quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Turismo de Negócios e Eventos chega à Marabá

Profª.Jeânia, Arnilson, Kátia Esteves (Sebrae), Laura e Dena Freitas.
O II Encontro Empresarial realizado na manhã de hoje (07/10), no Auditório do Sebrae  teve como objetivo dar retorno do I Encontro realizado em junho do corrente ano, ocasião em que sondou-se a potencialidade de negócios da cidade. Foram identificadas algumas atividades: internet e conectividade, morar bem, saúde e beleza, agronegócios e turismo de negócios e eventos. Essas propostas foram sondadas junto à classe empresarial na forma de entrevistas. Estiveram nos trabalhos do dia o Gestor do Projeto Marabá de Turismo e Negócios o Sr. Airton que já demonstrou competência e dedicação, as Senhoras Gina e Kátia Esteves.

A atividade econômica que retornou como maior oportunidade para o município no I Encontro Empresarial, quanto nas entrevistas qualitativas, apontando diversos motores propulsores para uma variada gama de segmentos econômicos diretos e indiretos foi o turismo de negócios e eventos. Ação essa que vai exigir esforço concentrado do governo estadual e municipal, aproveitando duas vantagens competitivas da cidade: 

  • A convergência de projetos estruturadores no que diz respeito a infraestrutura de transportes multimodal (rodoviária, fluvial e ferroviário) e energia, tudo isso impactando em movimentos e deslocamentos motivados por oportunidades inusitadas de promoção e geração de novos negócios;
  • Fase adiantada da construção, pelo governo do Estado do Centro de Convenções de Marabá, que já sinaliza a necessidade de ser promovido com urgência um plano estratégico de turismo de negócios e eventos.
O Centro de Convenções oferece uma grande vantagem, a capacidade de minimizar os efeitos da sazonalidade e por ocorrer independentemente da existência de atrativos naturais e culturais exuberantes. E, mais concretamente tivemos a oportunidade de conferir o bom andamento de sua construção que se encontra quase que pronto.
Gina e Airton (Sebrae) e Kátia Esteves (Consultora)
Em continuidade a proposta, para ser estruturado necessitará de pesquisa específica junto ao público demandante destes serviços, além do que precisam ser formatados os produtos turísticos a serem oferecidos no segmento de negócios e eventos e as responsabilidades por isto, além de um diagnóstico atualizado sobre os equipamentos, qualidade e nível de atendimento da oferta de todo o trade.
Metodologia de Trabalho

  • A oferta turística será prospectada sobre a existência de equipamentos turísticos, atrativos naturais e culturais, serviços de apoio e economia associada que compõe a atual oferta turística na sede do município como foco ao segmento de turismo de negócios e eventos.
  • Percepção qualitativa dos empresários sobre a atual dinâmica turística (fatores críticos e oportunidades) e projeções futuras. 
  • A pesquisa terá como público alvo os consumidores de Marabá moradores da Zona Urbana com idade superior a 15 anos de idade.
Resultados Esperados
Elaboração documental do Inventário Sintetizado e Qualitativo da oferta turística de Marabá - segmento de negócios e eventos. Elaboração documental sobre a percepção da Atual e Prospectiva Demanda Turística de Marabá.



Dever de Casa
Todo esse trabalho maravilhoso junto ao Sebrae reflete o forte desejo da sociedade e da classe empresarial em trabalhar uma nova vocação econômica, viável e ao nosso alcance, algo que vai depender mais da gente do que do Governo Federal, pelo menos nesta etapa inicial. Vamos precisar muito do esforço inteligente do Sebrae, da expertise do Governo do Estado que já domina esse setor com o Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém. Mas, o governo município vai ter que fazer a sua parte recompondo a Secretaria de Turismo, nomeando um Secretário Municipal e trabalhar o que colocou de forma tão bela no Plano Plurianual da cidade.
Enfim, chegamos a uma vocação em que os maiores beneficiados são os moradores da Cidade, sendo uma atividade limpa, um benefício permanente. Que venham os grandes e permanentes eventos para Marabá e Região.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF