quinta-feira, 9 de março de 2017

Itupiranga do Pedral do Lourenção é Show!

Foto da Internet
Por muitos anos a gente ouviu falar de crescimento da região, progresso e aumento da população, muitos não se atentavam que crescimento pode vir acompanhado de desenvolvimento e, neste caso, o crescimento não trazia solução para seus problemas, pelo contrário, ocorreu uma onda de invasões de terrais rurais e no espaço urbano e todos preocupados, observavam o aspecto do crescimento. Aliás, o desenvolvimento vem através de ação em diferentes frentes, inclusive com o desenvolvimento turístico. pois bem, ainda hoje percebemos que muitos gestores estão de olhos vendados ao potencial turístico que possui. A encantadora cidade de Itupiranga, objeto de postagem de hoje, precisa apresentar o seu potencial, que não é pouco.
A oferta turística do município, ou melhor, o Inventário da Oferta Turística precisa ser atualizada, mas, é somente um município entre tantos que deixam de gerar receitas com suas belezas naturais. Vamos tentar levantar alguns pontos fortes desta cidade acolhedora e encantadora. Adoro Itupiranga.

O município de Itupiranga foi fundado por volta de 1896, por extratores de caucho, vindos do Estado de Goiás. O nome Itupiranga é proveniente do Tupi e significa Lago Vermelho ou Cachoeira Vermelha. Inicialmente pertencia ao município de Baião, sendo desanexado desse território no ano 1915, passando a fazer parte do município de Marabá, do qual figurou como distrito mediante a Lei n° 8, de 31 de outubro de 1935. Pelo Decreto-Lei n° 3.131, de 31 de outubro de 1938, que estabeleceu a divisão territorial do Estado, a vigorar no qüinqüênio 1939 – 1943, Itupiranga continuou a fazer parte de Marabá como distrito. O Decreto-Lei n° 4.505, de dezembro de dezembro de 1943, manteve a mesma divisão territorial para o qüinqüênio 1944-1948. Pela Lei n° 62, de 31 de dezembro de 1947, os distritos de Itupiranga e Jacundá foram desanexados de Marabá para formarem o município de Itupiranga, o qual foi instalado no dia 14 de julho de 1948. Gentil Bittencourt Cohen foi eleito e empossado como primeiro Prefeito do Município. Como o disposto na Lei n° 158, de 31 de dezembro de 1948, o Município era formado pelos distritos de Itupiranga e Jacundá. A Lei n° 2.460, de 29 de dezembro de 1961, elevou o distrito de Jacundá a categoria de Município. Com isso, a parte que correspondia ao seu território foi desanexada do município de Itupiranga. 

É importante dar maior visibilidade para a comunidade, para os investidores e dos demais interessados, informações gerais que servirão de fonte para pesquisas, estudos e consultas ao alcance de todos. Itupiranga possui uma área de 7.880.109 km² e população de (estimativa do IBGE 2016) 51.806 habitantes. Atualmente Itupiranga recebe um grande fluxo de visitantes no período de julho a agosto, quando ocorre o surgimento das diversas praias fluviais existentes ao longo do rio Tocantins. Em relação a infra-estrutura, ainda é modesta no que se refere aos serviços de hospedagem e alimentação. O acesso aos principais atrativos é realizado via fluvial.



Esta cidade vai lhe encantar - O show vai começar


Praia do Macaco

Crédito: Férias.tur
Está na margem esquerda do rio Tocantins, dista da sede do município 2 km. Com uma extensão de aproximadamente 3 km, possui algumas sombras e ao centro poucas sarans (vegetação típica) e grande concentração de botos nos arredores. O meio de acesso é o fluvial, tendo como transporte utilizado o barco, a lancha e a rabeta (canoa com motor), levando-se cerca de 20 minutos para se chegar ao atrativo, que para conhecer gasta-se mais ou menos 2 horas. A Praia do Macaco é um dos maiores atrativos naturais, tendo nos meses de junho, julho e agosto grande fluxo de visitantes em decorrência da programação de veraneio.  Durante o verão, são construídas barracas rústicas cobertas de palha de côco, que prestam serviços de bar e restaurante com uma culinária cuja especialidade são peixes da região, tais como o Tucunaré, a Pescada etc.

Praia da Rinha

Praia com águas limpas, ao seu lado esquerdo possui uma vegetação alta que proporciona grandes sombras. A areia é grossa e amarela, tendo nos meses de junho e julho seu maior fluxo de visitantes. É habitat natural de várias espécies de aves e animais. Localizada à margem esquerda do rio Tocantins, fica à 3 km da sede municipal. O acesso dá-se por meio fluvial, onde o tipo de transporte utilizado são barcos de linha comercial. Partindo da sede municipal, leva-se cerca de 30 minutos para se chegar à praia. Por via terrestre, são aproximadamente, 15 minutos por estrada não pavimentada (piçarra). O atrativo possui uma extensão aproximada de 4 km e o tempo para conhecer , partindo da sede, é de 2 horas. 


Praia da Alegria

Essa pequena praia está localizada à margem esquerda do rio Tocantins, próximo à praia da Rainha, com pequenas e grandes árvores às suas margens e com uma área de 1 km de extensão. A uma distância, da sede do município, de 30 minutos por via terrestre em estrada não pavimentada e 30 minutos por via fluvial. O meio de transporte terrestre utilizado com frequência são as Kombis, motos e bicicletas, de propriedade particular. O tempo ideal para conhecê-la é de aproximadamente 1 hora. 


Praia do Jacaré

No centro do rio, possui aproximadamente 3 km de extensão e dista da sede cerca de 2,3 km. O acesso dá-se somente por via fluvial, através de barco comercial, lancha e rabeta. Do município à praia do Jacaré são 25 minutos, levando-se cerca de 4 horas para conhecer o atrativo. Com a extensão de uma ilha, em seu lado direito encontra-se pequena vegetação constituída de pequenas árvores e plantas rasteiras. Durante a evasão do rio encontra-se nessa margem vazanteiros ribeirinhos e o cultivo de milho, mandioca, abóbora, mamão, melancia etc.  


Ilhas Fluviais - O Show de atrativos continua


Ilha do Aristides

Na margem esquerda do Rio Tocantins, apresenta uma área de 20 hectares e dista da sede do município cerca de 15 minutos e tem a via fluvial como meio de acesso. É uma ilha onde se encontram árvores de grande porte, como a mangueira. Ao centro encontram-se lagos e pequenas praias. Estima-se um tempo de aproximadamente 1 hora para conhecê-la. 


Ilha do Ipixuna

Ilha de Ipixuna - Foto de Miguel Rodrigues
Com área de 400 hectares, dista da sede municipal cerca de 2h30m e localiza-se à margem direita do Rio Tocantins. Tem como meio de acesso a via fluvial. Na Ilha encontram-se cidades residenciais antigas com muitas fruteiras e o antigo prédio da Prefeitura. O tempo para conhecer é de 5 dias. 


Ilha dos Garimpeiros ou Diamantes
Na margem direita do rio Tocantins, possui uma área aproximada de 50 hectares. Dista da sede do município 1h40m. O acesso dá-se por via fluvial. Para conhecê-la, o tempo ideal é de mais ou menos 1 hora. 


Ilha da Samaúma

Localizada à margem direita do Rio Tocantins, tem uma área aproximada de 20 hectares. Dista da sede do município por via fluvial cerca de 1h30m, através de barco de propriedade de pescadores com capacidade para 10 a 15 pessoas. O tempo necessário para conhecê-la é de 1 dia. 


Ilha das Cobras

Com uma área de 600 hectares, está localizada à margem esquerda do Tocantins. Dista da sede do município cerca de 3 horas e tem seu acesso por via fluvial. 


Ilha de Santo Antoninho

Está localizada à margem esquerda do Rio Tocantins e distante da sede do município aproximadamente 2 horas por via fluvial. Dispõe de uma área de 500 hectares.


Esta é uma cidade de muitos atrativos, mais um show


Rio Cajazeiras

O Rio Cajazeiras é um afluente do Rio Tocantins. Com seus grandes pedrais formam corredeiras de águas frias e às suas margens possuem representações da flora e fauna típicas da várzea e igapó. Podem do ser avistadas diversas espécies de aves e algumas espécies de primatas. Com uma área indefinida, localiza-se no Distrito de Cajazeiras e dista da sede do município 25 km. O percurso é feito por estrada não pavimentada através de kombis, ônibus e vans. No decorrer do percurso pode-se observar vilas rústicas, cachoeira, praias e grandes vegetações. Nessa região há predominância de peixes como o Tucunaré, Pescada, Curimatã, Filhote, Pirarucu, Surubim, etc... A área de confluência do Rio Cajazeiras com o Rio Tocantins, já influenciada pelo Lago de Tucuruí, é uma das regiões mais largas da bacia hidrográfica do município.


Região dos Lagos

É uma região composta de pequenos e grandes lagos, propícios à passeios e pescarias e que estão localizados às margens esquerda e direita do rio Tocantins. O acesso é feito através do rio ou de furos, utilizando-se como transporte o barco, a lancha e a canoa (por trilha). Nessa região existem 42 lagos, entre eles destacando-se: Perto, Justino, Otacílio e Miranda. O tempo para conhecer os atrativos varia de 10 minutos a 5 horas.  


Corredeiras do Lourenção ou Tapitariquara

A Cachoeira do Lourenção está localizada em frente ao vilarejo de Santa Terezinha do Tauri e possui grandes pedrais em águas correntes do rio Tocantins. O seio da Tapitariquara (significa o tocar da tartaruga macho) propicia banhos ao visitante e é cercada por uma vegetação densa com árvores como, o Ipê, Castanhais, etc. 

A empresa DTA Engenharia Limitada venceu a licitação para realização das obras de derrocamento do Pedral do Lourenço, a obra consiste no desgaste do pedral que impede a passagem de comboios de carga no período em que o rio fica mais raso, geralmente entre os meses de setembro e novembro. Ninguém fala do potencial turístico do lugar, de passeios pelo rio saindo de Marabá, por exemplo, passando na linda Itupiranga e chegar até Tucuruí ou mesmo continuar uma viagem até Belém, tudo isso e possível e chamamos isso de desenvolvimento turístico e ganhos contínuos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF