terça-feira, 21 de março de 2017

Em Marabá, Oficina de atualização do Mapa do Turismo

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, na Nova Marabá, sediará por todo o dia de hoje (21/03), começando às 9h da manhã, a Oficina de Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro 2017, É a oportunidade que os gestores precisam para se inserir em meio a política nacional do turismo, no qual, contempla a participação dos 45 municípios do Polo Araguaia Tocantins, onde foram convidados os prefeitos e os secretários de turismo ou equivalente. Mesmo os municípios com potencial turístico ou sem potencial deverão participar, pois, o turismo é um conjunto de atividades que consegue integrar diversos municípios, todos sendo beneficiados, mas, no entanto, poucos gestores compreendem a importância desta vocação, não dão o devido valor e perdem a oportunidade de inserir o seu município, habilitá-lo para o desenvolvimento de suas potencialidades como forma de geração de renda. A oficina será conduzida pela Secretaria de Estado de Turismo, com a presença do Dr. Adenauer Góes nosso Secretário e técnicos.



O Polo Turístico Araguaia-Tocantins

O Polo Araguaia-Tocantins é grandioso e envolve municípios de quatro regiões de integração, municípios distantes e de culturas assimétricas, como por exemplo Barcarena e Conceição do Araguaia, verdadeiros extremos, conheça agora as regiões que compõem o polo, em negrito a cidade sede de cada região:

Araguaia (15 Municípios): Água Azul do Norte, Banach, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Ourilândia do Norte, Pau D'arco, Redenção, Rio Maria, Santa Maria da Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã e Xinguara.

Carajás (12 Municípios ): Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Marabá, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.

Tocantins (11 Municípios) : Abaetetuba, Acará, Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju, Oeiras do Pará e Tailândia.



Lago de Tucuruí (7 Municípios): Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí.



Encaminhamentos da Oficina de Atualização:

A Oficina visa informar e sensibilizar os novos gestores, muitos deles no poder pela primeira vez, os secretários, sobre como estruturar os seus municípios para o desenvolvimento turístiaco, na ocasião, os prefeitos presentes deverão assinar o Termo de Adesão do Programa de Regionalização do Turismo, onde, para a realização de atos consecutivos com o Ministério do Turismo precisam comprovar a existência de dotação orçamentaria para a pasta, ter o setor para gestão municipal, as leis municipais e o funcionamento do Conselho Municipal de Turismo. Enfim, é uma parceria e os municípios precisam demonstrar que vão seguir o desenvolvimento deste conjunto de atividades, senão, não valeu nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF