terça-feira, 17 de outubro de 2017

BONDINHO DE UBAJARA SERÁ ENTREGUE EM 2018

Projeto de reforma prevê espaço mais moderno e tecnológico (Foto: Divulgação/ Setur)


Parado há mais de dois anos, o bondinho de Ubajara, ponto turístico localizado no Parque Nacional de Ubajara, na Serra de Ibiapaba, deve ganhar nova licitação, anunciada pela coordenadora do Programa Nacional de Turismo (Prodetur Nacional), Juliana Brauner, e pelo prefeito de Ubajara, Renê Vasconcelos, na Assembleia Legislativa.
O bondinho representa geração de emprego, renda e turismo, oportunidade para toda a população da Ibiapaba. O equipamento existe há mais de 40 anos e mantinha-se em funcionamento com reparos e manutenções, sem nunca ter passado por modernização.

Com a conclusão da licitação, no valor de quase R$ 10 milhões, o contrato da reforma tem vigência de um ano, mas o tempo de execução da obra deve ser de nove meses, segundo a coordenadora do Prodetur Nacional, Juliana Brauner.
A obra vai abranger parte elétrica, com modernização dos cabos de suspensão do bondinho, reforma de banheiros e do próprio teleférico, além de construção de um mirante. A ordem de serviços foi assinada no dia 25 de agosto e deverá demorar 6 meses a conclusão dos serviços.
Inicialmente o projeto na área do bondinho, que possui duas plataformas, superior e inferior, contava com dois banheiros na parte inferior, onde fica o acesso à Gruta de Ubajara. Porém, por se tratar de área de reserva, dentro do Parque Nacional, a construção dos banheiros foi considerada indevida pelo Ibama, provocando o entrave da licença ambiental. Segundo Renê, o projeto foi refeito.
A região recebe em média 200 mil visitantes por ano. “Muitas vezes, a riqueza da serra não é enxergada como deveria. A revitalização é importante para a região e é também um investimento público”, ressaltou. 

https://www.al.ce.gov.br/index.php/ultimas-noticias/item/65173-07-06-2017-ci01
https://tomgurgel.blogspot.com.br/2017/08/governador-autoriza-reformas-do.html
http://www.leituradebordo.com.br/noticias.php?id_noticia=15663

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF