Momento de lazer na Praia do Tucunaré. Marabá tem a felicidade que o Turista busca. |
São muitas as atrações com destaque para os rios Tocantins (que oferece no seu leito diversas praias, inclusivea do do Tucunaré) e Itacaiúnas. No rio Tocantins é possível a pesca esportiva e a prática de esportes aquáticos. Aliás, no quesito de praia fluvial temos outras opções como a Praia do Geladinho (no São Félix), com vista para a Ponte Rodoferroviária onde passa o trem de minério e de passageiros da Vale, Praia do Espírito Santo, Do Meio, entre outras.
Em termos religiosos a cidade comemora o Círio de Nazaré com 150 mil participantes, além de abrigar ao Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, a Igreja de São Félix de Valois, padroeiro, cuja pronúncia é Valoá, foi construída em década de 1920 e destruída na cheia do Tocantins em 1926, sendo reerguida no mesmo local. Os festejos de São Félix ocorrem no mês de novembro e duram 10 dias com procissões e vários eventos religiosos e culturais.
Na cidade temos o Parque Zoobotânico que logo passará a categoria de zoológico. Esta área próxima do centro urbano tem uma grande diversidade de fauna e flora. Também vamos inserir neste rol a Reserva Biológica do Tapirapé, Unidade de Conservação totalmente em território marabaense e ocupa uma área de 103 mil hectares, abriga espécies ameaçadas de extinção como a jaguatirica e a onça pintada.
Marabá abriga a Fundação Casa da Cultura entidade que congrega no seu interior os museus de arqueologia, de artesanato indígena e regional, filatelia, numismática, a Casa do Castanheiro, pinacoteca e quadros das Lendas Regionais, além de abrigar o Grupo Espeleológico de Marabá responsável por descobrir, explorar, documentar e preservar as cavidades geológicas naturais como cachoeiras, estruturas miniformes e etc. Fez importantes descobertas na Serra das Andorinhas no município de São Geraldo do Araguaia de muitas cavidades, cachoeiras e sítios
arqueológicos.
Registramos oportunamente a originalidade de nosso artesanato, nossa culinária com muito tempero paraense e o jeito marabaense, nossos grupos de danças típicas, nossa riqueza ambiental, o ecoturismo, esportes náuticos, o ciclotur, a trilha de bike, nossa Balsa de Buriti, artefatos arqueológicos, nossas praias, nosso futuro Centro de Convenções (em obras), na linda Orla, nossa pecuária, nosso Shopping Pátio Marabá, nossa ponte rodoferroviária e o trem de passageiros, nossos passeios de barcos, nosso aeroporto recém ampliado e remodelado, nossos eventos culturais e nossa gente. Como empresários temos um árduo trabalho pela frente, será pensado e executado de forma coletiva, é a união que produzirá um resultado muito satisfatório para todos. Os que acreditarem nesta vocação, vamos à luta, que trabalha sempre alcança, vamos?
Como disse o Sr. Michael Barkoczy presidente da Flytour Viagens: "Marabá tem tudo que o Turismo precisa".