domingo, 18 de outubro de 2015

Círio de Nazaré, uma festa de esperança e muita fé

Chegada da Berlinda ao Santuário. Foto Arnilson de Assis
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Marabá é mais um dos grandes acontecimentos religiosos do Pará. O evento segue uma programa de atividades com duração de 45 dias, culminando em grande estilo com uma grande romaria na manha deste domingo (18/10). Foi grandioso, expressivo e grande participação popular, de esperança e de muita fé. Acompanhar a peregrinação é envolver-se ou ser envolvido nesta grande comoção de fé, emocionar-se com a presença da Imagem de Nazaré, a mãe do Salvador. A programação do final de semana teve início no sábado (17/10) com missa às 8 horas na Paróquia de São Francisco de Assis saindo às 9 horas, passando por algumas Folhas na Nova Marabá e celebração de missa na Igreja Santuário da Folha 16 e transladação em romaria fluvial saindo do Porto das Mangueiras e chegada na Catedral Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Velha Marabá.

Para todos os lados, uma multidão. Foto Arnilson de Assis
Prosseguindo a programação no domingo (18/10) com missa na Catedral as 6 horas da manhã e às 7 horas sai em grande romaria para o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré na Folha 16. No trajeto, pelas vias forma-se uma grande estrada pavimentada por pessoas a entoar cânticos e orações, conduzindo objetos a representar o agradecimento por promessa alcançada, levavam tijolos e casinhas feitas de madeira, de vidro e de papelão. É uma grande demonstração de fé, de confiança e comoção que se instala com a imensidão de cores. 

Se a fé pode ser representada na forma de uma festa, de uma homenagem e de participação, eis que o 35.º Círio de Nazaré em Marabá alcançou essas premissas. No trajeto há muitas pessoas a colaborarem com a entrega de água mineral, uma maneira de demonstrar o carinho especial e amenizar a alta temperatura dos dias atuais. Mas, foi um dia também com temperatura atenuada com algumas brisas a refrescar os peregrinos. O clima favoreceu com o transcorrer de todo o o percurso, de forma muito agradável.

Ademir Gramelik, um padre, animador, cantor. Foto Arnilson de Assis
Antes da chegada da berlinda muitos fiéis estavam concentrados na praça do Santuário. Alguns dentro da igreja e outros do lado de fora acompanhavam uma banda, eram hinos conhecidos e deixavam todos em alegria plena. Mas, com a chegada do Padre Ademir Gramelik a animação foi total, o padre que reza, entoa palavras de motivação, canta e gesticula, movimenta os fiéis com aeróbicas quase uma dança de braços e pernas em coreografias sincronizada, colocando do pequeno ao maior, do mais novo ao idoso em alegria e carisma.

Na chegada de Nossa Senhora de Nazaré ao Santuário, imagens bonitas das pessoas a cantarem os hinos religiosos, também o momento em que a mãe de Jesus passava a emoção era registrada em lágrimas furtivas. No Santuário foi celebrada a Missa com o Bispo Dom Vital Corbeline e acompanhada pelo Padre Ademir. Com certeza todos receberam as santas bençãos de Nossa Senhora de Nazaré;


Alguns Símbolos do Círio de Nazaré 

Igreja Santuário nos preparativos do Círio. Foto Arnilson de Assis
A Imagem Autêntica
É uma escultura em madeira de 28 centímetros de altura, mostra Nossa Senhora com cabelos compridos e no colo o Menino Jesus despido e com um globo nas mãos e aos pés a cabeça de um anjo. A Imagem foi encontrada pelo caboclo Plácido em 1700.

O Manto
Quando encontrado pelo caboclo Plácido a Virgem de Nazaré já portava um manto. Desde então ao longo dos anos virou tradição a confecção de mantos, quase sempre verdadeiras obras de arte com bordados em ouro e pedras preciosas. 

A Berlinda
No princípio do Círio a berlinda era uma espécie de carruagem puxada por cavalos ou bois e depois veio o andor onde é conduzida por alguns homens. Olhando as imagens não consigo definir qual a forma é transportado o andor e com ele a berlinda que é um objeto de muita beleza em estilo barroco. 

A Corda
A corda foi usada pela primeira vez 1855 para tirar a berlinda de um atoleiro. A corda  de 400 metros e duas polegadas de diâmetro representa um elo entre Nossa Senhora de Nazaré e os fiéis, é um objeto disputado por muitos e representa um ato de fé e devoção.

Os Hinos do Círio
Oficialmente entoa-se o Hino Oficial do Círio de Nazaré, composto em 1909 pelo maranhense Euclides Farias, com estribilho acrescentado e escrito pelo advogado Aldebaro Klautau. O hino "Virgem de Nazaré" é um poema de autoria da poetisa paraense Ermelinda de Almeida musicado pelo Padre Vitalino Vari. "Maria de Nazaré" letra do Padre Zezinho e composto em 1975. "Nossa Senhora da Berlinda" letra do Padre Antônio Maria Borges e gravada em 1987.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF