segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Perspectivas do Turismo para 2017

Várias são as entidades brasileiras que comungam do pensamento da promoção do turismo, são tantas que fica difícil elencar todas, seja no cenário do Município, do Estado e da União. Podemos ver esta estrutura de baixo para cima e, caso estas realmente realizassem o que propõe, seja individual ou coletivamente, daria um excelente resultado. Mas, na prática, vemos uma grande desarticulação das ações e desperdício de recursos. Neste texto, sobre as perspectivas do turismo em Marabá para 2017, no finalzinho do texto tentaremos apresentar a nossa opinião.

Em âmbito municipal temos toda uma estrutura necessária para a promoção do turismo e, juntando com a classe empresarial teriamos um grande resultado. Então, vamos começar a olhar um pouco esta estrutura, com base nas entidades de classe, de promoção do comércio e do setor público.

Pelo lado do Setor Privado:

  • Conselho Municipal de Turismo de Marabá (Comtur);
  • SindHotel - Sindicanto dos Hotéis, Bares e Restaurantes (Sindicato Patronal);
  • Sindihomma - Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares e Restaurantes ( Sindicato Laboral);
  • Sindicato do Comércio Varejista de Marabá (Sindicato Patronal do Comércio);
  • Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM);
  • Associação dos Barqueiros das Praias do Tucunaré e Geladinho;
  • Câmara de Diretores Lojistas (CDL);
  • Cooperativa de Turismo e Transporte Escolar de Marabá (Coopettem);
  • Cooperativa de Transporte de Passageiros, Fretamento e Turismo de Marabá, Itupiranga e Novo Repartimento (Coopermabi);
  • Associação de Artesanato Mãos e Artes;
  • Isisturis Receptivo (Turismo Receptivo);
  • VS Facility (Turismo Receptivo);
  • Agências de Viagens Aéreas (existem 04 empresas de turismo Emissivo);
  • Empresas de Viagens Interestadual - Rodoviário (pelo menos 03 empresas);
  • Locadoras de Veículos (existem 04 grandes empresas);
  • Sindicato e Associação dos Taxistas;
  • Empresas Promotoras de Eventos (pelo 05 instaladas);
  • Fundação Zoobotânica de Marabá (FZM) e etc.


Pelo Setor Público:

  • Prefeitura Municipal de Marabá - Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), com atividades paralisadas;
  • Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração de Marabá (SICOM); 
  • Escritório Regional de Marabá, Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), não instalado;
  • Câmara Municipal de Vereadores de Marabá - Comissão de Comércio e Desenvolvimento; 
  • Assembleia Legislativa do Estado do Pará - 03 deputados estaduais;
  • Câmara dos Deputados - 01 deputado federal.


Outras Entidades Associadas:

  • Serviço Brasileiro de apoio a Micro e Pequena Empresa (SEBRAE);
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC);
  • Serviço Social do Comércio (SESC);
  • Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT). 



E, enfim, quais as perspectivas para o turismo marabaense em 2017?

  • Reativação da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) ou a criação do Departamento Municipal de Turismo;
  • Eleição do Conselho Municipal de Turismo;
  • Funcionamento do SINDHOTEL de Marabá;
  • Inauguração do Centro de Convenções de Marabá (sem data prevista);
  • Criação do Convention & Visitors Bureau de Marabá;
  • Elaboração e execução de Eventos Culturais e Turísticos;
  • Abertura de empresas de receptivos;
  • Comercialização de pacotes turísticos tendo Marabá como destino;
  • Promoção de cursos voltados a classe laboral e patronal.




Conclusão:

Sem a pretensão de ser conclusivo no tocante ao tema, talvez uma provocação apenas, acredito que o quadro mudou de 2015 para 2016. Com a posse de um novo prefeito em 2017 acredito que o quadro seja muito melhor. A atividade turística local passa por um momento complicado, de baixa compreensão do setor empresarial, não é possível alcançar grandes resultados caminhando sozinho. Ações individualizadas não criarão um mercado de oferta de produtos e sem isso, todos continuarão enfraquecidos e desestimulados. O nosso sucesso acontecerá se compreender que fazemos parte da grande família chamada turismo e, todos devem caminhar, como um exército na mesma direção, atrair visitantes e mesmo criar empresas concorrentes para potencializar a atividade. Este mercado pode ser construído por todos nós, ou será criado por empresas de outros estados. A nossa união nos fará vitoriosos, todos colocando o seu tijolinho na construção do mercado de turismo de Marabá.

Em novembro de 2015 fiz essa observação para uma pesquisadora do Sebrae - Pará:

“O turismo de negócio é uma das principais alternativas econômicas para o desenvolvimento de Marabá, sua localização estratégica permitirá um efeito em cadeia que dinamizará os outros municípios da região, porém atualmente a atividade está totalmente desarticulada. É necessária a integração da atividade; gestão pública, empresários e instituições. Acredito que a solução está de dentro para fora, o futuro é incerto, a hidrovia, a soja...mas o turismo já é uma realidade! Precisamos reconhecer que Marabá é a capital de 36 municípios da região Sudeste do Estado”. 

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