terça-feira, 14 de março de 2017

Igreja de São Félix será reaberta em abril

Padre Aelson revela muito carinho pela Igreja de São Félix
Há uma igreja que recebe muito de carinho da comunidade católica marabaense. Não é a toa, trata-se da Igreja de São Félix de Valois, padroeiro da cidade, Santo de muita devoção, que foi a primeira a ser construída na cidade. Prédio histórico tombado em 5 de abril de 1993, está localizada na Praça Cipriano Santos, também chamada de Praça São Félix, na Marabá Pioneira e representa muito da história da cidade e é considerado por muitos como uma identidade cultural. O Padre Aelson Nunes é o pároco da Paróquia de São Félix de Valois e da Catedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Além de ser um marco religioso e também um marco cultural, expressa muito da identidade de um povo que aqui chegou, da vida do povo que nasceu e cresceu no entorno dessa igreja. Antes a Marabá Pioneira era somente da Igreja de São Félix para baixo, no bairro Francisco Coelho, aqui gerou e gestou a vida do nosso povo, enfatiza Padre Aelson.



Félix de Valois foi canonizado em 1666

Batizado com o nome de Hugo e filho da casa real de Valois da França, mudou o nome para Félix para ficar no anonimato quando se tornou eremita. De alma caridosa e despojada de vaidades dava aos pobres tudo que podia. Ainda na juventude decidiu aceitar o chamado de Cristo para a vida religiosa. E o dia 20 de novembro corresponde a data de seu falecimento. A devoção ao Santo São Félix de Valois foi trazida pelos padres dominicanos, os primeiros missionários que chegaram e fizeram a prelazia de Conceição do Araguaia. Vieram por Conceição do Araguaia e chegaram e espalharam por aqui essa grande devoção.

Os festejos começam do padroeiro ocorrem a partir de 11 de novembro com uma carreata pelas ruas da cidade de Marabá e no Núcleo do São Félix Pioneiro. A partir do dia 12 começam as missas e as novenas em honra ao Santo. No dia 20, que é o dia do Padroeiro ocorrem as missas, novenas e a noite social na praça.



Uma nova Igreja será entregue em Abril

A construção atual é de 1928, a construção anterior era pequena como pagamento de uma promessa de Acácio Santana que a construiu. No entanto, veio a enchente de 1926 que a destruiu totalmente. Foi construído então este prédio atual cujas obras foram concluídas em 1928.

Atualmente está passando por uma reforma geral. Estamos trocando todo o telhado de madeira, trocando o forro de gesso, a parte elétrica, todo o piso. Não mexemos na fachada e estamos pintando com as cores habituais.  Ao terminar a reforma, no mês de abril (segunda quinzena), vamos nos esforçar para colocar alguém para ficar durante o dia para receber os visitantes. Quem nasceu em Marabá ou se mudou para outro lugar poderá visitar de segunda a sábado, para as missas e para conhecer a primeira igreja de Marabá, nos horários das missas e nos horários para os visitantes.

Conhecer a igreja é conhecer a vida e a história do povo marabaense, quem foram os primeiros moradores, o que aconteceu ao redor, aqui está um símbolo de identidade da história e da cidade de Marabá. Geralmente após a construção de uma igreja se cria uma comunidade, as pessoas constroem suas casas e logo se torna uma cidade.

Não só na questão do turismo, mas, quem desejar conhecer a historia de Marabá vai querer conhecer uma igreja e a de São Félix de Valois foi a primeira construída em Marabá. Saberá sobre o começo da cidade, da espiritualidade e também a arte e a cultura do lugar. A igreja está totalmente preservada, sua fachada é a mesma, é um patrimônio religioso, cultural e arquitetônico e é sempre bem vinda a ideia do turismo religioso. Quem vir vai querer conhecer a cidade, os seus aspectos sociais, culturais e religiosos, poderá visitar a Igreja de São Félix de Valois que vamos estar de portas abertas.


Obras, muitas obras

A Igreja Matriz de São Félix está sendo totalmente revitalizada, muitas obras para devolver a comunidade uma Nova Igreja. Entre os serviços estão a troca de toda a madeira do telhado, linhas, tesouras, caibros e ripas, também a parte elétrica que precisou ser refeita com a troca de fios e cabos. As máquinas das centrais de ar saíram da fachada e foi colocada na parte de trás. O forro do teto agora é acartonado em forma de colmeia no centro da igreja, nas laterais e no Parlatório, no Presbitério foi feita uma cúpula, dando um aspecto de circularidade.

Novos cabos de som foram instalados valorizando o funcionamento das caixas de som próximo ao presbitério em direção aos devotos, retorno de som para para o parlatório e um retorno e  sub-woof debaixo da mesa onde são colocados os vasos sagrados.

Todo o piso da igreja foi trocado, não estavam muito bons, agora, são duas cores, o verde Ubatuba e Branco Siena, ambos pedra granito. No meio da igreja está sendo formada uma figura de uma Cruz que começa na porta central e termina no presbitério e os braços da cruz serão em cima do presbitério (cor verde Ubatuba). 

Foi construída uma rampa para cadeirante para acesso a uma das portas da frente e toda a calçada será revitalizada, sem alterar as reais características da Igreja que receberá também pintura externa. Viva São Félix de Valois!

A igreja é a casa de Deus, sempre temos uma boa acolhida, sejam para as orações, missas ou apenas para visitação. Sejam sempre todos bem vindos. A Igreja estará com as portas abertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF