segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Marabá no Polo Turístico Araguaia-Tocantins

Foto de Jordão Nunes
Embora invista fortemente na construção do Centro de Convenções de Marabá, o Governo do Pará, ao mesmo tempo, comete uma descortesia com o nosso povo, pois o nosso município faz parte do Polo Araguaia-Tocantins, constituído pelos municípios da Região Araguaia, Carajás, do Tocantins e do Lago de Tucuruí e, no entanto, ficou de fora de políticas relativas ao turismo em todas as suas vertentes, no atual cenário de crise econômica todo o setor produtivo espera por ações que possam potencializar o município. Atualmente muitas empresas fecharam, estão fechando e muitos trabalhadores perdem seus empregos e queremos que o turismo seja pautado pelo estado.


O Polo é formado pelos municípios: Abaetetuba, Acará, Água Azul do Norte, Baião, Bannach, Barcarena, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Breu Branco, Cametá, Canaã dos Carajás, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Floresta do Araguaia, Goianésia do Pará, Igarapé-Miri, Itupiranga, Jacundá, Limoeiro do Ajuru, Marabá, Mocajuba, Moju, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, Oeiras do Pará, Ourilândia do Norte, Palestina do Pará, Parauapebas, Pau d'Arco, Piçarra, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, Sapucaia, São Domingos do Araguaia, São Félix do Xingu, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia, Tailândia, Tucumã, Tucuruí e Xinguara. 

É o maior polo turístico em termos da extensão territorial e heterogêneo no que diz respeito às características naturais e culturais, sendo prioritários para o turismo: Conceição do Araguaia, Marabá, Parauapebas, Tucuruí, Cametá e Barcarena. 

Conceição do Araguaia tem como atrativos turísticos o rio Araguaia, além de praias e ilhas. Marabá é uma grande referência, em toda região para a realização de feiras agro-industriais, seminários, congressos, simpósios e encontros dos mais variados segmentos, além de possuir serras, praias, rios e igarapés. Parauapebas possui como atrativo de maior relevância a Serra dos Carajás, onde está localizado o Parque Zoobotânico, o Núcleo Urbano e o Complexo Minerário da Vale. No seu território está localizado uma importante Unidade de Conservação que é a Flona Carajás, o que a credencia para o desenvolvimento de atividades de ecoturismo.

Tucuruí prosperou com as obras de implantação da hidrelétrica, projeto que sustentou a ampliação e qualificação de  infraestrutura básica e de serviços do município, além da pesca esportiva a hidrelétrica configura-se como uma atividade turística importante. 

Cametá, cidade que foi capital do Governo Cabano, possui um rico patrimônio histórico-cultural, casarões de azulejos, igrejas projetadas por Landi manifestações populares e atrativos naturais como praias, comunidades. Barcarena possui vocação natural para o turismo, que vai desde a exuberantes praias de água doce, até o patrimônio histórico e cultural, além do acesso, pois está muito próxima da capital, onde várias indústrias operam no local.

Independentemente de qualquer que seja a questão que tenha motivado, estamos sendo desprestigiado em algumas questões, ao que parece fomos rebaixados dentro do polo, perdemos espaço por questões políticas, nada a ver com o povo marabaense, a cidade não está presente com o seu inventário turístico. Todos os demais municípios possuem o seu, menos Marabá. 

Inventário Turístico

Água Azul do Norte                   Visualizar
Bannach                                     Visualizar
Barcarena                                   Visualizar
Breu Branco                                Visualizar 
Cametá                                        Visualizar
Canaã dos Carajás                       Visualizar
Conceição do Araguaia parte(1)  Visualizar
Conceição do Araguaia parte(2)  Visualizar
Conceição do Araguaia parte(3)  Visualizar
Curionópolis parte(1)                    Visualizar
Curionópolis parte(2)                    Visualizar             
Eldorado dos Carajás                   Visualizar
Goianésia do Pará parte(1)           Visualizar
Goianésia do Pará parte(2)           Visualizar
Goianésia do Pará parte(3)           Visualizar
Nova Ipixuna parte(1)                  Visualizar
Nova Ipixuna parte(2)                  Visualizar
Novo Repartimento                      Visualizar
Parauapebas                                 Visualizar
Piçarra                                          Visualizar
Santa Maria da Barreiras parte(1)  Visualizar
Santa Maria da Barreiras parte(2)  Visualizar
Santa Maria da Barreiras parte(3)  Visualizar
Tailândia                                         Visualizar
Tucuruí                                           Visualizar

O planejamento estratégico do turismo do Estado, com medidas que vão até o ano de 2020, apresentado em 2013 pelo secretário de turismo Adenauer Goes pretende otimizar e potencializar os polos turísticos com estrutura e qualificação profissional através do Prodetur, Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo. 

A medida de retirar Marabá do planejamento estadual, de fomentar suas potencialidades precisa ser revista e contradiz a postura do governo ao investir na construção do Centro de Convenções. Acredito que seja possível através do diálogo recolocar Marabá no inventário turístico da Secretaria de Turismo. Vamos aguardar a oportunidade para abrir o diálogo. Precisamos fomentar essa atividade econômica e vamos reestruturar esse segmento. Por fim, queremos que o prefeito João Salame reestruture a Secretaria Municipal de Turismo, criando as condições de receber os subsídios e contribuições relativas priorizadas pelo plano estratégico estadual do turismo.


Fontes: 
http://setur.pa.gov.br/content/programa-3  
http://ww3.belem.pa.gov.br/www/?p=3502 
http://www.zedudu.com.br/?p=36448

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF