Várias são as entidades brasileiras que comungam do pensamento da promoção do turismo, são tantas que fica difícil elencar todas, seja no cenário do Município, do Estado e da União. Podemos ver esta estrutura de baixo para cima e, caso estas realmente realizassem o que propõe, seja individual ou coletivamente, daria um excelente resultado. Mas, na prática, vemos uma grande desarticulação das ações e desperdício de recursos. Neste texto, sobre as perspectivas do turismo em Marabá para 2017, no finalzinho do texto tentaremos apresentar a nossa opinião.
Em âmbito municipal temos toda uma estrutura necessária para a promoção do turismo e, juntando com a classe empresarial teriamos um grande resultado. Então, vamos começar a olhar um pouco esta estrutura, com base nas entidades de classe, de promoção do comércio e do setor público.
Pelo lado do Setor Privado:
- Conselho Municipal de Turismo de Marabá (Comtur);
- SindHotel - Sindicanto dos Hotéis, Bares e Restaurantes (Sindicato Patronal);
- Sindihomma - Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares e Restaurantes ( Sindicato Laboral);
- Sindicato do Comércio Varejista de Marabá (Sindicato Patronal do Comércio);
- Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM);
- Associação dos Barqueiros das Praias do Tucunaré e Geladinho;
- Câmara de Diretores Lojistas (CDL);
- Cooperativa de Turismo e Transporte Escolar de Marabá (Coopettem);
- Cooperativa de Transporte de Passageiros, Fretamento e Turismo de Marabá, Itupiranga e Novo Repartimento (Coopermabi);
- Associação de Artesanato Mãos e Artes;
- Isisturis Receptivo (Turismo Receptivo);
- VS Facility (Turismo Receptivo);
- Agências de Viagens Aéreas (existem 04 empresas de turismo Emissivo);
- Empresas de Viagens Interestadual - Rodoviário (pelo menos 03 empresas);
- Locadoras de Veículos (existem 04 grandes empresas);
- Sindicato e Associação dos Taxistas;
- Empresas Promotoras de Eventos (pelo 05 instaladas);
- Fundação Zoobotânica de Marabá (FZM) e etc.
Pelo Setor Público:
- Prefeitura Municipal de Marabá - Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), com atividades paralisadas;
- Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração de Marabá (SICOM);
- Escritório Regional de Marabá, Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), não instalado;
- Câmara Municipal de Vereadores de Marabá - Comissão de Comércio e Desenvolvimento;
- Assembleia Legislativa do Estado do Pará - 03 deputados estaduais;
- Câmara dos Deputados - 01 deputado federal.
Outras Entidades Associadas:
- Serviço Brasileiro de apoio a Micro e Pequena Empresa (SEBRAE);
- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC);
- Serviço Social do Comércio (SESC);
- Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT).
E, enfim, quais as perspectivas para o turismo marabaense em 2017?
- Reativação da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) ou a criação do Departamento Municipal de Turismo;
- Eleição do Conselho Municipal de Turismo;
- Funcionamento do SINDHOTEL de Marabá;
- Inauguração do Centro de Convenções de Marabá (sem data prevista);
- Criação do Convention & Visitors Bureau de Marabá;
- Elaboração e execução de Eventos Culturais e Turísticos;
- Abertura de empresas de receptivos;
- Comercialização de pacotes turísticos tendo Marabá como destino;
- Promoção de cursos voltados a classe laboral e patronal.
Sem a pretensão de ser conclusivo no tocante ao tema, talvez uma provocação apenas, acredito que o quadro mudou de 2015 para 2016. Com a posse de um novo prefeito em 2017 acredito que o quadro seja muito melhor. A atividade turística local passa por um momento complicado, de baixa compreensão do setor empresarial, não é possível alcançar grandes resultados caminhando sozinho. Ações individualizadas não criarão um mercado de oferta de produtos e sem isso, todos continuarão enfraquecidos e desestimulados. O nosso sucesso acontecerá se compreender que fazemos parte da grande família chamada turismo e, todos devem caminhar, como um exército na mesma direção, atrair visitantes e mesmo criar empresas concorrentes para potencializar a atividade. Este mercado pode ser construído por todos nós, ou será criado por empresas de outros estados. A nossa união nos fará vitoriosos, todos colocando o seu tijolinho na construção do mercado de turismo de Marabá.
Em novembro de 2015 fiz essa observação para uma pesquisadora do Sebrae - Pará:
“O turismo
de negócio é uma das principais alternativas econômicas para o desenvolvimento
de Marabá, sua localização estratégica permitirá um efeito em cadeia que
dinamizará os outros municípios da região, porém atualmente a atividade está
totalmente desarticulada. É necessária a integração da atividade; gestão
pública, empresários e instituições. Acredito
que a solução está de dentro para fora, o futuro é incerto, a hidrovia, a
soja...mas o turismo já é uma realidade! Precisamos reconhecer que Marabá é a capital de 36 municípios da região Sudeste do Estado”.