À direita o empresário Adriano mostra potencialidades do Pará. |
Descobrir novas atrações passa a ser um desafio. Lugares muito explorados já não conseguem apresentar novidades. Assim, para diversificar é preciso encontrar outros pontos, outras cidades. E, Marabá é uma novidade no Estado do Pará com a sua riqueza ambiental (de flora e de rios), cultural e inúmeros atrativos não vistos ou comercializados pelo turismo. E a participação de Marabá no stand do Pará no Hiper Feirão de Viagens Flytour foi de grande importância para o desenvolvimento do turismo do Estado e do Município na mostragem de produtos novos, embora, o do município de Marabá ainda precisam ser desenvolvidos, entretanto já está sendo mostrado todo o seu potencial.
O empresário do setor turístico, Adriano de Araújo Brito comercializa produtos turísticos do Pará e Maranhão nos deixou um importante recado: desenvolver o potencial turístico é uma missão dos empresários. É dele a tarefa de investir, de ser o condutor, puxar as rédeas e funcionar independente do poder público. Essa é uma visão de longo prazo de como fornecer produtos turísticos, ter a iniciativa e descobrir nessa ferramenta uma condição de desenvolvimento para a região. Um ponto potencial precisa ser visto com algumas condições como: apoio, acesso, formas de localização, estruturas de passeios, atividades turísticas tanto em caminhadas quanto em atividades panorâmicas, quanto em pesca, em contemplação, são diversos nichos que podem ser trabalhados em uma região. O potencial de Marabá é considerável, com paisagens naturais que podem ser conhecidas como um produto turístico, porém, isso foi a natureza que deu isso ao homem, e este precisa trabalhar para fazer funcionar, fazer com que o mundo conheça e sinta vontade de comprar um pacote e vir a conhecê-lo.
As estruturas bases para um ponto turístico, segundo o empresário Adriano são: um pouco de infraestrutura, pessoas capacitadas, agentes de viagens, guias de turismo, motoristas, você consegue que um local de natureza bela vire um produto turístico a partir do momento em que você estruturar esse ponto deve fazer a divulgação e vai conseguir transformá-lo num produto turístico e divulgar nas operadoras de turismo, nas agências para serem colocados nas prateleiras e que o público final consiga enxergá-lo e sinta o desejo de comprar, de conhecer e compreender a cultura do local, o que pode fazer, que paisagem vai ter, o que vai ver de diferente nessa região. O importante é ter a iniciativa de ir lá e fazer. E você vai conseguir estimular uma região. O turismo é uma atividade que trás renda, é uma indústria sem chaminé, trabalha com os atrativos que há numa região e movimenta restaurantes seja pequeno, médio ou grande, movimenta o setor de artesanatos, hotelaria, lanchonetes, transportes, shoppings centers, enfim, são muitos setores agra gados que se beneficiam da renda de turismo.A cidade só tem a ganhar e o empresário precisa tomar a iniciativa.