domingo, 11 de outubro de 2015

Círio de Nazaré a Festa da Fé e da Esperança do povo paraense

O Círio de Nazaré de número 223 aconteceu neste 11 de outubro cumprindo tradicional procissão de fiéis católicos. A maior concentração religiosa do Brasil juntou 2 milhões de pessoas em Belém, Capital do Pará. A romaria seguiu a berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré em percurso de 3,6 quilômetros, com a participação do arcebispo metropolitano Dom Alberto Taveira. Assistir o Círio de Nazaré, participar da caminhada ou ouvir pelo rádio é algo extremamente emocionante. Ao ouvir alguns depoimentos de devotos as lágrimas deslizam de um coração que sente no próximo uma prova de cura. 

Essa procissão religiosa atrai pessoas de todo o Brasil, é uma corrente de fé que perpassa por seus seguidores. Os promesseiros são pessoas agradecidas por graças alcançadas e é muito comum ver as pessoas trazerem objetos. É o caso de Pedro da Conceição de Teresna (PI) que recorreu a Nossa Senhora após os médicos declararem que a esposa teria apenas mais dois anos de vida. Desde então, participa do Círio há 13 anos trazendo um terço gigante de 13 quilos.

É comum as pessoas cumprirem suas promessas fazendo o percurso de joelhos ou mesmo descalços. Muitos se apegam a uma corda de 400 metros metros de comprimento. Mas, o mais comum é ver as pessoas com  400 metros de extensão como modo de demonstrarem a sua fé. Muitos transportam tijolos e réplicas de suas casas pela graça alcançada.

A Festa vem crescendo em importância e se consolida com uma excelente organização. Aliás, uma concentração de tanta gente está propensa a registrar muitos problemas, como de segurança, saúde ou de alguma pequena confusão se tornar algo de grandes proporções. A festa do Círio de Nazaré desde o ano de 2013 goza do reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade.

O setor turístico na capital se movimenta com o aumento na taxa de ocupação dos hotéis. Os visitantes chegam na cidade e se hospedam e após cumprirem as promessas se voltam com o que de melhor na cidade, atrações não faltam. Os restaurantes oferecem cardápio com comidas típicas paraense e muitos degustam pela primeira vez o pato no tucupi, a maniçoba o vatapá e outros a base de peixe. Tomar o tacacá, o açaí com tapioca é uma delicia que agrada a todos. 

Muitos são os objetos do artesanato regional destinado aos visitantes, eles querem levar uma lembrança da cidade, uma muiraquitã, uma camiseta, uma fitinha do Círio e etc. Difícil será esquecer esse dia maravilhoso. Bendito seja o Círio de Nazaré. 

Fontes pesquisadas:
http://g1.globo.com/pa/para/cirio-de-nazare/2015/noticia/2015/10/cirio-de-nazare-2015-reune-mais-de-2-milhoes-pelas-ruas-de-belem.html
http://g1.globo.com/pa/para/cirio-de-nazare/2015/noticia/2015/10/rainha-da-amazonia-recebe-homenagens-durante-o-cirio.html
http://noticias.terra.com.br/brasil/cirio-de-nazare-leva-2-milhoes-de-fieis-as-ruas-de-belem,a2a9cb8255b6862632afdef9a687e66c4rpgofsn.html

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF