segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Prêmio de Jornalismo em Turismo

Acreditar no potencial do turismo e dele extrair riquezas, é uma das potencialidades do turismo. Essa atividade nobre é considerado um dos maiores setores da economia do mundo, serve para dinamizar a economia de municípios, estados, nações e mesmo de continentes, basta pensar um pouco o que representa o turismo para a Europa. Na semana do turismo, que vai deste 21 e finalizando no dia 27 de setembro, data mundial estabelecida pela Organização Mundial do Turismo, acontecerá em Belém o 3º Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”.

Em 2013, no 2º Prêmio de Jornalismo os premiados estavam divididos em 5 categorias: jornalismo impresso, on-line, radiojornalismo, telejornalismo e fotojornalismo e concorreram 104 jornalistas de Turismo de mais de uma dezena de Estados brasileiros, três  jornalistas do Tocantins ocuparam lugar de destaque no II Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”. A jornalista Suzana Barros foi vencedora do terceiro lugar, do II Prêmio de Jornalismo em Turismo, na categoria webjornalismo com a matéria “Pará: um estado de parar o coração”. A reportagem foi publicada no Mearim, portal de notícias do Maranhão. A premiação foi realizada às 19h, do dia 28 de junho de 2013, na Estação das Docas, em Belém-PA.


Detentora de uma dezena de premiações na área, dentre elas o Prêmio Esso de Jornalismo – Região Norte/89, a jornalista Suzana Barros  disse que “escrever sobre o Estado do Pará sempre é muito surpreendente, porque é um estado grandioso, de muitas facetas: sejam elas relacionadas ao turismo, à cultura, à sua biodiversidade. A jornalista disse que a premiação foi algo revigorante na sua carreira.  “Independente de classificação, qualquer ser humano vibra ao ver um trabalho ser selecionado em meio a tantos concorrentes. O melhor de tudo é se perceber dando passos que marcarão, não somente a sua trajetória profissional, mas também  a sua vida”.


O Tocantins foi um dos estados que ganhou destaque neste prêmio realizado pela Paratur. Além de Susana Barros, as jornalistas Janete Monteiro e Mª Arienar também venceram o Prêmio de Turismo – Júri Popular, da categoria Jornalismo Impresso, com a matéria Alter do Chão – O melhor Lugar do Mundo (confira a matéria completa aqui no site da Abrajet). As jornalistas abrajeteanas fizeram reportagens especiais sobre os atrativos turísticos do Pará quando participavam do 28º Congresso Nacional da Abrajet, realizado em setembro de 2011, em Belém-PA.

A abertura dos trabalhos acontece nesta segunda-feira (21) com a presidente da Associação Brasileira de Blogs de Viagens (ABBV) a jornalista Silvia Regina Oliveira Matar editora do site Matraqueando, especializado em viagens e gastronomia com fará a palestra: “O turismo e as mídias sociais”, no Teatro Maria Sylvia Nunes, da Estação das Docas. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), seção Pará, e secretarias de Estado de Comunicação (Secom) e de Turismo (Setur), com apoio do Sindicato dos Jornalistas (Sinjor) e da organização social Pará 2000, cuja programação será aberta a estudantes de jornalismo e turismo, imprensa e autoridades do trade. 


O Governo do Estado reconhece o turismo como importante atividade econômica geradora de desenvolvimento sustentável e qualidade de vida aos que vivem e aos que visitam o Pará. Este Prêmio simboliza esse reconhecimento e presta homenagens aos profissionais de comunicação e simpatizantes da causa em nome do pioneiro do turismo e do jornalismo especializado paraense em sua ligação com a Europa através de Portugal, o comendador Joaquim Marques dos Reis ", diz o secretário de Turismo do Pará, Adenauer Góes.


"Além da imprensa especializada e dos cadernos e programas de turismo da mídia tradicional, cada pessoa sempre foi uma importante peça na divulgação do turismo de uma cidade ou região. Agora, com as redes sociais, isso foi potencializado. Seja alguém que visitou ou um morador da região, publicando na rede e levando para centenas, às vezes milhares, de pessoas a sua experiência e estimulando outras a conhecer e fazer turismo, movimentando a economia. Nesse contexto, é importante debatermos o potencial, positivo e negativo, das redes na promoção do turismo", destaca o Secretário de Estado de Comunicação, Daniel Nardin. 



Posse da nova diretoria ABRAJET 

Na ocasião, também ocorrerá a cerimônia de posse da nova diretoria da Abrajet Pará no biênio 2016/ 2017. No Pará, a associação existe desde 2006, tendo representação ativa no Conselho Municipal de Turismo de Belém (Comtur) e no Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur).



Eu não perderia a: Palestra “O turismo e as mídias sociais”. Segunda-feira (21), às 18h, no Teatro Maria Sylvia Nunes, da Estação das Docas (Boulevard Castilhos França, s/n, Campina). Inscrições gratuitas no local, no dia do evento.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF