|
Arnilson, uma Turista, Deoclésio (Setur) e Bonna (empresário) no stand do Pará. Foto tirada por Pedrinho. |
A Cidade de Marabá participou pela primeira vez do Hiper Feirão de Viagens Flytour, na cidade de Santos no Estado de São Paulo, realizado de 7 a 9 de outubro. É uma festa para agradar aos turistas e compradores de passagens e pacotes turísticos. Muitos países se fizeram presentes, entre eles Estados Unidos, México, Canadá, Jamaica, Uruguai, Peru entre outros. Também, muitos stands institucionais de governos estaduais, como o do Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco apenas para citar alguns, além de prefeituras como a de Santos, de Natal e Porto Seguro.
|
Alyson e Deoclésio (Setur) e Pedrinho (ao centro) |
No stand do Governo do Pará estiveram presentes representantes da Secretaria de Estado de Turismo (Deoclésio e Alyson), empresários (Bonna e Adriano) que operam pacotes turísticos e o Conselho Municipal de Turismo de Marabá (Francisco Arnilson e Pedrinho Correa) e um representante do Legislativo Municipal (Pedro Correa). Foi uma grande oportunidade aproveitada, a nossa visão praticamente se abriu para a realidade que pretendemos modificar e dar um futuro melhor.
Muitos dos participantes institucionais mostraram suas Cidades e seus Estados com muita satisfação, realmente é uma oportunidade para dizer de tudo de bom e maravilhoso, das coisas diferentes, exóticas e até mesmo rústicas com muito entusiasmo. Fiquei feliz em ver nossos companheiros, em vários momentos, eu flagrei os caras falando de tudo que Marabá tem, da duração de uma viagem de avião que dura em torno de quatro horas, da Castanha-do-Pará, da Praia do Tucunaré e etc. Eles foram Embaixadores de Marabá com muita credibilidade.
|
Painel retrata com imagens as regiões do Pará. |
O stand do Pará tinha muitos atrativos, farto material impresso, vídeos, chaveiros de brindes (de Castanha-do-Pará produzidos em Marabá), bombons de Cupuaçú e de Castanha, das fitinhas do Círio de Nazaré, além dos sachês do Cheiro do Pará, enfim, cores, sabores e aromas atraiam visitantes. O bom é que podemos conversar com pessoas que procuram lugares desconhecidos e que oferecem opções junto a natureza, dos rios, animais e florestas, querem andar de trem, de barcos (eles chamam de Chalanas) e etc.
|
Marabá é apresentado pelo empresário Adriano Brito |
Percebemos que o Estado do Pará precisa ser mais mostrado, apresentar o que tem ao turista. Eles perguntam o que podem fazer em Belém se forem visitar, passar 5 ou 7 dias. Querem saber aonde podem chegar com a facilidade dos voos. O pensamento é comer bem, conhecer lugares bonitos, passear, fazer o turismo de aventuras e etc. E o mesmo raciocínio também valeu para Marabá, fomos instigados a responder sobre o potencial da cidade e arredores.
|
Turistas folheiam a Revista de Marabá |
Para quem não conhece, a Cidade de Santos possui excelente estrutura urbana, limpa, organizada, tem praias e vive do Porto de Santos, do Turismo e do Comércio. Ainda não tinha visto um lugar com tantos idosos e aposentados, pessoas com alto padrão econômico. Muitos nos visitaram e até já conhecem um pouco do Pará, como Barcarena, Belém e Santarém. Pois é, as pessoas não sabiam nada de nossa cidade.
A nossa participação se fez mediante a abordagem aos que se aproximavam. Nós percebemos o interesse em informações novas, de lugares desconhecidos. Nosso trabalho foi o de mostrar o que a cidade tem através de imagens da Revista Turística de Marabá e foi um show esse material. Tanto que algumas pessoas, após muitas perguntas se identificaram como operadoras de turismo e que a cidade tem o que eles procuram, principalmente por coisas inusitadas, diferentes, ligadas à natureza e negócios, sem contar, que não há pacotes sendo vendidos.