quarta-feira, 15 de março de 2017

Uma tarde com beneficios

Junto com Joseni Soares (à direita)
Com a participação de vereadores, empresários, do Secretário da Indústria e Comércio Ricardo Pugliese, lideranças do comércio, de entidades do Sistema "S", do Juiz Jonathas Andrade, dos Consultores da Organização Internacional do Trabalho Dr. Ulrick Harmes Liedtke e Patrícia Lima, foi realizado neste 14 de março tarde às 16:30 horas uma reunião com o objetivo de discutir a promoção do Desenvolvimento Econômico Local de Marabá e de municípios da Região de Carajás. Vários aspectos positivos visando uma transformação foram apresentados aos presentes, segundo o potencial apresentado por cada convidado, ou seja, das Vantagens Naturais Dadas, que são muitas, que vão da água em abundância, localização privilegiada, potencial mineral, logístico e etc. Também, das Vantagens Criadas como é o caso o turismo, prestação de serviços, comércio, atrativos turísticos e culturais abundantes, posicionamento estratégico, formação de mão de obra com a ação das universidades e do agronegócio.
Também, das Vantagens Competitivas desse polo regional, aeroporto, recursos naturais, sistema modal e etc. 

O projeto de Desenvolvimento Econômico Local promete atitudes concretas a partir do diálogo, não é o caso de uma receita pronta, mas, fruto de articulação local e tem como objetivos gerais de: criar oportunidade de práticas e aprender o gerenciamento de projetos; de superar a fragmentação, estimular o trabalho em redes, fazer o Capital Territorial (social), com importância nas coisas intangíveis que é às vezes são mais importantes que as tangíveis; criar confiança e capital social entre os atores locais; desenvolver uma perspectiva comum de desenvolvimento econômico local com objetivos, instrumentos, estrutura de gestão entre outras. 

Esta tarde foi maravilhosa, ouvir o Dr. Ulrick (alemão) falar tão bem sobre o nosso potencial turístico não tem preço. Ele falou muito do potencial dos rios da cidade, do aeroporto, do shopping, da localização e isso é muito importante. A cidade tem um aeroporto que facilita muito, saiu de São Paulo que é o centro do país e chegou facilmente aqui. Ressaltou que o turismo ainda é um potencial não explorado, aproveitado. Para ele a coisa parte das hipóteses e precisam ser testadas.


A Agenda do Trabalho Decente tem uma agenda de ações, novas reuniões serão programadas com o setor produtivo da cidade. Para continuidade destas ações serão identificados articuladores do setor empresarial, do executivo, lideranças da cidade, do setor turístico entre outros, para se criar uma coordenação dos projetos com outros municípios, para que seja realizado no prazo de 3 a 6 meses um diagnóstico dos municípios. 

Estive nesta programação como representante do Sindicato do Comércio Varejista de Marabá - Sindicom, do qual participo como diretor. E o título desta postagem nada falei. Mas, foi uma tarde com benefício. Saber que muitos apostam no potencial turístico da cidade como fator de transformação é maravilhoso. Outra coisa muito significativa que ouvi, da proposta de desenvolvimento de baixo para cima, de como estimular as Micro e Pequenas Empresas como elemento importante de desenvolvimento econômico e da possível criação de uma Agência de Desenvolvimento Regional. De parabéns os organizadores, todos os presentes que puderam sentir o quanto temos e podemos realizar as mudanças. Valeu Dr. Ulrick, Dra. Patrícia, valeu Ricardo Pugliese, valeu Dr. Jonathas por esta tarde com benefícios.

Artigo produzido por Francisco Arnilson de Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF