terça-feira, 6 de outubro de 2015

O Círio de Marabá pode se tornar um destino de Turismo Religioso

Foto de Zeca Moreno
A realização do 34º Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Marabá que acontecerá neste domingo (19), visa homenagear a padroeira dos paraenses no município. Com organização da Igreja Católica o evento vem ampliando a cada ano o número de devotos. Espera-se 220 mil fiéis em 2015, 20 mil a mais que no ano passado. Na organização é grande a quantidade de pessoas envolvidas na segurança, primeiros socorros, segurança no trânsito e mesmo na distribuição de água. Mesmo sem o uso do evento dentro de uma atividade turística, a importância e o prestígio ao cortejo religioso enche os olhos dos que participam e dos que vão apenas para ver a Nossa Senhora de Nazaré passar. Os participantes da romaria são pessoas locais e de municípios vizinhos.
A caminhada tem início às 7h da Catedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e segue até o santuário Nossa Senhora de Nazaré, onde deve chegar por volta de meio dia, num percurso de oito quilômetros pelas principais ruas do centro de Marabá. Ainda não dá para dizer a quantidade de pessoas que são atraídas, não se afere a taxa de ocupação nos hotéis. É um grande encontro dos paraenses movidas pelas fé e reverência à Senhora de Nazaré.
Daria tranquilamente para capitalizar o Círio de Marabá como turismo religioso e oferecer serviços diversos aos participantes e atrair a vinda de mais visitantes. Basta ver que em Belém o evento é muito bem organizado e é oferecida vasta programação que inclui desde o rico cardápio de comidas típicas, Exposição de Joias, Parque de Diversões com mais de 20 atrações, Concursos Literários, Apresentações de Carimbó e etc. O Círio de Belém é uma das maiores festas religiosas do mundo e reúne aproximadamente dois milhões de pessoas e ocorre anualmente no segundo domingo de outubro para celebrar o dia de Nossa Senhora de Nazaré. A Capital é visitada e vista por milhões de pessoas. O evento sempre se destaca pela organização impecável e o apoio de milhares de voluntários.
Turismo Religioso
Esse tipo de turismo já é uma realidade no Brasil e movimenta aproximadamente 18 milhões de brasileiros por ano. Além do Círio de Nazaré destaca-se a Romaria ao Padre Cícero em Juazeiro do Norte (CE), a Romaria de Nova Trento (SC) ao Santuário da Madre Paulina, considerada a primeira santa brasileira. Alguns municípios impulsionam essa atividade econômica e buscam tornar-se como destino turístico religioso. Sem esquecer de Aparecida, em São Paulo, cidade que vive do comércio movimentado pela visita de pessoas de todas as partes do país, que se dirigem à cidade para agradecer ou pedir graças à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
A Sede do Santuário Nacional, possui vários prédios antigos, Seminários, outras igrejas e pontos turísticos, e ainda conta com infraestrutura adequada para atender os romeiros de todos os lugares.
Os principais centros de turismo religioso do Brasil são procurados pelos católicos. Alguns exemplos de lugares são: Aparecida (SP), Juazeiro do Norte (CE), Nova Jerusalém (PE), Belém (PA), Porto Alegre (RS) e Paranaguá (PR). No candomblé, o destino mais visitado pelos seus praticantes é Salvador (BA). As outras religiões não possuem um local representativo no Brasil para realizar médias ou grandes peregrinações.
Potencializar o Círio de Marabá é uma tarefa que exige preparativos profissionais. Não basta realizar o tradicional evento na cidade e se dar por satisfeito. É preciso oferecer atrativos, seja para os peregrinos de cidades próximas e mesmo de outros Estados, começando com uma programação oficial e de outras atividades coligadas e de apoio. O visitante vai querer tirar fotos de sua participação na romaria ou próximo a alguma imagem ou monumento da cidade, vai querer levar uma camiseta ou artesanato que possa lembrar a sua vinda ao Círio de Marabá. Os visitantes vão querer conhecer a Praia do Tucunaré, a Orla do Rio Tocantins, assistir a algum espetáculo cultural, levar as crianças a um parque de diversões. É o momento adequado para dar visibilidade a culinária paraense e local como o pato no tucupi, a maniçoba, o tacacá e etc. Tudo está ai para ser construído e potencializado para atrair a atenção dos turistas religiosos.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF