sábado, 15 de outubro de 2016

Em Goiânia a Secretaria de Turismo tornou-se Agência

Não sabemos se teremos em Marabá uma Secretaria de Turismo, um departamento ou se nada. O que virá ainda é incerto para todos nós, mas, em Goiânia temos uma nova denominação para as Secretarias de Turismo, talvez com atuações diferentes, pois, para o município ela funciona desde junho de 2015 como a Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul) tem como presidente Sebastião Peixoto Moura. O gestor tem pela frente a coordenação de uma nova pasta que nasceu a partir da reforma administrativa feita pelo prefeito de Goiânia, Paulo Garcia. Pela primeira vez na história do município, a administração cria uma autarquia com autonomia na gestão turística e de lazer, ato que garantirá a melhor governança com sustentabilidade fiscal e desenvolvimento urbano e sociocultural inclusivos.


A Agência terá como equipamentos de sua responsabilidade e gestão para a promoção e consolidação de políticas públicas o Parque Mutirama e o Parque Zoológico, ambos na região central; os dois Clubes Populares, sendo o Clube do Povo do Setor Alto do Vale, na região Noroeste, e o Clube do Conjunto Morada Nova, na região Sudoeste, revitalizado em 2010. Além desses, há também a Praça da Juventude do Jardim das Aroeiras, localizada na região Leste, construída em 2012.

Por decisão do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, serão construídos mais 19 Centros esportivos, culturais e de lazer na cidade. Haverá a revitalização e reforma do Largo do Lyceu e a confecção e instalação de Placas de orientações turísticas na cidade. Intervenções que serão feitas por meio de parcerias e contratos de repasses do Governo Federal com contrapartidas mínimas do município. O total de investimento é na ordem de R$ 25.848.281,17. Tais iniciativas instrumentalizam a Agetul para a execução das citadas políticas, pois iniciou enquanto ainda Semel (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer), Seturde (Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico) e Setel (Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer) a captação desses recursos no governo federal, via Ministérios do Esporte, dartCultura e do Turismo para essas construções. São elas: Praça da Juventude do Setor Novo Horizonte, o Centro Esportivo e de Lazer do Jardim Guanabara II, a primeira etapa do Clube do Povo do Residencial Rio Jordão, as nove praças esportivas e de lazer nos setores Jaó, Santa Genoveva, residenciais Orlando de Morais, Jardins do Cerrado IV, Tempo Novo, Buena Vista III, Santa Fé, Itaipu, Morada do Sol e Jardim Marilizia; dois Centros das Artes e dos Esportes Unificados (CEUs), um no Residencial Buena Vista IV e outro no Residencial Jardins do Cerrado I, a quadra poliesportiva coberta e a pista de skate, ambas no Bosque Botafogo, dois Centros de Iniciação ao Esporte (CIEs), sendo o CIE Residencial Jardim do Cerrado III e o CIE Residencial Buena Vista III.

São expectativas da nova pasta otimizar os recursos financeiros e humanos, requalificando e capacitando os funcionários e técnicos dos parques Mutirama e Zoológico. O intuito é aumentar o público visitante local e turístico, promovendo melhorias no atendimento dos visitantes e oportunizando maior satisfação dos serviços, brinquedos e da Educação Ambiental. Queremos também aumentar os recursos financeiros, materiais e humanos da Agência para que propiciem - com mais qualidade e eficiência - a execução de serviços e projetos de lazer, desenvolvidos pelas suas diretorias e gerências de Turismo, Eventos e Lazer. Além disso, trabalharemos para realizar uma gestão inovadora do Turismo, estruturando e implantando o Turismo de Negócios e de Compras como uma das principais atividades econômicas do município. A ideia é gerar mais renda e empregos e consolidar Goiânia como o principal destino de turismo de negócios da Região Centro-Oeste. Por fim, tentaremos implantar também novos projetos e articulações com o trade turístico da cidade.

Entre os novos desafios estão, de se promover cada vez mais parcerias público privadas para realizarmos ampliações, reformas, manutenções periódicas e construções de recintos, equipamentos, infraestruturas no Zoológico, no Mutirama e nos Clubes e intervenções para implementação de estruturas turísticas e de lazer por toda a cidade. Atuar diretamente na formação, treinamentos, capacitação e requalificação de todos os funcionários para um melhor desempenho de suas funções. Implantar um plano arrojado e eficaz para a segurança do trabalho e saúde dos funcionários da Agência e suas unidades, bem como para os serviços de qualidade social, visando a segurança dos beneficiários. 

A agência tem como prioridade, buscar captação de recursos para a conservação, ampliação e inovações das unidades, bem como a criação de novas atrações turísticas, de eventos e de lazer. Acompanhar a execução dos contratos, convênios e outros acordos da Agetul. Fazer cumprir as escalas e horários de trabalho e as normas vigentes e diagnosticar as reais necessidades de recursos humanos, materiais e financeiros para aprimorar os servidos da Agência. 

Já foram definidas algumas ações que serão executadas nos parques de competência da Agetul, como é o caso do Parque Zoológico, será criada uma agenda positiva para reformas, manutenções e ampliações das instalações físicas; a reprodução e conquista de novas espécimes de animais e o desenvolvimento de pesquisas; a preservação das nascentes do parque; o manejo correto de resíduos e a preservação da saúde coletiva dos funcionários e do público visitantes; a educação ambiental voltada para a conscientização da preservação e conservação do cerrado, de sua fauna e flora; a ampliação do Projeto Noite no Zoológico; entre outras atividades. No Parque Mutirama, implantar o Teleférico e oportunizar novas atrações de brinquedos, principalmente, para as crianças de 6 meses a 4 anos; implantar projetos ambientais, esportivos, culturais e de lazer ativo no parque; aumentar a quadro de pessoal para garantir a perícia e a manutenção periódica nos brinquedos, evitando defeitos, paralisações e incidentes, oportunizando um parque com ambiente cada vez mais agradável e mais gostoso de se conviver, com a devida segurança, atendendo ao público com mais satisfação e confiança. Nos Clubes populares, acompanhar as licitações e acelerar as reformas e manutenções, principalmente, das piscinas e das instalações como ginásios, quadras, campos de futebol, sanitários e vestiários, áreas administrativas e de convivências do público.

Na área do lazer, iremos propiciar parcerias com outros órgãos, instituições e entidades municipal, estadual e federal, sendo públicos, comunitários e privados para inovar na promoção e no incentivo do lazer comunitário, aumentando os Núcleos de atendimento por meio de projetos. São eles: o “Caminhando com saúde”, “Vida Ativa na Melhor Idade” e “Ônibus Brincalhão - Lazer comunitário itinerante”, “Circuito de corridas nos Parques, Praças e Bosques”, “Festival de Atletismo” e “Festival de Pipas”, “Circuito de Skate”, além de grandes eventos competitivos e de lazer nos logradouros públicos, visando estimular as práticas de atividades físicas, a melhoria da qualidade de vida e do lazer da população de Goiânia. Na área do Turismo, ampliar os projetos com recursos federais, implantando novas ações turísticas com a realização do Censo Hoteleiro em parceria com Abih (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis); criar o Plano de Marketing e atualização do Plano Municipal de Turismo; elaborar os materiais de divulgação como vídeos, folders e outros, tanto da Agência quanto do turismo em Goiânia; fomentar a implementação de Parklets por toda a cidade; implementar o site da Agência de Turismo e aplicativo voltado para o turista; reestruturar os Centros de Atendimento aos Turistas (Cat’s), com a estruturação do sistema de informações, materiais promocionais e de programações e melhoria das estruturas físicas dos mesmos, e participar das principais feiras e eventos de promoção turística do país, divulgando as atratividades de Goiânia. Como estamos em processo eleitoral, no segundo turno com os candidatos à prefeito Vanderlan (PSB) e Iris Resende (PMDB) a coisa pode mudar, pois é, em termos políticos a gestão pública muda muito. Vamos acompanhar o desfecho.




Fonte: http://www4.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not&cd=7125&fn=true

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF