sexta-feira, 30 de outubro de 2015

PPA 2014/2017 - Turismo - Roteiro e Compromisso de governo

Em cumprimento da Lei Orgânica foi instituído o Plano Plurianual da Prefeitura de Marabá para o quadriênio 2014/2017, Lei 17.621-A de 24 de dezembro de 2013 contendo as diretrizes a serem seguidas pela gestão pública, são metas para serem alcançadas em quatro anos na execução de programas, ações e projetos com base na Lei Orçamentária Anual de cada ano, com detalhamento da aplicação dos recursos financeiros, em consonância com o disposto no art. 165, § 1º da Constituição Federal de 1988. Contempla os avanços que o governo propõe para a população de aproximadamente 233 mil habitantes do município de Marabá, visando promover o desenvolvimento humano, desenvolvimento socioeconômico, desenvolvimento urbano e rural, saúde e qualidade de vida, e segurança municipal, com inovação, sustentabilidade ambiental e foco em quem mais necessita dos serviços públicos, de modo a garantir mais qualidade de vida para todos.
É o compromisso de Governo assumido com a sociedade, medida que enfatiza o modelo de gestão participativo, como instrumento de modernização da máquina pública, buscando eficiência para prestar serviços públicos de qualidade. O plano plurianual é um instrumento de médio prazo, elaborado de forma estratégica pelo Poder Executivo, que se destina a orientar e ordenar as ações governamentais no atingimento dos objetivos fixados para um período de quatro anos. 

Na elaboração do PPA, estabeleceu-se a gestão de Câmaras Temáticas, definido por esse governo, para otimizar os recursos financeiros integrando políticas públicas. As câmaras trabalhadas neste planejamento são as seguintes:

Câmara Temática de Desenvolvimento Humano
  • Política de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.
  • Secretarias: SEMED, SETUR, Fundação Casa da Cultura e SEMEL.


Câmara Temática Sócio-Econômica

  • Política de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria, Comércio, Mineração, Ciência, Tecnologia e Educação.
  • Secretarias: SICOM, SEMMA, SEMED, SETUR.
  • Política de Trabalho, Comércio e Cidadania
  • Secretarias: SEMAC, SICOM, SACI, SINE e PROCON


Câmara Temática de Desenvolvimento Urbano e Rural
  • Política de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Rural e Mobilidade Urbana.
  • Secretarias: SDU, DMTU, Postura e SEVOP.


Câmara Temática de Saúde e Qualidade de Vida.
  • Política de Saúde, Assistência Social e Educação.
  • Secretarias: SMS, HMM, HMI, SAMU, SEASP e SEMED.


Câmara Temática de Segurança Municipal
  • Política de Segurança Municipal
  • Secretarias: SMSI, DMTU, Postura, Guarda Municipal e Defesa Civil. 


Câmara Temática de Governança e Gestão
  • Política de Planejamento, Gestão e Comunicação
  • Secretarias: SEPLAN, SEMAD, Ouvidora, Ascom e Ipasemar.
  • Política de Gestão Fazendária e Financeira: SEGFAZ e SEFIN.
  • Política de Defesa e Controlo do Município: PROGEM, CGM e CPL.
  • Política de Captação de Recursos e Alianças Estratégicas: SEPLAN e demais secretarias.



Vamos destacar o Turismo tal como está expresso no PPA 2014/2017:

Program de Turismo: 
Órgão Responsável - SETUR 

Diretrizes Estratégicas


Missão: 

  • Oportunizar o desenvolvimento da atividade turística em Marabá, explorando o potencial e a demanda real do município, oferecendo a turistas, visitantes e residentes serviços seguros e saudáveis, promovendo bem estar e qualidade de vida para a população.


Grupos de Interesse

  • Comunidade marabaense. 
  • Turistas e visitantes de todos os segmentos. 


Valores:

  • Sustentabilidade. 
  • Responsabilidade social. 
  • Moral.
  • Compromisso.

Visão de Futuro:


  • Ser uma secretaria comprometida com os anseios da sociedade, que valoriza os aspectos motivacionais ecologicamente correta.



Análise Estratégica:
Análise do Ambiente Externo

Oportunidades:

  • Leis e Programas Federais e Estaduais de incentivo ao turismo cada vez mais abrangentes. - mercado nacional. 
  • Enaltecimento da cidade de Marabá como produto turístico em desenvolvimento no mercado nacional.
  • Grande fluxo de demanda em Marabá, principalmente nos meses de férias escolares (alta estação).
  • Mercado acentuado no segmento de turismo de negócios.
  • Grande poder de atratividade no que se refere ao ambiente natural.
  • Aumento da receita líquida no município, mediante a abertura ou fomento de empreendimentos turísticos.
  • Geração de emprego e renda para a população.

Ameaças:

  • Concorrência com destinos já consolidados no mercado turístico atual (macro e micro regiões).
  • Os grandes índices de violência que fazem do município de Marabá, a terceira cidade mais violenta do país (grande influência no fluxo de demanda).
  • Serviços incipientes de infraestrutura básica de apoio ao turista (dificultam a locomoção e a permanência do turista no município).
  • Variação cambial da moeda estrangeira que influencia diretamente na receita gerada proveniente da atividade turística e/ou exportação de produtos ou serviços turísticos.
  • Falta de qualificação profissional, no que concerne ao atendimento ao cliente (turista e visitante).
  • Ausência de informações turísticas ao visitante.
  • Dificuldade de acesso ao município (estradas e rodovias em más condições de tráfego).



Análise do Ambiente Interno

Força: 

  • Capacidade técnica operacional com profissionais graduados e pós-graduados, inclusive na área de atuação (turismóloga).
  • Facilidade na captação de recursos e convênios de incentivo ao desenvolvimento do turismo nas esferas estadual e federal.
  • Interação com associações, líderes comunitários e sindicatos permitindo o conhecimento das necessidades a serem sanadas para o bem dos mesmos.

Fraquezas:

  • Insuficiência de recursos humanos para o exercício das funções, tendo em visto gama de atividades de alto teor de complexidade e comprometimento.
  • Ausência de veículos para a realização de atividades de pesquisa in-loco, que exigem grandes ou pequenos deslocamentos.
  • Ausência de equipamentos e sistemas computadorizados modernos, para o desenvolvimento das ações.
  • Infraestrutura física precária da Setur (falta de manutenção preventiva).
  • Colaboradores sem vínculo contratual, podendo a qualquer momento se desligar de suas atividades atuais.
  • Desmotivação do quadro de funcionários.
  • Funcionários com remuneração defasadas.

Opções Estratégicas:
Área Estratégica (AEA) - Objetivo Estratégico (OE):

AEA 1. Informação e Banco de Dados
OE 1. Tornar acessível a população em geral, informações e todos os desdobramentos pertinentes ao desenvolvimento do turismo como atividade econômica.

AEA 2. Fomento
OE 2. Conscientizar e sensibilizar a comunidade, os poderes público e privado, quanto a importância do turismo como instrumento de desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental.

AEA 3. Marketing
OE 3. Estabelecer estratégias que serão executadas junto ao plano de desenvolvimento do município, objetivando atingir os resultados propostos pela Secretaria Municipal de Turismo.

AEA 4. Estruturação e Formatação
OE 4. Oportunizar proposta de desenvolvimento turístico no município de Marabá, dotando o mesmo de infraestrutura básica, modernizando e ampliando os serviços de apoio ao turista.

AEA 5. Capacitação
OE 5. Incentivar a capacitação profissional destinada aos prestadores de serviços turísticos, por meio da captação e realização de cursos, seminários e palestras voltadas à excelência no atendimento.

AEA 6. Financeiro
OE 6. Elaborar planilhas de custos de orçamentos previstos nos projetos e eventos e prestar contas dos gastos prenunciados na gestão anual e nas atividades desenvolvidas, bem como controlar a compra dos materiais de expediente, limpeza, periféricos de informática e manutenção dos equipamentos e serviços.


(Continua... )

Fonte de pesquisa:
http://transparencia.maraba.pa.gov.br/ppa-plano-plurianual/

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