ou templos religiosos; aspectos e características geográficas, históricas, sociais e arquitetônicas; além de serviços e infraestruturas em geral para o estabelecimento dos grupos turísticos.


Com o avanço do processo de globalização, o turismo é uma atividade crescente em todo o mundo. Segundo dados da OMT, o fluxo turístico internacional aumentou, entre 2000 e 2010, pouco mais de 130 milhões de chegadas anuais para as mais diversas partes do planeta. A estimativa é que esse número cresça, em média, 3,3% a cada ano até 2030, quando deverá superar a marcar de 1,3 bilhão de chegadas anuais. Verifica-se que nem mesmo as crises econômicas financeiras do final da década de 2000 e início da década de 2010 tiveram impacto sobre o turismo no mundo.


No Brasil, o turismo é a atividade do setor terciário que mais cresce economicamente, movimentando cada vez mais recursos financeiros. No entanto, o território nacional ainda apresenta números tímidos em termos de recebimentos de turistas estrangeiros em face da sua real potencialidade. A tendência, no entanto, é que o setor cresça acima da média mundial ao longo das próximas décadas.


Segundo a OMT, no ano de 2013, o mundo teve mais de 1 bilhão de pessoas classificadas como turistas, dentre os quais, mais da metade deslocou-se em direção à Europa, conforme podemos observar na relação a seguir:


Distribuição do turismo mundial (recebimento de turistas)

Europa – 51,85%

Ásia e Pacífico – 22,87%

América do Norte – 10,16%

África – 5,14%

Oriente Médio – 4,67%

América Central e Caribe – 2,79%

América do Sul – 2,52%


É possível notar que, segundo as regiões classificadas pela OMT, a que menos recebe turistas é a América do Sul, embora o continente apresente muitos pontos turísticos. Na Europa, por outro lado, a maior presença de destinos é notória, com destaque para as cidades de Londres e Paris, os dois locais que mais recebem turistas no mundo.


Londres, uma das cidades que mais recebem turistas em todo o mundo
Londres, recebe turistas em todo o mundo

O turismo é, afinal, uma das mais importantes atividades sociais, culturais e econômicas da atualidade. Além de garantir o desenvolvimento de muitas áreas e movimentar a economia mundial, ele também promove a transformação do espaço geográfico, a valorização dos elementos históricos das diferentes regiões e a interação entre as comunidades receptoras e os grupos turísticos visitantes.


 
Por Me. Rodolfo Alves Pena
http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-mundial-turismo.htm

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF