terça-feira, 29 de setembro de 2015

Em Goiânia (GO) aplicativos facilitam serviços de taxi, mototaxi e ônibus

Aplicativos de celular que localizam mototáxis, táxis e ônibus têm facilitado a rotina dos goianienses. Sem fazer nenhuma ligação, o cliente pode solicitar o serviço particular de transporte ou ver quanto tempo demora para o veículo do transporte coletivo passar no ponto mais próximo. Uma empresa de Goiânia desenvolveu o “Taxxi”, que une três serviços. “Temos o chamamento de táxi, mototáxi e motofrete. É o único no mundo que tem os três serviços englobados”, afirma o desenvolvedor da ferramenta, o goiano André Lavor.

Outro aplicativo criado por uma empresa da capital goiana é o “Easy Taxi”, que serve apenas para pedir táxi. Ele já é usado em  200 cidades localizadas em 30 países. Mais de 500 profissionais já se cadastraram na ferramenta em Goiânia, que fornece ao cliente o modelo do carro, o número da placa e até uma foto do motorista.

O aplicativo mostra ao solicitante quais veículos que atendem às suas exigências estão mais próximos. O usuário escolhe e, posteriormente, o taxista aceita o pedido. “O passageiro, quando baixa o aplicativo, pode escolher a forma de pagamento. Então, quando ele escolhe cartão de credito, apenas os taxistas cadastrados quem têm a maquininha de cartão vão buscar ele. Hoje a nossa média de espera por passageiro é de cinco minutos. Então, facilitou bastante”, relata o gerente de operações, Danilo Catani.
Taxistas afirmam que o uso do aplicativo reduz custos, já que não pagam mais pela central de rádio. “O usuário não precisa gastar crédito do telefone, usa apenas a internet. Para o taxista, ele tem o custo zero também, ou seja, ele não precisa pagar por esta chamada”, afirma o motorista Adriano Barros.
Cada vez mais passageiros aderem ao “Easy Taxi”. Segundo os taxistas, por mês, eles atendem em torno de 300 clientes pelo aplicativo.
Usuários do transporte público também podem checar a situação dos veículos do transporte público por meio do aplicativo “Olho no Ônibus”, desenvolvido pela Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC). A ferramenta está em funcionamento há um mês. Ao tocar sobre o ponto de ônibus, o passageiro é informado, em tempo real, do itinerário dos ônibus que passam pelo local.
Todos os aplicativos podem ser baixados gratuitamente. Para baixá-los, você deve ir à App Store ou à loja do Android.
Fonte: http://g1.globo.com/goias/noticia/2014/07/aplicativo-criado-por-goiano-une-servicos-de-taxi-mototaxi-e-motofrete.html 

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF